Título original: (Ladri di Biciclette)
Lançamento: 1948 (Itália)
Direção: Vittorio De Sica
Atores: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda.
Duração: 90 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado
Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), é razoavelmente feliz e trabalha para sustentar a família. Precisando ter uma bicicleta para pegar um emprego, com sacrifício ele consegue recuperar a sua bicicleta, que estava empenhada. Entretanto ela é roubada, para seu desespero. Juntamente com seu filho Bruno (Enzo Staiola), Antonio a procura pela cidade. Como não consegue encontrá-la, ele resolve cometer o mesmo crime.
Eleger as melhores cenas e/ou sequências de todos os tempos é uma tarefa difícil para mui...
por Roberto Cunha Dentro da onda de publicar listas obrigatórias que precisam ser cumpridas antes de mo...
Pires em 24/07/2011
Este é um filme recomendado para quem gosta dos clássicos. Eu o amei (as cenas mudas são tão expressivas quanto os diálogos), mas muitos dos meus amigos e parentes que viram simplesmente odiaram...
Cada um tem seu gosto, não vamos dicutir. Mas para apreciá-lo temos que ter um olhar despido de presunção e paradigmas e vestido de sensibilidade.
yyamamoto em 21/03/2010
Segundo André Bazin, este filme é o mais próximo que o cinema pode chegar de seu ideário realista, sendo assim, ele é uma prova de que a realidade não é tão bela quanto sua marca no celulóide.
yyamamoto em 21/03/2010
Segundo André Bazin, este filme é o mais próximo que o cinema pode chegar de sua teoria realista, sendo assim, ele é uma prova de que a realidade não é tão bela quanto sua marca no celulóide.
Rafael Vespasiano em 07/03/2010Nota: 5
Ladrões de bicicleta: Belíssimo retrato do pós-guerra na Itália, mostra-se todas as dificuldades para o povo pobre dessa nação para em se recuperar da destruição causada pela guerra. Um retrato humano e comovente da pobreza da sociedade italiana! A dificuldade da falta de dinheiro e do desemprego é ressaltada pelo filme. A relação entre o pai e seu filho é de uma cumplicidade única. Vittorio de Sica explora de forma magnífica os preceitos do neo-realismo! nota: dez!
Junior Alves em 28/02/2010
Um filme dramático bem contado e filmado, mesmo tudo sendo tão simples ou, até mesmo escasso. Tudo filmado em externas, acho que esse foi o maior brilho do filme, além é claro da própria estória. Se o final do filme fosse outro, talvez ele não fosse tão bom. Apesar de ser de 1948, é um filme atual em termos. Os persinagens conseguem passar toda a emoção para o público. Esse é um típico exemplo da beleza dramática.
felipe em 14/02/2010Nota: 5
o expoente mais alto do Neo Realismo Italiano. Lindo e humano em cada fotograma. A cena final é uma das mais belas e tristes do cinema.
Claudio em 22/01/2010
Um dos mais belos filmes que já assisti! A cena em que o pai bate no rosto do filho é de uma carga emocional incomparável! O filme traduz de maneira magistral o desespero humano diante da incerteza das coisas do mundo dos homens. Se tudo o mais produzido pelo Cinema não valesse à pena, por este filme a Sétima Arte já se justificaria.
Stanley em 19/01/2010Nota: 5
A obra prima do cinema neo-realista italiano, uma obra de grande sensibilidade, feita por um diretor excepcional e que conhecia o assunto com profundidade. As injusticas nas sociedades oprimidas vista de forma crua, como uma ferida que incomoda e nao cicatriza. A luta de um homem pela propria sobrevivencia e a da familia, buscando amenizar as agruras provocadas pela insanidade do periodo pos segunda grande guerra.
Reginaldo Almeida em 10/01/2010
É impossível não se emocionar com as situações constrangedoras que o pai e seu filho pequeno passam durante a procura pela bicicleta roubada. Simplesmente meu filme nº 1
Mário Gomes Jr. em 02/01/2001Nota: 5
Considerado um marco do neo-realismo no cinema italiano, "Ladrões de Bicicleta" (1948), ainda hoje, consegue emocionar o grande público através da sua forte carga dramática, expressando de maneira verdadeira e singular a triste realidade que abatia a Itália arrasada após a Segunda Guerra Mundial, valendo-se da simplicidade e da poética, como instrumentos básicos para amenizar tal acontecimento. O diretor Vittorio de Sica (1902-1974), também grande ator do cinema italiano, foi o responsável por essa verdadeira obra prima, construída com pouca disponibilidade de recursos, tendo em vista a situação calamitosa pela qual a Itália passava, e mesmo assim conseguindo transmitir, com uma poesia singular, a trajetória frustrada de uma família italiana, tentando sobreviver sobre os escombros da Segunda Guerra. A miséria daquele período pode ser observada no próprio elenco do filme, composto na sua maioria de amadores e desempregados, mas sabiamente explorado pelo diretor De Sica, conseguindo extrair dele o máximo da sua dramaticidade, resultando numa história de profunda emoção. O filme nos mostra o dilema de Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani 1910-1983), que para tentar manter o seu recente emprego, coloca em risco a sua moral, perante a sociedade e principalmente, perante a seu filho Bruno (Enzo Staiolla 1939). A forte carga dramática e o final frustrante, não tiram a beleza deste filme, que arrebatou o Oscar de melhor filme de língua não inglesa em 1949.
Filme incrível. Vale muito a pena ver.
por Gigi Santos, 10/02/2012 às 23:56
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Fabuloso! Um filme prazeroso de se ver, de uma forma única.
por Gigi Santos, 10/02/2012 às 23:50
Tem uma estória legal, e segue um ritmo interessante esse filme, mas o melhor de tudo mesmo...
por wesleyaxe, 10/02/2012 às 23:19
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Mesmíssima coisa! Antes de assistir já imaginava que era tipo, "um filme pra mim"...
por Letícia, 10/02/2012 às 22:21