Minha conta
    Harry Potter: Cientistas descobrem novo micro-organismo e dão nome inspirado em vilão do mundo mágico
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Pesquisadores demonstraram serem fãs do universo criado por J.K. Rowling ao batizarem espécie em homenagem a um de seus personagens.

    Embora os livros de J.K. Rowling fossem um fenômeno por si só, os filmes de Harry Potter se tornaram uma das franquias mais amadas e bem-sucedidas da história do cinema. Sejam os jovens heróis Harry (Daniel Radcliffe), Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint), sejam os vilões Voldemort (Ralph Fiennes), Snape (Alan Rickman) e Bellatrix (Helena Bonham Carter), a saga apresentou várias figuras cativantes, que ainda hoje fazem parte da cultura pop e influenciam outros setores da sociedade – como a ciência.

    Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, demonstrou não apenas seu conhecimento especializado em várias disciplinas científicas (incluindo biologia, zoologia, geologia e meio ambiente), como também seu fascínio por Harry Potter. De acordo com um artigo publicado no jornal acadêmico Zoological Studies, uma nova espécie de tardígrado, encontrada nas dunas de areia finlandesas, foi batizada de Macrobiotus naginae, em homenagem a um dos personagens criados por Rowling.

    O que é, afinal, um tardígrado? Não é um monstro cósmico saído da mente dos cineastas John Carpenter ou Guillermo del Toro. Também não é um invasor alienígena para acompanhar os xenomorfos em Alien ou os heptápodes em A Chegada. Muito menos a alteração genética empreendida por um dos arrogantes e impulsivos cientistas de David Cronenberg. Trata-se, na verdade, de uma criatura microscópica com quatro pares de pernas, que sobrevive a temperaturas extremas, desde o zero absoluto até mais de 180°C.

    Shutterstock
    Renderização 3D de um tardígrado.

    O Macrobiotus naginae foi descoberto por acidente no Parque Nacional de Rokua, onde os cientistas estavam coletando musgos, líquens e folhas para estudar os organismos que ali vivem. Uma vez examinadas ao microscópio, as amostras revelaram a nova espécie. Confira nas imagens abaixo:

    Universidade de Jyväskylä
    Amostra microscópica do novo tardígrado.
    Universidade de Jyväskylä
    Amostra microscópica do novo tardígrado.
    Universidade de Jyväskylä
    Amostra microscópica do novo tardígrado.

    Mas por que o nome Macrobiotus naginae? É uma referência à cobra Nagini, fiel companheira do Lorde das Trevas. Assim como o animal fictício, o tardígrado tem membros tão pequenos que, quando se move, parece estar se arrastando na areia.

    Para aqueles com ofidiofobia, Nagini provavelmente não está na lista de personagens favoritos. O réptil aparece pela primeira vez na sequência de abertura de O Cálice de Fogo (2005), alertando Voldemort da presença do trouxa Frank Bryce (Eric Sykes). Nagini também pode ser vista em A Ordem da Fênix (2007) e As Relíquias da Morte - Parte 1 (2010) e Parte 2 (2011).

    Vale lembrar que, em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018), segundo filme da franquia derivada de Harry Potter, a cobra assume a forma de uma mulher, interpretada por Claudia Kim.

    Warner Bros. Pictures
    Nagini em Harry Potter e em Animais Fantásticos.

    Por fim, Rowling já explicou que o nome de Nagini vem dos Nagas, seres mitológicos meio humanos, meio cobras que permeiam o pensamento religioso oriental.

    O caso do Macrobiotus naginae prova, assim, que Harry Potter segue vivíssimo na mente (e no coração) dos fãs – independentemente de idade, nacionalidade ou profissão.

    Harry Potter e o Cálice de Fogo
    Harry Potter e o Cálice de Fogo
    Data de lançamento 25 de novembro de 2005 | 2h 37min
    Criador(es): Mike Newell
    Com Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top