Minha conta
    Graças a Tarantino, esse filme para maiores é o melhor de seu diretor
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um fracasso comercial quando foi lançado, roteirizado por Quentin Tarantino, Amor à Queima-Roupa é considerado por muitos o melhor filme de Tony Scott.

    Em seu aniversário, Clarence Worley (Christian Slater) encontra Alabama (Patricia Arquette) em um cinema. É amor à primeira vista. Depois de uma noite de amor, ela confessa a ele que na verdade é uma aprendiz de garota de programa, contratada pelo chefe de Clarence como presente de aniversário. Querendo ajudá-la a recuperar sua liberdade, ele embarca no romance mais original, louco, feroz e colorido com a amada.

    Amor à Queima-Roupa
    Amor à Queima-Roupa
    Data de lançamento 22 de julho de 1994 | 2h 00min
    Criador(es): Tony Scott
    Com Christian Slater, Patricia Arquette, Dennis Hopper
    Usuários
    3,7

    Amor à Queima-roupa, com roteiro de Tarantino e considerado por muitos como o melhor filme do falecido Tony Scott, está comemorando seu 30º aniversário. Bem, quase. Isso será em novembro. Mas quem se importa? É um eufemismo dizer que ao longo dos anos o filme se tornou um sucesso cult absoluto e até mesmo um clássico, reparando a injustiça real diante do doloroso fracasso comercial em seu lançamento em 1993.

    Na França, ele atraiu pouco mais de 360.000 espectadores, longe do recorde pessoal do diretor com Top Gun (3,57 milhões de ingressos), Inimigo do Estado (2,06 milhões), ou mesmo Maré Vermelha e seus 638.000 em bilheteria. A nível internacional, foram necessários apenas 13 milhões de dólares.

    "MUITAS VEZES ME GABO DO QUENTIN, MAS ELE MERECE"

    Brilhantes diálogos assinados por Tarantino, um leque de personagens absolutamente geniais protagonizados por um elenco talentoso, entre a monstruosa chacina de Gary Oldman disfarçado do terrível caolho Mac Drexl, um demente Christopher Walken que quase rouba a cena de todo o elenco durante o interrogatório de Dennis Hopper absolutamente culto.

    Um Val Kilmer quase Elvis. Um psicótico James Gandolfini assustadoramente violento. Um Brad Pitt completamente chapado fumando no sofá. Sem esquecer, claro, da formidável atuação da dupla amorosa em uma corrida sangrenta, Christian Slater, e uma muito jovem Patricia Arquette.

    Metropolitan FilmExport

    Uma fabulosa escalação de atores, que parecem eufóricos por estarem ali, em uníssono por trás de um roteiro de titânio feito à mão. "Este roteiro é fora do comum. O enredo é banal. Já vimos cem vezes uma história sobre jovens em fuga, com drogas ou dinheiro. Mas os personagens são únicos", comentou Tony Scott.

    Metropolitan FilmExport

    Christian Slater concordou com o diretor: “Quando você interpreta essas cenas violentas, esses tipos de cenas, é quase terapêutico. do filme. Certamente está presente, mas há outros elementos que tornam este filme muito mais do que um banal filme de ação".

    Quentin Tarantino defende filme esquecido de ficção científica e diz que Star Wars tirou ideia de lá: “Obra-prima”

    You're so cool, you're so cool...

    Não podemos deixar de mencionar a trilha sonora do filme, produzida por Hans Zimmer em grande forma. O compositor, que já havia trabalhado com Scott em Dias de Trovão, entrega um tema musical inesquecível e sublime que abre e fecha o filme, You're so cool, composto em grande parte de um instrumento chamado marimba; um tipo de xilofone africano que se espalhou por diversos países da América Latina.

    Para refrescar a memória, se necessário...

    Na verdade, Hans Zimmer homenageia principalmente Terra de Ninguém de Terrence Malick, que usa o mesmo tema musical. Obviamente não é coincidência: a obra-prima de Malick era um dos filmes favoritos de Tony Scott.

    Existem também muitas semelhanças entre True Romance e Badlands, começando por exemplo com a voz suave de Sissy Spacek que abre o filme de Malick, enquanto ouvimos o tema musical ao fundo. A mesma coisa no filme de Tony Scott, em que no início ouvimos a narração de Alabama, embalada pelo mesmo tema.

    Segue abaixo a versão do tema musical ouvido no filme de Terrence Malick, rearranjada pelo compositor George Aliceson Tipton:

    Trinta anos após seu lançamento, Amor à Queima-Roupa deixou uma marca indiscutível e profunda em nossa memória cinematográfica. Ela não está pronta para desaparecer.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top