Minha conta
    Quentin Tarantino defende filme esquecido de ficção científica e diz que Star Wars tirou ideia de lá: “Obra-prima”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    "George Lucas assistiu e tirou a ideia de lá", afirma Tarantino.

    Um dos cineastas mais aclamados da atualidade, Quentin Tarantino não esconde seu amor pela sétima arte – e nem as opiniões (às vezes polêmicas) que têm sobre obras e outros diretores. Um longas que ganharam uma “resenha” de Tarantino foi Dark Star, ficção lançada em 1974 e assinada pelo clássico diretor John Carpenter, responsável por sucessos como O Enigma de Outro Mundo e Fuga de Nova York. Mais do que isso, deixou claro que pensa que Star Wars bebeu dessa fonte.

    John Carpenter é conhecido por ter dirigido produções como Halloween e O Nevoeiro, mas Dark Star, o primeiro longa-metragem costuma passar mais despercebido em sua extensa filmografia – não para Tarantino, que não hesitou em descrevê-lo como uma obra-prima da ficção científica no podcast The Video Archives.

    Bryanston Pictures

    “O que eu não quero fazer nesse podcast é desperdiçar a palavra com M. Quero que ela signifique algo. A palavra com M é masterpiece (obra-prima, em português). Acho que isso se aplica a Dark Star. É uma obra-prima da ficção científica”, disse.

    Dark Star: Sobre o que é o filme?

    Dark Star conta a história de astronautas encarregados de destruir planetas instáveis, ​​que podem representar uma ameaça para a colonização de outros planetas. Duas décadas após o início de sua jornada, a espaçonave que eles pilotam começa a apresentar falhas graves.

    Filmado com um orçamento modesto de apenas 60 mil dólares, Dark Star nasceu como um projeto universitário conjunto entre Carpenter e o roteirista Dan O'Bannon – o mesmo de Alien, O Oitavo Passageiro. Além de Tarantino, o longa tem outros fãs notáveis, como o cineasta Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário?) e o aclamado designer de videogame Hideo Kojima.

    Dark Star inspirou Star Wars?

    20th Century Studios

    Tarantino aponta que Dark Star “é uma obra-prima do cinema hippie, da contracultura e antissistema” e ainda ressaltou que, certamente, serviu de inspiração direta para George Lucas na criação da trama de Star Wars. O primeiro filme da clássica saga de fantasia, Star Wars: Uma Nova Esperança, chegou aos cinemas em 1977, três anos após o filme de John Carpenter.

    “Eles precederam o salto na velocidade da luz de Star Wars. É óbvio que George Lucas assistiu e usou a ideia para a viagem na velocidade da luz. É impossível que Lucas não tenha visto. A gente sabe que ele viu”, afirmou Tarantino no podcast.

    Dark Star
    Dark Star
    1h 25min
    Criador(es): John Carpenter
    Com Brian Narelle, Cal Kuniholm, Dre Pahich
    Usuários
    2,8

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top