Minha conta
    “Não valíamos nada”: Matt Damon e Ben Affleck não pensaram em Robin Williams para seu melhor filme, mas Tarantino deu a ideia que ia mudar tudo
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Gênio Indomável foi o filme que marcou um antes e um depois na carreira dos astros de Hollywood.

    Ben Affleck e Matt Damon tinham 25 e 27 anos, respectivamente, quando escreveram juntos o famoso filme Gênio Indomável, em 1997. Um longa dirigido por Gus Van Sant que foi recebido com muitos elogios pela crítica, o que lhes permitiu ganhar o Oscar de Melhor Roteiro Original e com o qual nosso querido Robin Williams, falecido em 2014, ganhou o primeiro e único Oscar de sua carreira. Isso marcou um antes e um depois na trajetória de ambos, que se tornaram figuras importantes da indústria de Hollywood e, no caso de Affleck, também atrás das câmeras, como diretor de cinema.

    Gênio Indomável
    Gênio Indomável
    Data de lançamento 20 de fevereiro de 1998 | 2h 06min
    Criador(es): Gus Van Sant
    Com Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming

    Foi Matt Damon quem começou a trabalhar no roteiro de Gênio Indomável. Fez como um projeto universitário e, embora apenas uma pequena parte tenha sobrevivido para a versão final, foi o ponto de partida para uma das etapas da sua vida da qual mais se orgulharia. Junto com seu amigo Ben Affleck, que conheceu aos 10 anos e com quem era inseparável desde seu trabalho como figurante no filme Código de Honra (1992), com Brendan Fraser, completou o roteiro em 1994 e iniciou a aventura de tentar tirá-lo do chão. A ideia era boa: escrever um excelente roteiro para oferecer aos estúdios cinematográficos, com a condição de que eles mesmos o protagonizassem, o que lhes daria o impulso necessário em sua carreira, até então marcada por pequenos papéis e poucas oportunidades.

    Ben Affleck e Matt Damon faliram 6 meses depois de vender seu filme mais famoso

    Porém, Affleck e Damon sabiam desde o primeiro momento que, junto com os deles, precisavam de um grande nome. Uma ideia que herdaram do próprio Quentin Tarantino, a quem admiravam profundamente por Cães de Aluguel. Foi seu primeiro projeto, mas, além do enredo e do brilhantismo, ter contado com Harvey Keitel foi de grande ajuda.

    “Na época, havia um filme muito popular que todos nós amamos, chamado Cães de Aluguel, o primeiro filme de Quentin Tarantino. E a história que todos nós ouvimos foi que, como Harvey Keitel estava ligado ao filme, Quentin foi capaz de ter, eu acho com meio milhão de dólares. Esse era o orçamento dele e ele poderia fazer o filme ", disse Damon em uma entrevista detalhada à GQ em 2021.

    Então escrevemos aquela parte que Robin [Williams] finalmente fez e a chamamos de parte de Harvey Keitel. Estávamos procurando um ator que pudesse nos dar dinheiro, porque Ben e eu queríamos estrelar o filme e sabíamos que não valíamos nada. Então precisávamos envolver um grande nome.

    Porém, o primeiro nome que pensaram não foi o de Williams, que já era muito famoso na época e havia atuado em Jumanji, Hook – A Volta do Capitão Gancho e Sociedade dos Poetas Mortos, entre muitos outros. "Escrevemos o papel de forma muito aberta. Sabíamos que poderíamos ajustá-lo se Morgan Freeman ou Denzel Washington quisessem vir e interpretá-lo. Se Meryl Streep aceitasse o papel, em vez de uma relação pai-filho, poderia ser mãe-filho. Então, realmente deixamos isso em aberto porque queríamos ser o mais amplo possível."

    Então, como Robin Williams chegou ao Gênio Indomável? O que marcou um antes e um depois foi a escolha de Matt Damon como protagonista de O Homem Que Fazia Chover, de Francis Ford Coppola, que já havia trabalhado com Williams em Jack (1996) e o sugeriu para o papel, e gostou muito do roteiro, sendo sua única pergunta para Coppola: "Quem são esses caras?"

    Miramax

    O resto é história, mas o projeto saiu bem. O filme, que finalmente se tornou realidade nas mãos da Miramax, arrecadou US$ 225 milhões de bilheteria contra seu orçamento de US$ 10 milhões.

    Gênio Indomável está disponível no catálogo do Prime Video e do Telecine.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top