Minha conta
    Depois de musicais com Mark Ruffalo e Joseph Gordon-Levitt, aclamado diretor de Flora e Filho pode fazer filme no Brasil? (Entrevista exclusiva)
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    John Carney lança seu novo projeto na Apple TV+, Flora e Filho, um filme aclamado no festival de Sundance.

    Você não reconhecer imediatamente o nome John Carney, mas já viu algum de seus filmes, certamente. Afinal, ele vem ganhando o mundo com seus musicais intimistas e emocionantes. Essa fase começou com Apenas uma Vez (ou Once, no original), que venceu o Oscar de melhor canção original com "Falling Slowly" e até virou peça. Depois, veio Mesmo se Nada Der Certo, reunindo Keira Knightley, Mark Ruffalo e Adam Levine. Ai surgiu Sing Street, também aclamado pela crítica. Agora, ele lança seu mais novo projeto, Flora e Filho - Música em Família, que foi vendido por US$ 20 milhões para a Apple TV+, após exibição no Festival de Sundance.

    Qual é a história de Flora e Filho?

    Flora and Son (no original) traz Eve Hewson (Por Trás de Seus Olhos) como Flora, uma mãe solteira politicamente incorreta na Irlanda, que tem um relacionamento conturbado com o filho adolescente, Max (Orén Kinlan). Tentando afastar o garoto de seus problemas com a lei, a protagonista arranja um violão para ele - mas quando o garoto rejeita a ideia, ela decide aprender a tocar o instrumento. Para isso, Flora consegue um professor particular americano, Jeff (Joseph Gordon-Levitt), ao mesmo tempo que descobre como seu filho também tem uma certa paixão pela música.

    Apple TV+

    O AdoroCinema teve a chance de conversar com o diretor John Carney, o que foi uma oportunidade muito bacana para uma pessoa obcecada com musicais como a repórter que vos fala. E, pelo visto, o cineasta é ainda mais apaixonado pelo gênero do que eu. Quando perguntei sobre qual é o segredo para fazer um bom musical, ele usou os clássicos como exemplo: "Basta observar os filmes dos anos 30 e 40: quando não funciona, é um fracasso total; se funciona, é a melhor coisa do mundo. E isso conta algo sobre esses filmes: se a pessoa por trás da criação do filme não sabe sobre aquilo que está falando ou ama aquilo, vai terminar muito errado. Já imaginou um filme de terror para alguém que não ame filmes de terror?"

    John Carney fará musical no Brasil?

    Como é possível ver em sua filmografia musical, John Carney é apaixonado por seu local de origem: Dublin, na Irlanda. Porém, ele já se arriscou com projetos em Nova York como Mesmo se Nada Der Certo e produzindo a série Modern Love. Logo, não pude deixar de perguntar se ele faria um musical no Brasil? Afinal, somos o berço do futebol e da música boa, certo? Mas parece que, pelo menos por enquanto, ele vai ficar onde seu coração mora: "Tem alguns personagens do mundo musical de Dublin que eu ainda quero colocar ou referenciar num filme. Então, acho que vou ficar por aqui por algum tempo. Mas, definitivamente, quem sabe um dia, eu não apareça aí e tente fazer algo?"

    Apple TV+

    Por fim, aproveitei para falar sobre uma teoria sobre seus filmes: eles sempre tentam provar que a música pode mudar a sua vida. E não é que eu estava certa? "Eu acredito que devemos estar abertos para deixar a música mudar a vida. Acho que estou tentando encontrar diferentes histórias ou diferentes versões dessa mesma ideia, que é aquilo que você falou. Como eu posso expressar, de forma cinematográfica, o impacto que a música teve em mim, quando era jovem?"

    Flora e Filho - Música em Família
    Flora e Filho - Música em Família
    Data de lançamento 29 de setembro de 2023 | 1h 34min
    Criador(es): John Carney
    Com Eve Hewson, Joseph Gordon-Levitt, Orén Kinlan
    Usuários
    3,0
    Assista Agora em AppleTV+

    Flora e Filho é mais um filme de John Carney que reúne diferentes tipos de amor e foca naquilo que interessa: a música. Não deixe de conferir o longa no Apple TV+, que estreia nessa sexta-feira, 29 de setembro. Enquanto isso, confira a entrevista completa do AdoroCinema:

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top