Minha conta
    Dura só 1 hora e meia e está disponível na Netflix: Um filme essencial de ficção científica que inspirou sucessos como Matrix
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Em um futuro dominado pela tecnologia, uma ciborgue ultrassofisticada precisa combater um hacker que tenta invadir e controlar cyber-cérebros.

    Desde que chegou aos cinemas em 1999, a franquia Matrix traz um cruzamento maravilhoso entre ficção científica distópica, filmes de ação orientais, blockbuster americano e também anime e mangá. Neste último quesito, há uma obra fundamental, que está disponível na Netflix e dura apenas 1 hora e meia, sobre a qual o sucesso de Neo (Keanu Reeves) foi construído. E é um dos melhores desenhos japoneses de todos os tempos.

    Trata-se de Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro. A trama é ambientada no Japão de 2029, em uma sociedade tão avançada tecnologicamente que o corpo humano pode ser aumentado ou mesmo completamente substituído por partes cibernéticas. Nesse cenário vive a major Motoko Kusanagi, uma ciborgue ultrassofisticada que lidera o esquadrão de combate a crimes virtuais.

    Tudo se complica quando sua divisão é informada de que o famoso hacker conhecido como "Mestre das Marionetes", especialista em invadir e controlar cyber-cérebros, está no país. Agora, Motoko e sua equipe devem empreender uma caçada ao criminoso – e vão acabar se envolvendo em uma trama de conspirações que atinge os interesses da alta cúpula política.

    Shochiku
    Major Motoko em cena de Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro.

    O diretor Mamoru Oshii pretendia realizar outros projetos, mas foi contratado para adaptar o popular mangá do final dos anos 1980. Foi uma mudança para melhor, uma vez que, já naquela época, o cineasta entendia o quão poderoso é mostrar a influência que os computadores podem ter sobre a humanidade. Algo que nem o cinema de Hollywood havia aprofundado.

    À primeira vista, Ghost in the Shell chama a atenção por seu acabamento visual brutal, com um futuro perfeitamente desenhado à semelhança do mangá. Há também momentos de ação chocantes. Porém, o longa se destaca mesmo pela forma com que explora ideias sobre a consciência, a alteração da memória ou o potencial da tecnologia desencadeada que se torna autoconsciente no meio do caos.

    Com a recente proliferação da inteligência artificial, você pode assistir ao anime e ver como, mais de 20 anos depois, continua relevante, moderno e avassalador. Sem ele, é possível que não tivéssemos Matrix ou outras grandes produções cyberpunk e futuristas. Joias entre as quais não se inclui o desastroso live-action de Ghost in the Shell lançado em 2017 e estrelado por Scarlett Johansson.

    Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro
    Ghost in the Shell - O Fantasma do Futuro
    Data de lançamento 19 de julho de 1996 | 1h 23min
    Criador(es): Mamoru Oshii
    Com Atsuko Tanaka, Akio Ôtsuka, Tamio Ôki
    Usuários
    4,1
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top