Minha conta
    "Obrigado por isso": Steven Spielberg nunca tinha ouvido uma pergunta tão bonita de um jornalista
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Em 1999, ao conversar com Steven Spielberg, o escritor James Lipton lhe fez uma pergunta que ele não esperava e que o tocou profundamente.

    Estamos no final de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, o primeiro longa-metragem de ficção científica de Steven Spielberg, feito em 1977 (e um dos melhores filmes de todos os tempos do gênero).

    Depois de passar o filme inteiro tentando fazer contato com as formas de vida extraterrestres que lhes enviam sinais, os protagonistas finalmente alcançam seu objetivo.

    No topo de uma montanha em Wyoming, uma grande nave espacial pousa em frente à base montada por uma equipe de cientistas. Os cientistas começam a digitar no teclado de um sintetizador conectado a uma enorme parede de luz.

    Os sons e as cores, ecoados por seu computador, tornam-se uma linguagem à qual a nave alienígena é capaz de responder.

    Contatos Imediatos de Último Grau
    Contatos Imediatos de Último Grau
    Data de lançamento 2011 | 1h 12min
    Criador(es): Ademir di Paula
    Com Ademir di Paula, Andréia di Paula, Anderson Conforte
    Usuários
    3,0

    Mas essa sequência, uma das mais famosas da filmografia de Spielberg, tem um significado oculto muito especial. Um significado profundo e íntimo que o próprio cineasta não percebeu conscientemente quando a dirigiu. Um eco distante de sua infância e do relacionamento que seus pais compartilhavam.

    Hoje no streaming: Um dos melhores filmes de ficção científica do milênio, que 13 anos depois ganhou uma série que fracassou completamente

    Em 1999, quando Spielberg foi convidado do programa Inside the Actors Studio, do escritor e apresentador John Lipton, Lipton lhe fez a pergunta que imediatamente impulsionou a famosa cena para outra dimensão:

    "Seu pai era um cientista da computação, sua mãe era uma musicista. Quando a nave espacial aterrissa, como eles se comunicam?"

    A primeira resposta de Spielberg foi um sorriso sincero:

    "Essa é uma pergunta muito boa, eu gosto muito dela. Você mesmo respondeu", respondeu ele.

    "Eles fazem música em seus computadores e, assim, conseguem conversar entre si", elaborou John Lipton diante de um Spielberg emocionado, agora ciente da alegoria que havia criado sem perceber.

    "Adoraria dizer que tinha a intenção de fazer isso, que tinha percebido que era sobre minha mãe e meu pai, mas [não era] até este momento. Obrigado por isso", concluiu o cineasta, tocado pela profundidade da pergunta.

    Storyteller Distribution Co., LLC.
    The Fabelmans

    Esse relacionamento muito especial, rico e às vezes tumultuado entre seus dois pais também foi o cerne do último longa-metragem de Steven Spielberg, Os Fabelmans, lançado nos cinemas no início deste ano e indicado ao Oscar de Melhor Filme.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top