Minha conta
    Keanu Reeves faz exigência surreal em todos os seus contratos que parece briga real contra a Matrix: "Isso é assustador"
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Protagonista da franquia Matrix e John Wick, o ator Keanu Reeves se mostrou contra alterações digitais em atuações e até colocou cláusulas no contrato.

    Keanu Reeves é um dos queridinhos de Hollywood, famoso pela franquia Matrix e John Wick – que retorna com seu quarto filme, John Wick 4: Baba Yaga, em março nos cinemas. O ator revelou que é contra algumas evoluções tecnológicas, com cláusula nos contratos de seus filmes que proibe alterações digitais em sua atuação na pós-produção.

    Em uma entrevista à Wired, Keanu Reeves comentou sobre manipulação digital usadas em diversas produções recentes e também sobre a cláusula presente em seus contratos. "Não me importo se alguém piscar durante uma edição. Mas no início, no início dos anos 2000, ou talvez nos anos 90, eu tive uma performance alterada. Eles colocaram uma lágrima no meu rosto e eu fiquei tipo, 'Huh?!' Era como se eu nem precisasse estar aqui", conta.

    Desde esse episódio, o ator colocou uma cláusulas em seus contratos de que suas performances não poderiam ser manipuladas digitalmente sem o seu consentimento. "O que é frustrante nisso [deepfakes] é que você perde sua capacidade de tomar decisões. Quando você faz uma performance em um filme, você sabe que vai ser editado, mas está participando disso. Se você entrar na terra do deepfake, não terá nenhum dos seus pontos de vista. Isso é assustador. Vai ser interessante ver como os humanos lidam com essas tecnologias. Eles estão tendo tantos impactos culturais e sociológicos, e a espécie está sendo estudada. Há tantos 'dados' sobre comportamentos agora. As tecnologias estão encontrando lugar em nossa educação, em nossa medicina, em nosso entretenimento, em nossa política e como guerreamos e como trabalhamos", refletiu o astro de John Wick.

    John Wick 4: Keanu Reeves passou três meses treinando para as cenas de ação intensas

    Parece que ter estrelado a franquia Matrix impactou bastante a forma que Keanu Reeves olha o uso da tecnologia e ferramentas de inteligência artificial em nossa sociedade. "Eu estava tentando explicar o enredo de Matrix para um garoto de 15 anos uma vez, e que o personagem que eu interpretei estava realmente lutando pelo que era real. E esse jovem disse: 'Quem se importa se é real ?' As pessoas estão crescendo com essas ferramentas: já estamos ouvindo música feita por IA no estilo do Nirvana, há arte digital NFT", disse.

    "É legal, tipo, 'Veja o que as máquinas fofas podem fazer!' Mas há uma corporatocracia por trás disso que está tentando controlar essas coisas. Culturalmente, socialmente, seremos confrontados pelo valor do real, ou pelo não-valor. E então o que vai ser empurrado para nós? O que será apresentado a nós?", completa o intérprete de Neo nos filmes Matrix.

    Keanu Reeves em John Wick 4: Qual é a história?

    Paris Filmes

    John Wick (Keanu Reeves) enfrenta seus adversários mais mortais na quarta parcela da franquia, após os eventos em De Volta ao Jogo (2014), Um Novo Dia para Matar (2017) e Parabellum (2019). Com o preço por sua cabeça crescendo, ele leva sua luta contra a Alta Cúpula enquanto procura os adversários mais poderosos e violentos do submundo, de Nova York a Paris, Osaka e Berlim. Não há caminho de volta, só um sobrevive.

    John Wick 4: Baba Yaga estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros.

    John Wick 4: Baba Yaga
    John Wick 4: Baba Yaga
    Data de lançamento 23 de março de 2023 | 2h 50min
    Criador(es): Chad Stahelski
    Com Keanu Reeves, Donnie Yen, Bill Skarsgård
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top