Minha conta
    John Wick quase foi cancelado cinco dias antes do início das filmagens por falta de dinheiro, mas deu início a uma franquia de ação milionária
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O quarto filme da saga já foi lançado, mas a franquia estrelada por Keanu Reeves quase não saiu do papel.

    O quarto filme da franquia John Wick acaba de chegar aos cinemas e levou apenas os primeiros dias de bilheteria para arrecadar quase a totalidade do primeiro filme, John Wick - De Volta ao Jogo, em 2014. Deve-se dizer, é claro, que também custou muito mais, já que o filme que deu início a uma das melhores sagas de ação recentes conseguiu avançar com um orçamento bastante baixo e alguns problemas financeiros que, em certo ponto, foram sobre levar ao cancelamento do projeto.

    Dirigido por Chad Stahelski, John Wick conseguiu converter seu orçamento de apenas 20 milhões de dólares em um valor quatro vezes maior, mas, principalmente, em uma franquia de sucesso que acaba de lançar sua quarta parcela — e já tem pelo menos um spin-off em andamento.

    Fazer isso não foi fácil. Tudo começou com o roteiro de Derek Kolstad, que, depois de muitas tentativas, surgiu com a história da vingança desse homem, John Wick, disposto a se vingar daqueles que mataram seu cachorro.

    John Wick - De Volta ao Jogo
    John Wick - De Volta ao Jogo
    Data de lançamento 27 de novembro de 2014 | 1h 41min
    Criador(es): David Leitch, Chad Stahelski
    Com Keanu Reeves, Michael Nyqvist, Alfie Allen
    Imprensa
    3,2
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    A princípio, o seu nome não era John Wick, e sim Scorn, mas chamou a atenção do produtor Basil Iwanyk, do estúdio Thunder Road Films, que nessa época já havia trabalhado diversas vezes para a Warner, mas estava interessado em desenvolver um filme independente. A oferta de Iwanyk não foi a única que Kolstad recebeu, mas foi a mais imediata, então eles chegaram a um acordo para a produção, apesar de terem um orçamento baixo.

    Como Keanu Reeves chegaria lá? Bem, através da conexão de Iwanyk com seu representante, que havia transmitido a ele a vontade de Reeves de se envolver em um projeto de ação. Naquela época, o ator não acrescentava um blockbuster em sua carreira há uma década, então se sentiu atraído pela história e assinou o contrato por pouco dinheiro. O ator trouxe Chad Stahelski e David Leitch como especialistas em cenas de luta, depois de trabalhar com eles em Matrix, e a dupla acabou se tornando os diretores do filme também.

    Mas, com tudo quase pronto e prestes a começar a filmar, John Wick esteve muito perto de ir pelo ralo devido a problemas financeiros: o patrimônio de Iwanyk era limitado e sua falta de experiência em financiamento de filmes era uma desvantagem. Ele mesmo disse que um de seus investidores lhe deu um cheque de 2.500 dólares em vez de 2,5 milhões e, cinco dias antes de começar a filmar, pensou seriamente em cancelar a produção.

    O número ridículo de palavras que Keanu Reeves disse em John Wick 4

    No entanto, pagar profissionais que já haviam começado a trabalhar o levaria à falência, então ele fez o melhor que pôde, com o próprio Reeves investindo parte de seu dinheiro, cortando investimento em certas cenas e passando muitas noites sem dormir.

    O resultado de tudo isso foi John Wick, mas os problemas não acabaram: os estúdios não se interessaram pelo filme desde o início e apenas a Lionsgate lhes fez uma oferta de distribuição.

    Lionsgate tinha um bom olho. O resto é história: John Wick foi um sucesso de bilheteria, recebeu ótimas críticas e conseguiu revitalizar o gênero de filmes de ação, que estava em declínio há algum tempo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top