Minha conta
    A Lenda do Cavaleiro Verde: O impressionante filme do diretor de A Ghost Story é um esplendor visual sem precedentes
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um filme obrigatório para os apaixonados por histórias de fantasia clássica e visuais deslumbrantes.

    Embora David Lowery já tivesse chamado a atenção de grande parte do público com sua estupenda versão de Meu Amigo, O Dragão para a Disney, sua consagração viria com A Ghost Story - Sombras da Vida - uma obra-prima absoluta que elevou muito o nível de sua filmografia. The Old Man & the Gun foi o primeiro a seguir Ghost Story, e em sequência ganhamos o ambicioso A Lenda do Cavaleiro Verde, uma poderosa viagem à lenda arturiana.

    O Gigante Verde

    Uma das poucas coisas que estavam claras antes da chegada do novo filme de Lowery era que não seria para todos os públicos. O ritmo e o estilo do cineasta texano não costumam ser muito rápidos, então era lógico pensar que sua adaptação do conto anônimo não seria semelhante ao que o bom Guy Ritchie fez há alguns anos com Rei Arthur: A Lenda da Espada. O Cavaleiro Verde tem mais semelhanças com o filme de John Boorman sobre a lenda, mas é, antes de tudo, um filme de David Lowery. É um filme de autor.

    Esse esplendor visual de um diretor que se deleita com o poder da imagem é uma adaptação exemplar: toda a história está na tela, mas o que não estava na história também pode ser visto. Você quase pode sentir isso.

    Como era de se esperar, a espetacular cinematografia de Andrew Droz Palermo e a música sensacional e onipresente de Daniel Hart garantem que essa não seja apenas mais uma reimaginação arturiana da lenda de Sir Gawain.

    O Prime Video acaba de lançar de surpresa uma série de fantasia que já é considerada melhor que House of the Dragon ou Os Anéis do Poder

    Uma narração assustadora e um trono em chamas dão início a uma jornada que se deleita com a modernidade estética de Lowery, que não hesita em usar o senso de humor mais engraçado quando você menos espera. Depois desse início elegante e promissor, temos os dois protagonistas (o fantástico Dev Patel e a duplamente bela Alicia Vikander) apresentando sua história comum.

    A24

    Patel, que recentemente brilhou no notável último filme de Iannucci, The Personal History of David Copperfield, interpreta um Gawain que, embora seja um cavaleiro, ainda não realizou um ato digno da Távola Redonda do Rei Arthur, o epicentro do primeiro arco do filme. É exatamente aí que o cavaleiro do título entra em cena para virar a vida do protagonista de cabeça para baixo.

    Como eu disse algumas linhas acima, A Lenda do Cavaleiro Verde é um trabalho particularmente exigente, misterioso e altamente detalhado, uma jornada entre a jornada do herói e a chegada à idade adulta por meio de um mundo de fantasia (embora muito enraizado no mundo terreno) formado pelas obsessões que caracterizam o legado de seu diretor. Entre a fantasia e o drama íntimo, como é de costume com Lowery.

    O cineasta brinca com as expectativas de seu protagonista, mas também com as do espectador. A jornada não será fácil para o jovem aspirante a cavaleiro da Távola Redonda, que tentará moldar sua personalidade e a lenda atravessando um terreno baldio devastado pela morte e por saqueadores. O reino de Arthur está em suas últimas pernas. Assim como seu rei.

    A24

    Tampouco será uma viagem tranquila para nós, escudeiros em todos os momentos de um épico gigantesco em seu minimalismo (como em Ghost Story) que, infelizmente, sofre com uma passagem incômoda após um intervalo que parecia nos levar a um atalho para a efervescência.

    É verdade que isso não acontece, mas não é menos verdade que o filme encontra sua razão de ser em um desfecho insano em que nada é o que parece ser e Lowery, o autor, decide que ainda não fez o que queria. Nem filme de aventura, nem história de terror, nem fantasia medieval: A Lenda do Cavaleiro Verde é outra jogada.

    A24

    Na verdade, a maior desvantagem que podemos apontar sobre o filme é o mal que fez ao cinema de 2021: A Lenda do Cavaleiro Verde, como tantos outros, rodou nos cinemas por um tempo para quem pudesse aproveitar a experiência, mas os vazamentos não ajudaram alguns títulos a chegar aos cinemas em todos os lugares.

    Estamos diante de uma dessas grandes histórias de imagens calculadas para encantar em uma tela grande, e é uma pena que ela acabe chegando via streaming. Aqui no Brasil o filme chegou pela primeira vez no Prime Video e agora está disponível no catálogo HBO Max.

    A Lenda do Cavaleiro Verde
    A Lenda do Cavaleiro Verde
    Data de lançamento 21 de janeiro de 2022 | 2h 10min
    Criador(es): David Lowery
    Com Dev Patel, Alicia Vikander, Joel Edgerton
    Usuários
    3,2
    Assistir em streaming

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top