Minha conta
    Uma das franquias de terror mais assustadoras de todos os tempos só existe pela ajuda de Stephen King
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Considerado o "Mestre do Terror", Stephen King teve um papel importante para que a franquia A Morte do Demônio (Evil Dead) tivesse sucesso no começo.

    A Morte do Demônio (Evil Dead, originalmente) é uma das franquias mais clássicas do terror e está prestes a receber seu quinto filme: A Morte do Demônio: A Ascensão. Muitos não sabem, mas o autor Stephen King (considerado o "Mestre do Terror") teve um papel fundamental no começo de tudo para que os filmes de Sam Raimi tivessem sucesso.

    Logo depois do lançamento do clássico Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1981) de Sam Raimi, King ajudou o filme de baixo orçamento a alcançar o sucesso e, posteriormente, ter se tornado uma franquia referência no cinema de terror.

    Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio
    Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio
    Data de lançamento 14 de setembro de 2021 | 1h 20min
    Criador(es): Sam Raimi
    Com Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Betsy Baker
    Usuários
    3,7

    Stephen King foi peça fundamental para o sucesso de A Morte do Demônio

    New Line Cinema

    Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio foi exibido no Festival de Cannes em 1982 e não tinha distribuidor nos Estados Unidos. Isso mudou graças ao Stephen King, que assistiu ao filme no festival e escreveu uma crítica para a Twilight Zone Magazine chamado ele de "o filme de terror mais ferozmente original do ano". Foi justamente esse selo de aprovação do autor que chamou atenção da New Line Cinema para fazer a distribuição do filme.

    Durante uma entrevista ao IGN em 2015, Sam Raimi revelou que ligou para Stephen King após saber de suas reações "gritando e berrando" durando o filme em Cannes, pedindo para ele uma citação sobre o que ele achou da produção. "Ele disse: 'Não farei isso, mas escreverei uma resenha. Se houver algo na resenha que você deseja usar como citação, pode fazê-lo'", que foi quando ele escreveu a resenha na Twilight Zone Magazine.

    "Foi muito generoso da parte dele e pudemos aproveitar a citação muito positiva que ele nos deu. Sem isso, o filme poderia ter sido perdido, mas com o aval de Stephen King, conseguimos fazer nossas primeiras vendas. Então o filme começou a fazer sucesso onde era vendido. Então, depois daquele sucesso britânico, conseguimos inscrevê-lo em festivais de cinema e prêmios. Conseguimos encontrar um distribuidor americano. Então, realmente, seu endosso abriu a porta para o filme ser visto", disse sobre a importância de King.

    E essa influência dele continuou tendo impacto. Mesmo com o sucesso do primeiro filme, Sam Raimi teve dificuldade para conseguir financiamento para a sequência, Uma Noite Alucinante 2 (1987). Sabendo disso, Stephen King resolveu procurar o produtor Dino De Laurentiis, como conta o diretor. "Então, Stephen King, me disseram – nunca conversei com o Sr. King sobre isso – mas o boato é que ele ligou para Dino De Laurentiis e disse: 'Dino, você precisa fazer o filme desses caras, Uma Noite Alucinante 2'. Então recebemos uma ligação de Dino De Laurentiis, e ele nos sentou em seu grande escritório e disse: 'OK, vamos fazer o filme'. [Risos] Então, Stephen King, duas vezes veio em meu socorro".

    Entenda como Sam Raimi, de Doutor Estranho 2, revolucionou o cinema de super-heróis e o terror

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top