Minha conta
    Filme de terror no streaming: Uma das melhores adaptações de videogame dos últimos anos, que recebe a marca de John Carpenter
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Uma adaptação poderosa e agradável, mas incompreendida em sua tentativa de resgatar referências cinematográficas.

    Em um momento em que os super-heróis estão começando a vacilar em seu domínio absoluto do cinema, novas tendências estão começando a surgir em Hollywood, destinadas a outros produtos de consumo eminentemente nerds.

    Ou seja, os videogames. As adaptações começam a se proliferar depois de anos em que era considerado impossível fazer uma adaptação decente (embora tenha havido algumas). Agora é mais imprevisível, com algumas sendo aclamadas, como The Last of Us, e outras sendo mais criticadas, mas jogando com segurança o suficiente para alcançar o sucesso.

    No entanto, parece que a tendência geral será tentar desconfortar o público-alvo o mínimo possível. Em outras palavras, será menos frequente ver adaptações como as de Paul W.S. Anderson ou Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City.

    Ataque de zumbis à delegacia de polícia

    Anderson não trabalhou nessa reinicialização da franquia Resident Evil, que foi escrita e dirigida por Johannes Roberts, embora tenha começado com o mesmo desejo de tentar tornar cinematográfica uma das mais míticas sagas de terror e de sobrevivência.

    No filme, a cidade de Raccoon City tem servido de base para as operações da gigante farmacêutica Umbrella. Algumas delas são completamente secretas, com experimentos que acabam se libertando e tomando a cidade de assalto. Restam apenas duas esperanças: um grupo de agentes que se dirigiu a uma mansão na área e outro grupo de sobreviventes na delegacia de polícia local.

    Metropolitan FilmExport

    É claro que o filme de Roberts utiliza dois dos cenários mais icônicos dos videogames, os principais dos dois primeiros episódios. Mas ele não se limita a uma mera recriação, como mostra seu elenco livre e sua decisão de evocar as referências cinematográficas mais imediatas da saga, desde o horror da mansão até clássicos como O Exército do Extermínio (1973), de George A. Romero, ou Assalto à 13ª DP (1976), de John Carpenter.

    Terror e ação direta

    É através da forte trajetória de Carpenter que Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City obtém seus melhores resultados. Ação direta e terror que se diverte com o sangue e os aspectos grotescos de seus monstros, e que também toma a decisão ingrata de não se levar muito a sério, exibindo uma música cafona para dar um ponto extra de diversão.

    Não é exatamente uma superprodução, mas é interessante. Digno de comparação com os divertidos delírios de W.S. Anderson e certamente mais claro e eficaz em suas escolhas do que a série live-action posterior.

    O fato de não ter sustentado sua própria saga foi uma decepção, pois havia potencial para desenvolver ainda mais os jogos posteriores com essa abordagem. Mas uma adaptação mais confortável e livre de riscos surgirá e terá seu sucesso, dando a falsa sensação de que era o que precisávamos para Resident Evil.

    Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City
    Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City
    Data de lançamento 2 de dezembro de 2021 | 1h 47min
    Criador(es): Johannes Roberts
    Com Kaya Scodelario, Hannah John-Kamen, Robbie Amell
    Usuários
    2,4
    Assista agora

    Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City está disponível no Amazon Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top