Minha conta
    O final deste filme acaba com o emocional de qualquer um, mas não foi bem recebido por professores e historiadores
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Foi um sucesso com os espectadores, mas os críticos o consideraram melodramático, trivial e simplista.

    Adaptado do romance best-seller de mesmo nome, O Menino do Pijama Listrado, dirigido e escrito por Mark Herman, é um daqueles filmes cujo resultado é difícil de esquecer. Os que leram o livro já viveram a dor no primeiro contato com a história, mas sua representação na tela nos destruiria novamente.

    Na trama, os personagens principais são dois garotos: um de família judaica e outro de família nazista, respectivamente, que se tornam amigos e compartilham jogos e conversas separados por uma cerca no campo de concentração de Auschwitz. No final trágico do filme, os meninos, Bruno e Shmuel, acabam fazendo parte de um grupo de prisioneiros levados para a câmara de gás.

    Estrelado Vera Farmiga, Asa Butterfield, David Thewlis e Jack Scanlon, entre outros, O Menino do Pijama Listrado dividiu opiniões. O filme foi recebido positivamente por parte dos críticos — 65% de avaliações positivas no Rotten Tomatoes —, que não hesitaram em destacar o quão profundamente comovente foi que essa história sobre os terrores do Holocausto através dos olhos da inocência de duas crianças.

    O Menino do Pijama Listrado
    O Menino do Pijama Listrado
    Data de lançamento 12 de dezembro de 2008 | 1h 30min
    Criador(es): Mark Herman
    Com Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Os críticos mais ferrenhos classificaram o filme como melodramático e o consideraram trivial e simplista. Porém, o público tinha outra opinião, oferecendo 85% de aprovação ao longa-metragem no Rotten Tomatoes.

    Dada a popularidade de O Menino do Pijama Listrado, é curioso que o filme não tenha sido um sucesso esmagador de bilheteria, mas também não é um fracasso, arrecadando 40,4 milhões em todo o mundo, após ter investido 12 milhões para ser realizado.

    No entanto, nem o livro, nem o filme, nem seu final foram particularmente bem recebidos por parte da comunidade educacional e historiadores. O Centro de Educação do Holocausto, da University College London, concluiu que o longa-metragem teve "um impacto significativamente problemático na maneira como os jovens tentam entender esse passado complexo".

    De acordo com as posições mais críticas, o final do filme flerta com uma falsa equivalência entre vítimas e perpetradores através da dor da família de Bruno, levando os espectadores a sentirem empatia por eles. Outra preocupação em relação à influência de O Menino do Pijama Listrado foi a crença generalizada de que a história era baseada em fatos reais.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top