Minha conta
    James Cameron foi demitido de um dos piores filmes de terror da história, mas nunca conseguiu tirar seu nome dele
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Apesar de considerar O Exterminador do Futuro seu primeiro longa, o cineasta trabalhou antes disso em um projeto cujo resultado foi um desastre.

    Reprodução

    James Cameron é um dos melhores diretores do cinema contemporâneo e também o de maior bilheteria. Titanic (1997), a franquia Avatar e O Exterminador do Futuro são seus grandes títulos, mas, antes de entrar nos bastidores do filme estrelado por Arnold Schwarzenegger e lançado em 1984, o cineasta tinha outro projeto.

    No início dos anos 1980, o produtor Ovidio Assonitis estava desenvolvendo Piranha II - Assassinas Voadoras. O trabalho de Assonitis era identificar um sucesso e imitá-lo. Por exemplo, ele fez Tentacles (1977) após o lançamento de Tubarão (1975). Com a sequência de Piranha, não seria diferente.

    Assonitis queria Miller Drake como diretor, porém não chegaram a um acordo. No set de Galaxy of Terror (1981), Assonitis pôde ver os vermes elétricos que Cameron havia feito e percebeu que, além de contratá-lo por um preço muito barato, ele estava apto a comandar uma equipe.

    Cameron foi então oficializado, mas os problemas logo surgiram. O cineasta tentou, sem sucesso, acelerar o departamento de arte, que estava muito atrasado. Sobre isso, Lance Henriksen, um ator do longa, afirmou em entrevista à revista Film Comment que Cameron estava "fazendo peixes de madeira enquanto todo mundo festejava". Além disso, Assonitis não gostou do que Cameron filmou. Assim, poucas semanas depois do início das atividades, ele foi dispensado.

    Chako Film Company
    Connie Lynn Hadden em cena de Piranha II - Assassinas Voadoras (1982).

    Por questões contratuais, Cameron não conseguiu retirar seu nome do projeto, então quis ele mesmo finalizá-lo na sala de edição. "A produção problemática do filme, durante a qual Cameron foi demitido e forçado a invadir um estúdio para editar o filme que ainda leva seu nome, o levou a recusá-lo como seu primeiro crédito de direção", diz o livro "A Critical Companion to James Cameron" (via Screen Rant).

    O diretor trabalhava secretamente à noite, mas a obra ainda era um desastre completo. Desde então, Cameron sempre renegou Piranha II, que, de fato, é um dos piores filmes de terror da história. O cineasta, embora não seja cronologicamente preciso, se refere a O Exterminador do Futuro como seu primeiro filme.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top