Minha conta
    Greve dos roteiristas chega ao fim após 148 dias; conheça as conquistas dos escritores
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Regulamentação do uso de IA, plano de saúde e novas formas de contratação estão entre os termos do acordo.

    Após quase 150 dias de paralisação, a greve dos roteiristas está oficialmente encerrada. Durante o final de semana, a Associação de Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America) anunciou que, enfim, chegaram a um acordo com estúdios e serviços de streaming representados pela Aliança dos Produtores de Cinema e de Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers).

    A negociação está próxima de todas as demandas solicitadas no início da movimentação, incluindo uma vitória significativa na regulamentação do uso de inteligência artificial na confecção de scripts e roteiros. Na última terça-feira (26), o documento foi aprovado pelos líderes da associação e, assim, o encerramento foi confirmado.

    De figurino autografado a passeio com cachorro, famosos fazem leilão INSANO para ajudar a greve dos atores - e os lances são altos!

    “Hoje, o Comitê de Negociação, o Conselho WGAW e o Conselho WGAE votaram unanimemente para recomendar o acordo”, disse a guilda sobre o acordo provisório elaborado no domingo, que estará em vigor de 25 de setembro de 2023 a 1º de maio de 2026. “Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativas para escritores em todos os setores dos membros.”

    Mesmo que a liderança tenha chegado ao ponto final deste momento delicado, é válido destacar que a ratificação ainda será realizada entre 2 e 9 de outubro, quando a WGA realizará reuniões de membros para discutir o contrato. Seguindo o entusiasmo da diretoria do sindicato, é muito improvável que a votação tenha um fim negativo, mas caso os eleitores não concordem com os termos a greve poderá ser retomada.

    Produtor queridinho de Hollywood lança fundo de meio milhão de dólares em apoio a atores e equipes em greve

    CONQUISTAS DA GREVE DOS ROTERISTAS DE 2023

    Reprodução

    “A Guilda negociou um novo resíduo com base na audiência”, celebraram os membros da WGA em relação ao acordo anterior que determinava apenas termos prévios ao lançamento de qualquer produção. Antes, a maioria dos contratos pagava apenas pelo trabalho feito antes da estreia, independente do sucesso posterior de qualquer projeto. Dessa forma, muitos roteiristas não recebiam valores decorrentes da audiência de seus trabalhos.

    “Séries e filmes feitos para High-Budget Subscription Video on Demand [Resíduos para programas de vídeo sob demanda], que sejam assistidos por 20% ou mais dos assinantes nacionais do serviço nos primeiros 90 dias de lançamento, ou nos primeiros 90 dias de qualquer ano de exibição subsequente, recebem um bônus igual a 50% do resíduo fixo nacional e estrangeiro, com visualizações calculadas como horas transmitidas internamente da temporada ou filme divididas pelo tempo de execução."

    O pior filme da franquia? Daniel Craig teve apenas duas horas para finalizar o roteiro de 007 antes da greve dos roteiristas em 2008

    O comunicado do sindicato ainda detalhou que as empresas concordaram em fornecer à guilda o número total de horas transmitidas para cada produção, levando em consideração a confidencialidade de cada plataforma.

    Entre as outras conquistas, a WGA obteve aumentos de salários, salas de desenvolvimento e salas regulares de roteiristas terão requisitos relativos ao número mínimo de roteiristas, aumento nas contribuições para pensões e saúde, entre outras questões significativas à classe.

    Sobre o uso de inteligência artificial, o documento determina os seguintes termos: “a IA não pode escrever ou reescrever material literário, e o material gerado pela IA não será considerado material de origem”; o uso de IA poderá ser feito apenas se houver consentimento da empresa, levando em consideração as políticas internas e as leis de regulamentação da IA; qualquer eventual uso de IA utilizado pela empresa deve ser divulgado tanto para escritores quanto para o público; para a WGA é terminantemente proibida a exploração de material de escritores para treinar qualquer IA.

    Na Netflix: Um fracasso de fantasia que custou 150 milhões de dólares, provavelmente gerou uma grave crise em sua estrela e tem Pedro Pascal no elenco

    Essas são algumas produções interrompidas durante esse processo: Blade, Deadpool 3, Evil, Yellowjackets, Cobra Kai, Abbott Elementary, Hacks, Stranger Things, The Last of Us, entre outras. Todas devem retornar às salas de roteiro o quanto antes.

    A partir de agora, os roteiristas podem retornar aos trabalhos paralisados há quase cinco meses. Com o fim da greve, a paralisação dos atores pode ser encerrada em breve. Os avanços da WGA devem contribuir para um potencial acordo entre o SAG-AFTRA e os estúdios.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • O show vai continuar! Por que a Broadway segue a todo vapor mesmo com a Greve dos atores americanos?
    • "Sinto que estou isolado em Hollywood": Astro da DC revela por que está contra a greve dos atores
    • "Tenho um mau pressentimento": George R.R. Martin explica a situação de House of the Dragon em meio à greve de atores e roteiristas
    • Emmy 2023 foi oficialmente adiado e ganha nova data: Greve dos atores ainda não tem previsão de fim
    Comentários
    Back to Top