Minha conta
    As Tartarugas Ninja - Caos Mutante: Estas referências tipicamente brasileiras da versão dublada vão arrancar boas gargalhadas dos fãs
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Wendel Bezerra assina a direção de dublagem da animação produzida por Seth Rogen.

    As Tartarugas Ninja: Caos Mutante chegou aos cinemas nesta semana com uma das melhores aventuras do quarteto nas telonas. Sob direção de Jeff Rowe, conhecido por A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, ao lado de Kyler Spears, de Amphibia, o filme acompanha os irmãos mutantes em um momento importante de suas vidas.

    Decididos a se arriscar em atos heroicos, após anos se escondendo dos humanos, eles desejam conquistar os corações dos nova-iorquinos e serem aceitos como adolescentes normais. Com a ajuda de uma nova amiga, April O’Neil, eles enfrentarão um misterioso sindicato do crime e a situação se complica ainda mais quando eles libertam um exército de mutantes.

    Onde assistir aos filmes e séries das Tartarugas Ninja antes de Caos Mutante?

    O AdoroCinema teve acesso à versão dublada do projeto para a produção da crítica. Para quem for assistir ao projeto em português, há boas recompensas: além de um time de atores extremamente competente, trata-se de uma verdadeira localização brasileira.

    Quem assina a direção de dublagem é Wendel Bezerra, conhecido por realizar a mesma função em diversas séries, filmes e games, incluindo Horizon Zero Dawn, Transformers: O Despertar das Feras e Bob Esponja, além de dar voz a personagens como Goku (Dragon Ball Z), Jackie Chan (As Aventuras de Jackie Chan), Shotaro Kaneda (Akira) e uma lista extensa de trabalhos.

    O ator fez questão de incluir não uma, não duas, mas diversas referências à nossa própria cultura no enredo da animação. Somando alguns memes a um linguajar recheado de frescor, a história se torna ainda mais palatável para todas as audiências. Não fossem as ruas características de Nova York na tela, de acordo com o trabalho de voz, essa história poderia acontecer em qualquer metrópole brasileira. Crianças e adultos vão dar boas gargalhadas durante a sessão, e mais, provavelmente vão se sentir pertencentes à aventura e próximos aos heróis devido a este trabalho.

    De onde vieram os nomes das Tartarugas Ninja? Franquia retorna aos cinemas com inspiração no Aranhaverso

    É comum ver produtos ganharem aspectos caricatos quando há uma tentativa de colocar a linguagem da internet ou um traço urbano ao audiovisual. Aqui, isso passa longe, pois há refinamento - e, como se trata de uma comédia, é importante que as piadas, os trocadilhos e os momentos de comicidade façam sentido ao telespectador. O resultado é ímpar, com uma enxurrada de referências tipicamente brasileiras, além das menções à cultura pop já incluídas no script original.

    Há três principais referências durante a narrativa que podem fazer os fãs sorrir. A primeira delas é uma citação indireta ao Carreta Furacão, uma espécie de "trenzinho da alegria" que se tornou amplamente conhecido em todo o Brasil. Há um diálogo em que personagens citam "um grupo de pessoas fantasiadas" correndo atrás de um veículo, uma alusão ao fenômeno. Em diferentes regiões do país, pessoas se vestem de figuras populares da cultura pop para dançar e animar o público durante pequenas viagens.

    Divulgação

    Há também um momento que, provavelmente, muitos deixarão passar, mas corresponde a um dos memes mais antigos da TV brasileira. Quando o Super Mosca resolve manter sua máquina funcionando a qualquer custo, ele sofre um ataque crucial que o joga contra o maquinário. No momento em que se choca, ele grita um “Ai ai ai” exatamente igual ao "Choque da Uva", meme criado quando o jornalista Lasier Martins sofreu um incidente durante uma passagem no Festival da Uva, em 2006. Na ocasião, ele tomou o choque ao tocar em um cacho de uvas - ele segurava um microfone molhado devido à chuva e não foi avisado de que havia uma vitrine eletrificada no local.

    Por fim, podemos citar também um trecho da cena pós-créditos. Nela, após entrar na escola, Mike está no grupo que havia se inscrito antes da batalha de Nova York. Lá, ele brinca que é mineiro e cita um “UAIke” durante o jogo de improviso.

    As Tartarugas Ninja: Caos Mutante
    As Tartarugas Ninja: Caos Mutante
    Data de lançamento 31 de agosto de 2023 | 1h 39min
    Criador(es): Jeff Rowe, Kyler Spears
    Com Hannibal Buress, Rose Byrne, Nicolas Cantu
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Paramount+

    As Tartarugas Ninja: Caos Mutante está em cartaz nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top