O Iluminado
    Você assistiu O Iluminado ?

Caio C.
    Caio C.

Enviada em 19 de abril de 2015
    Basicamente: King + Kubrick + Nicholson. Precisa falsr mais algo?
    Roger M.
    Roger M.

Enviada em 26 de março de 2015
    Um clássico adaptado na obra de Stephen King. Curiosamente King não gostou das alterações feitas pelo diretor e anos mais tarde ajudou na produção de um remake feito para TV mais fiel ao livro!
    Alvaro C.
    Alvaro C.

Enviada em 21 de março de 2015
    Deixou a desejar.O final foi muito esquisito e algumas coisas não foram bem explicadas no filme.
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 14 de março de 2015
    Um filme que mistura realidade e ficção,ora os acontecimentos são reais,ora imaginários. Jack Torrance,contratado como vigia por um elegante hotel isolado nas montanhas do Colorado, aos poucos perde a sanidade mental. Sua esposa e seu filho percebem o perigo e procuram fugir dele. O menino, Danny, é um iluminado que tem visões do passado. Mais não conto,para não perder o impacto. Jack Nicholson está num dos melhores papeis de sua carreira. Shelley Duvall também convence. O diretor Stanley Kubrick é um gênio do cinema e que realizou uma obra-prima do terror.
    Romário F.
    Romário F.

Enviada em 21 de fevereiro de 2015
    Na minha opinião foi o unico filme bom do Jack Nicholson,o qual considero um péssimo ator.neste filme ele se superou,alias,todos os atores deram um show de interpretação...para o filme nota 10.
    Fabiano O.
    Fabiano O.

Enviada em 10 de março de 2015
    O tipo de filme que muitos amam e muitos odeiam. O Iluminado ultrapassa o conceito do terror-suspense para um lado mais psicológico que alguém que ainda não viu o filme pode esperar. Mesmo que grande parte da obra de Stephen King não tenha sido apresentada e aprofundada como tal, percebemos que Kubrick queria que fosse mais do que um filme de terror, e sim como um tipo de reflexão (vide todos os seus outros filmes).
    Na primeira vez que assisti eu ja tinha gostado, mas não tinha entendido algumas coisas que pareceram sem sentido. Assistindo o muito bem feito documentario Room 237 ou no Brasil com o titulo de O Labirinto de Kubrick, muitas teses levantadas analisando o cenário e as caracteristicas das personagens nos fazem ter uma melhor compreensão da mensagem que Kubrick queria passar, algo que ele adorava fazer: fazer o público pensar e tentar uma compreensão do que ele quis passar, mesmo que outras teses levantadas no documentário sejam bem absurdadas e irrelevantes para o entendimento de O Iluminado.
    A atuação do grande Jack Nicholson foi espetacular e não á toa é tão elogiado e cultuado como um dos melhores atores de todos os tempos, e claro suas clássicas machadadas e o "HEEEEEERE'S JOHNNY!!".
    Uma ótima obra e complicada, e justamente por ser difícil o entendimento, O Iluminado tornou-se um clássico do terror e do cinema geral.
    Lilia Fitipaldi
    Lilia Fitipaldi

Enviada em 28 de dezembro de 2014
    Um suspense agonizante daqueles que te deixa bem agoniada junto com o personagem. Um ótimo filme e que atuação brilhante a do Jack Nicholson... Sem dúvida uma de suas melhores ;)
    James B.
    James B.

Enviada em 29 de janeiro de 2015
    O melhor filme de terror

Para um filme que começa dedicando - se a trilha sonora e visuais estilizados, O Iluminado surpreende - e como! O filme, no começo, vem sendo excepcional nas categorias técnicas, para uma enrolada atuação de Nicholson e um tempo fúnebre, mas que consegue ser melhor do que todo o filme Laranja Mecânica.

Em seguintes cenas, Nicholson aperfeiçoa sua atuação e Kubrick tem um excelente modo de direção, coisa que notei em 2001 - Uma Odisséia no Espaço, Dr. Fantástico e Barry Lyndon - mas que tem um ponto negativo em Laranja Mecânica. O filme se segue espetacular, que mais se destaca em direção, iluminação e atuações - além da certa trilha sonora que deixa o filme mais tenso e marcante.

Jack Nicholson está completamente aceitável, o sr. Crothers também está assistível como Dick Hallorann e Danny Lloyd está excelente. Já Shelley Duvall é uma peça de ouro do filme, mas que irrita muito às vezes. Cenas como a de Jack no apartamento 237, a excelente atuação de Philip Stone como Delbert Grady e a cena da discussão na escada só torna a experiência mais marcante.

Aí, temos o clímax, que usa e abusa da trilha sonora, que se mantém equilibrado em direção, iluminação, som e em principalmente atuações. Algumas cenas mostram como o longa é extremamente excêntrico (Que festa, não ?). No ótimo desfecho do labirinto, temos um dos melhores - senão O melhor - longas de Kubrick. E por que não deixar de citar Hereee's Johnny ? Fruto da genialidade de Nicholson.
    Daniel F.
    Daniel F.

Enviada em 8 de dezembro de 2014
    Ainda é meu filme de terror preferido, mas, é necessário dizer: isto não é apenas um filme de terror, isso é Stanley Kubrick trabalhando. Fosse outro diretor que tivesse adaptado a obra de Stephen King, este seria apenas mais um filme banal e cheio de altos baixos, ou filme irregular ou apenas interessante, como são várias outras adaptações de obras do autor. A questão é o poder de Kubrick em construir a obra como bem entende, os atores são instrumentos, a história se enverga e tudo se transforma em um quadro espetacular. Nisso, tenho que discordar dos que massacraram a interpretação de Shelley Duvall, porque ela incorporou o desespero e a confusão que realmente se espera em uma pessoal normal que se vê diante de elementos de loucura e de sobrenatural, mais convincente de que certos atores/atrizes (normalmente dentro do padrão de beleza) que mostram uma coragem de super-homem e não se abalam mesmo diante de situações extremas. Por fim, assinalo as cenas de Danny no velocípede e a no labirinto enevado como as minhas preferidas, são extremamente plásticas e assustadoras, meu sonho é vê-las em uma tela de cinema.
    Vitor M.
    Vitor M.

Enviada em 31 de outubro de 2014
    O filme tem apenas um erro : no seu auge, corta para o noticiário que Dick Halloran (Scatman Crothers) está assistindo. A trama é ótima, a atuação de Jack Nicholson está divina e cheio de sustos rápidos, é bom ver essa obra-prima do terror, ou melhor muito além do terror, com a luz apagada e de noite. Stanley Kubrick, o cara, só arrasou como em todos os seus filmes, aprovadíssimos por mim. O Iluminado tem também uma ótima iluminação e um belo cenário, que consegue ser superior ao livro. Se eu visse esse filme em um hotel, só me surpreenderia mais ainda. Mas, faltou focar no iluminado do título. Tirando isso, veja o filme acompanhado, ou se cagará de medo...