Minha conta
    Netflix apresenta poderoso documentário sobre os crimes nazistas contra a Alemanha queer
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Disponível na Netflix, o documentário Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas lança luz sobre a ascensão do regime nazista liderado por Adolf Hitler através dos olhos e experiências da comunidade LGBTQIAP+ da época.

    "Hier ist's richtig!" - "É aqui que tudo acontece!" em português - podia ser lida em letras grandes e bem iluminadas na fachada do Eldorado em Berlim na década de 1920. Enquanto a Alemanha se reconstruía após a Primeira Guerra Mundial, esse cabaré se tornou um refúgio, um lugar de liberdade. A mesma liberdade que, alguns anos depois, seria pisoteada pelo Terceiro Reich.

    Intitulado Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas, o documentário toma esse local pouco conhecido como ponto de partida para traçar os horrores cometidos pelo regime nazista contra a comunidade LGBTQIAP+.

    Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas
    Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas
    1h 32min
    Criador(es): Benjamin Cantu
    Com Eren M. Güvercin, Livia Matthes, Nicolo Pasetti
    Usuários
    3,2

    Após o fim do Império Austro-Húngaro em 1918, Berlim era uma cidade vibrante, elétrica e, acredite ou não, de vanguarda. Uma verdadeira liberação sexual tomou conta da capital. Quando a noite caía, o Eldorado era o lugar para se estar. Homens e mulheres se reuniam lá para admirar as performances frenéticas das drag queens no palco.

    O documentário dirigido por Benjamin Cantu revive essa euforia por meio de reconstituições dignas de um filme de cinema. A história é contada pelos olhos de um punhado de pessoas com destinos trágicos: o campeão de tênis Gottfried von Cramm; Magnus Hirschfeld, pioneiro em estudos sexuais; a atriz Charlotte Charlaque e Ernst Röhm, braço direito de Adolf Hitler. Eles são homossexuais e transgêneros, e cada um deles, por sua vez, torna-se alvo do poder nazista.

    Netflix

    Fluido, fascinante e formidavelmente narrado por seus colaboradores, Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas relembra como a homossexualidade estava inicialmente muito presente nas fileiras do regime de Adolf Hitler. Também descobrimos que os transgêneros tinham reconhecimento legal para circular livremente nas ruas.

    Há mais no clássico do que você imagina: É por isso que A Pequena Sereia é um filme tão icônico para o movimento LGBTQIA+

    A trama do filme continua até 1945. No final da Segunda Guerra Mundial, 100.000 homens foram acusados de acordo com o Parágrafo 175 - a seção do Código Penal Alemão que criminalizava a homossexualidade. Cinquenta mil foram condenados e entre 5.000 e 10.000 foram mortos em campos de concentração, usando o triângulo rosa.

    Cabaré Eldorado: O Alvo dos Nazistas é um documentário essencial para não esquecermos nada do passado e está disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top