Minha conta
    "Não merecem ser taxadas de cegas ou de otárias": Série sobre as vítimas de João de Deus é sensível e não coloca o médium como protagonista
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    João de Deus — A Queda de Abadiânia estreia hoje no Canal Brasil e foi exibida no Festival do Rio.

    Este ano, o Festival do Rio abriu um espaço seleto para a estreia de séries e, assim, João Sem Deus — A Queda de Abadiânia chegou ao telão do Cine Odeon no início da semana. Após a exibição do primeiro episódio no evento carioca, a minissérie estreia no Canal Brasil nesta sexta-feira (13).

    Inspirada em eventos reais, a história acompanha as irmãs Carmem (Bianca Comparato) e Cecília (Karine Teles), que chegaram à Abadiânia 17 anos antes da prisão de João de Deus. A primeira se tornou uma fiel seguidora e funcionária do médium, acreditando que a irmã foi curada no tratamento religioso, e a segunda foi embora do país após ter sido sexualmente abusada por ele.

    Patrícia Corso, roteirista e co-criadora, contou ao AdoroCinema que muitos cuidados foram tomados ao realizar a série. "Teve uma preocupação enorme, até porque eu sou sobrevivente de abuso sexual, então nossa preocupação desde o começo é respeitar a história dessas mulheres e respeitar também a fé. Desrespeitar a fé nunca foi o objetivo."

    Houve uma preocupação imensa de roteiro, de direção, para que não se tornasse uma série nesse tipo 'true crime' que, de certa forma, às vezes fetichiza o criminoso

    Marco Nanini interpreta João de Deus na série e, o que o atraiu no projeto foi ter uma equipe majoritariamente feminina na frente e por trás das câmeras. "O João de Deus é um foco, mas ele não é o protagonista da série. Então, [a série] tem o olhar feminino".

    Eu não queria imitá-lo, só queria fazer uma presença, uma imagem.

    Para Karine Teles, que vive a co-protagonista Cecília, faz toda a diferença olhar pela ótica das vítimas, ao invés de ter o criminoso no centro da trama. "Acho que isso ajuda as pessoas a acessarem o lugar dessa violência. Cecília é uma personagem ficcional. Ela não é inspirada em nenhuma mulher, especialmente, mas ela é todas, de alguma forma".

    "Acho que é fundamental a gente olhar também para o lado das pessoas que tiveram a sua fé explorada de outras formas. Não só as mulheres que tiveram sua fé explorada e sofreram violência sexual, mas milhões de pessoas que dedicaram a vida, que abriram negócios, que construíram tudo em nome de uma fé", defendeu a atriz.

    João sem Deus - A Queda de Abadiânia
    João sem Deus - A Queda de Abadiânia
    Data de lançamento 2023-10-13 | min
    Séries : João sem Deus - A Queda de Abadiânia
    Com Marco Nanini, Bianca Comparato, Karine Teles
    Usuários
    3,1
    Assista agora

    Marina Person, diretora da minissérie, afirmou que não estava preocupada com a recepção negativa de grupos religiosos, pois sua maior prioridade era cuidar do retrato que estava sendo feito sobre as vítimas. "São pessoas que merecem respeito. Não merecem ser taxadas de cegas ou de otárias".

    Eu não tive medo. [De] todo mundo que investigou, a gente ouviu relatos de pessoas que fizeram denúncias [que] eles tinham esse modo operandi que era de ameaçar. Primeiro tentando desacreditar ou se a pessoa [seguia] com a denúncia, falavam: 'Ele vai te perseguir, vai acontecer coisa ruim com a sua família'. Meu receio maior era ter cuidado com as vítimas e com as pessoas que trabalhavam na casa.

    Além dos nomes já citados acima, João Sem Deus — A Queda de Abadiânia também tem Antonio Saboia e as atrizes portuguesas Ana Sofia Martins e Dalila Carmo no elenco. A série já está disponível no Globoplay e será exibida no Canal Brasil de 13 a 15 de outubro.

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top