Minha conta
    “Danos irreparáveis e fatais”: Uma das melhores cenas de Guardiões da Galáxia 3 foi contestada por um astronauta de verdade
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Um astronauta da NASA olhou para uma cena de Guardiões da Galáxia Vol. 3 e seu veredito foi claro (e trágico).

    Os filmes da Marvel costumam nos proporcionar um grande espetáculo com poderes impressionantes e cenas épicas. Porém, para isso, muitas vezes precisam se desviar do realismo e de algumas regras científicas. Obviamente, você não precisa ser um especialista para saber que os raios gama iriam matá-lo em vez de transformá-lo e que uma picada de aranha lhe daria apenas uma coceira. Mas em outras cenas isso pode ser menos óbvio.

    Um exemplo disso é a caminhada espacial de Star-Lord em Guardiões da Galáxia Vol. 3. Vemos o homem sofrendo, se deformando e congelando e, à primeira vista, isso pode parecer próximo da realidade. No entanto, de acordo com um astronauta da NASA, esse não é o caso.

    Em 90 segundos, você se torna um satélite

    Em uma entrevista para a Vanity Fair, Chris Hadfield, um astronauta com uma carreira impressionante, refletiu sobre essa cena dramática em que o Star-Lord está preso no espaço sem um traje. Os outros Guardiões são condenados a ver o herói inchar, congelar e sufocar.

    No entanto, apesar da duração da cena, o personagem de Chris Pratt sobrevive e se junta aos amigos. De acordo com o astronauta, isso é impossível.

    Marvel

    Ele explica que, após apenas 30 segundos, o corpo sofre danos irreversíveis e, após um minuto, a morte é certa. Ele usa esta metáfora cômica: “Em 90 segundos, você se torna um satélite”.

    Em poucas palavras, se você fosse para o vácuo do espaço sem um traje, após 15 segundos o oxigênio do seu sangue passaria pelos pulmões na direção oposta antes de deixá-lo inconsciente. Os próximos 15 segundos seriam apenas você flutuando como lixo. E nos segundos seguintes, seu corpo se deterioraria irreversivelmente até morrer.

    A propósito, quanto às alterações que Star-Lord sofre em seu rosto, elas não deveriam ser tão perceptíveis, de acordo com Chris Hadfiled. Sim, sem um capacete no espaço, a falta de pressão deformaria o rosto, mas não excessivamente como no filme.

    Em segundo lugar, quanto ao gelo em sua cabeça, simplesmente não é possível que ele se forme tão rapidamente devido à falta de umidade na pele e à massa térmica do corpo humano. Isso só mostra que os filmes sempre tendem a exagerar a realidade.

    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Guardiões da Galáxia Vol. 3
    Data de lançamento 4 de maio de 2023 | 2h 30min
    Criador(es): James Gunn
    Com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em Disney +

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top