Minha conta
    Já reparou na cena lendária de Pulp Fiction filmada de trás para frente? É assim que Quentin Tarantino fez o filme
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    É por essa e outras que Quentin Tarantino é um dos maiores diretores das últimas décadas.

    Você pode dizer o que quiser sobre Quentin Tarantino, mas não há dúvidas de que o criador de Era Uma Vez em... Hollywood é um dos diretores mais influentes e, portanto, mais importantes de todos os tempos. Isso foi garantido por seu estilo inconfundível, que teria um impacto duradouro na cultura popular. Para que Tarantino pudesse alcançar o seu melhor desempenho absoluto repetidas vezes, ele precisava não apenas da criatividade, mas também de muita esperteza. Pulp Fiction - Tempo de Violência, de 1994, é o melhor exemplo disso.

    Quem já viu Pulp Fiction sabe que esse filme realmente conseguiu elevar praticamente todas as cenas a um momento icônico para a eternidade. Particularmente memorável, no entanto, é a sequência em que Mia Wallace (Uma Thurman) ameaça morrer de overdose de heroína. Em vez de se injetar com a droga por via intravenosa, ela confunde a substância branca com cocaína – e a cheira. O que se segue é uma corrida suada contra o tempo em que não só a vida de Mia, mas também a vida de Vincent Vega (John Travolta) está em jogo. Afinal, Mia é a namorada do gângster Marcellus Wallace (Ving Rhames).

    UMA ADRENALINA INVERSA

    Miramax Films

    Para salvar Mia da morte, Vincent corre para seu traficante (Eric Stoltz) para trazê-la de volta à vida com uma injeção de adrenalina. Como sabemos, o projeto acabou dando certo, pois Vincent conseguiu enfiar a seringa no coração de Mia com força total. Na verdade, o diretor Quentin Tarantino optou por filmar ao contrário o difícil ato de injetar para tornar a cena o mais realista possível. Você pode assistir a cena aqui:

    Inspirado no documentário American Boy: A Profile Of Steven Price, de Martin Scorsese, Tarantino originalmente tinha o plano de Travolta apontar a seringa para uma couraça falsa que Thurman deveria usar. Para dar ainda mais autenticidade à cena, no entanto, Tarantino deu a Travolta a instrução de começar com a agulha no peito de Thurman e depois puxá-la para cima com enorme intensidade. A filmagem foi então reproduzida para trás no corte – uma ideia simples, mas engenhosa.

    Pulp Fiction - Tempo de Violência
    Pulp Fiction - Tempo de Violência
    Data de lançamento 18 de fevereiro de 1995 | 2h 29min
    Criador(es): Quentin Tarantino
    Com John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    A sequência em si está repleta de energia, o que também se deve ao fato de Quentin Tarantino ter feito um corte inteligente na cena: no momento em que a agulha deveria tocar Thurman, a câmera corta diretamente para o rosto de Uma Thurman, que suspira como se fosse despertada pelos mortos. Além disso, há um barulho maçante, que dá a impressão de que a agulha acabou de ser atingida através do peito em seu coração. Como resultado, Pulp Fiction ganha um realismo nessa cena que provavelmente não teria sido possível com uma couraça.

    A obra, vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Original, assim como da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1994, está disponível para streaming no TeleCine, ou alugando via Amazon Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top