Minha conta
    Uma das cenas mais traumatizantes do cinema foi apenas um improviso – e tirou o sono de muitas crianças nos anos 90
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Não estava no roteiro que este personagem morreria devorado no vaso sanitário, mas o diretor não quis cortar o momento.

    Jurassic Park chegou às telonas do mundo inteiro em 1993. Ninguém podia imaginar que o filme estrelado por Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum se tornaria uma referência no gênero ficção científica – nem mesmo o diretor Steven Spielberg, que já havia comandado sucessos como Tubarão (1975), E.T. - O Extraterrestre (1982) e três filmes da franquia Indiana Jones. Fato é que a obra causou bastante alvoroço, ganhando uma sequência em 1997 e outra em 2001, além do trilogia spin-off Jurassic World.

    Foi também foi Jurassic Park que deu pesadelos a uma geração de crianças ao apresentar uma das mortes mais cruéis (e inusitadas) do cinema. No longa, o advogado Gennaro (interpretado por Martin Ferrero) fica encarregado de cuidar dos netos do bilionário John Hammond (Richard Attenborough) quando o Tiranossauro Rex aparece no parque. Em pânico, Gennaro abandona Lex (Ariana Richards) e Tim (Joseph Mazzello) covardemente e se refugia em uma cabana, caindo no vaso sanitário. Confira:

    O aterrorizante T-Rex então se aproxima do local e o põe abaixo, revelando Gennaro sozinho, ainda sentado no trono. Com sua poderosa mandíbula e seus dentes afiados, o bicho literalmente engole o advogado de uma vez só. Uma cena arrepiante que muitos pequenos reviveram quando voltaram para casa e se viram na privada. O mesmo aconteceria com eles?

    Vale lembrar que, originalmente, o roteiro não incluía Gennaro perdendo o equilíbrio durante sua fuga e tendo seu fim sobre o vaso sanitário. No entanto, Spielberg optou por manter esse momento improvisado na montagem.

    Além de sua inteligente mistura de leveza e terror, e do indiscutível entretenimento que ainda proporciona, Jurassic Park se permite abordar assuntos profundos, como clonagem e criação de vida em laboratório, "brincar de ser Deus" e lucro acima da ética. Para isso, combina o uso de animatronics (efeitos especiais) com CGI (efeitos visuais), o que contribuiu imensamente para o avanço tecnológico do cinema e levou a uma maior exploração de tais recursos nos anos seguintes.

    Jurassic Park arrecadou mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo e recebeu três indicações ao Oscar: Melhor Som, Melhor Edição de Som (hoje dentro da anterior) e, claro, Melhor Efeitos Visuais. Ganhou nas três categorias.

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top