Minha conta
    A série Jogos Vorazes estragou seu final - e tudo poderia ter sido mais fácil
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Os dois últimos filmes da bem-sucedida série de ficção científica Jogos Vorazes, estrelada por Jennifer Lawrence, são consideravelmente piores do que os dois primeiros. Para alguns fãs isso é frustrante. Ainda mais porque poderia ter sido evitado.

    Adoro os filmes de Jogos Vorazes. Mas, para ser totalmente sincero, ainda hoje me incomoda o fato de a história de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) derrapar um pouco no final. Depois de dois filmes fantásticos, a série tropeça e desperdiça a chance de um final bem-sucedido logo na linha de chegada. E isso acontece embora estivesse ao nosso alcance.

    Por que A Esperança pode decepcionar como o fim de Jogos Vorazes

    No primeiro filme da franquia, nos juntamos a Katniss em seu mundo distópico e aprendemos sobre os cruéis Jogos Vorazes. Emocionante! No segundo filme, Em Chamas, ela precisa retornar à arena e também lidar com as consequências políticas de sua vitória. Ainda mais emocionante!

    Depois vem o grande final duplo: Em A Esperança - Parte 1 e O Final, Katniss enfrenta a tarefa de derrubar um regime inteiro... mas, em vez de se transformar logicamente no ápice do suspense aqui, o resultado é muitas vezes tedioso e enrolado.

    Lionsgate

    Para sermos justos, é importante ressaltar que mesmo na trilogia de livros de Suzanne Collins o último romance é o mais divisivo entre os leitores, tem quem ame e quem odeie. Porém é ainda mais verdadeiro o fato de que estender o livro considerado fraco em dois filmes foi a decisão mais estúpida que a série Jogos Vorazes poderia ter tomado. É claro que franquias bem-sucedidas como Harry Potter e Crepúsculo mostraram como extrair receitas de bilheteria dividindo o final em dois.

    Mas isso privou Jogos Vorazes de sua estrutura coerente de três atos:

    1. A sobrevivência inesperada de Katniss
    2. Sua ascensão ao simbolismo político
    3. Sua emancipação

    Em vez disso, com A Esperança, tivemos um final de Jogos Vorazes que ficou no zero. O terceiro filme foi ambientado em um bunker subterrâneo cinza na maior parte do tempo e nos mostrou repetidamente como Katniss foi explorada - tanto pelo rebelde Distrito 13 quanto pela poderosa Capital. De todas as coisas, quando a narrativa deveria ter apertado o parafuso do suspense uma última vez, ela afrouxou.

    A conclusão de Jogos Vorazes poderia facilmente ter retomado a força dos primeiros filmes

    Sempre noto o quão pouco A Esperança, em particular, tem a dizer na cena final: a revelação da lavagem cerebral de Peeta (Josh Hutcherson) é um choque brilhante. Ao mesmo tempo, é o primeiro momento em que o filme realmente desperta algo na audiência. E isso é dizer muito depois de duas horas de duração. Um filme final único e simplificado poderia ter se concentrado no núcleo emocional da série desde o início (com menos brincadeiras de Gale): O complicado (propósito) relacionamento de Katniss e Peeta que lentamente evolui para algo mais.

    Lionsgate

    Pois, embora Jogos Vorazes fale de uma rebelião abrangente contra um regime futuro, no final das contas, o foco principal era a personagem principal, Katniss. Mas nas partes 3 e 4, ela frequentemente se torna uma mera tela de projeção para uma revolução. Não apenas os rebeldes a exploram como um símbolo para seus próprios fins, mas os próprios filmes a transformam repetidamente em um dispositivo de enredo enfadonho que nos conduz obedientemente pela guerra. Nesses momentos, Esperança se perde em batalhas insignificantes e enredos arrastados.

    Somente quando Katniss entra no coração da Capital com Peeta na Parte 4 para o assassinato planejado do Presidente Snow (Donald Sutherland) e, assim, praticamente entra em uma arena dos Jogos Vorazes pela terceira vez em meio a novas armadilhas, é que o final reencontra seus antigos pontos fortes. Vemos novamente uma variação da luta na arena com reviravoltas devastadoras no final.

    Lionsgate

    É o modelo simples que os próprios Jogos Vorazes fictícios seguem: surpresas emocionais e humanas dentro de uma estrutura de regras fixas. Por que os dois últimos filmes não deveriam se beneficiar da mesma receita de sucesso? Em Chamas conseguiu isso como uma sequência boa e angustiante. Com cortes e uma ponderação diferente das partes individuais, A Esperança poderia ter conseguido o mesmo.

    O novo filme de Jogos Vorazes tem o oposto do problema de A Esperança

    Estamos aguardando ansiosamente uma prequel de Jogos Vorazes ainda este ano, ambientada 64 anos antes da primeira aparição de Katniss na arena, mas o medo continua. De que a adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes faça novamente as escolhas erradas.

    Dessa vez, no entanto, não se trata de uma preocupação com uma narrativa desnecessariamente extensa, mas exatamente o oposto. O modelo do livro, um calhamaço, já abriga a chance de uma prequel profunda do filme Jogos Vorazes que vai além de um mero filme. Mas o romance original consiste em duas partes (Arena e Distrito 12) que poderiam sobrecarregar um único filme.

    Eu sei: Jogos Vorazes é uma luta pela sobrevivência, não um show de realização de desejos. Mas seria demais esperar que, desta vez, dois filmes acompanhem um único livro?

    Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
    Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
    Data de lançamento 15 de novembro de 2023 | 2h 38min
    Criador(es): Francis Lawrence
    Com Tom Blyth, Rachel Zegler, Peter Dinklage
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,5

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top