O Iluminado
    Você assistiu O Iluminado ?

Elielson M.
    Elielson M.

Enviada em 10 de janeiro de 2018
    Assisti em 1080p, show de imagem por ser um filme de 1980, pela época deve ter feito muito sucesso, pois é um suspense de primeira, com belas atuações dos atores, só não dou 5 estrelas, pelo final que poderia ter sido mais bem elaborado, mas enfim um clássico do cinema mesmo!
    AriAlecrim
    AriAlecrim

Enviada em 3 de abril de 2020
    Comecei o filme com certa ingenuidade, não estava confiante da sua evolução.
    Fui assistindo e a cada momento estava presa naquele universo, até chega o momento que me sentir dentro do hotel.

Foi sufocante, me sentir como o Jack, sendo levada aos poucos pelo hotel.
    E assim me apaixonei pelo Iluminado.
    Richard X.
    Richard X.

Enviada em 10 de setembro de 2017
    Sério cara , os filmes baseados nos livros de Stephen king tem um grande potencial caso façam uma boa adaptação, esse filmes é muito bom o suspense aflição mexe um pouco com o psicólogico não apenas dos personagens mais várias vezes do telespectador, é muito loucura.
    Dani L
    Dani L

Enviada em 10 de setembro de 2017
    Como o filme é famoso eu esperava mais,ele está no gênero terror mas achei mais suspense donq terror,eu achei que faltou a explicação o pq o hotel ser amaldiçoado!!
    Peterson L.
    Peterson L.

Enviada em 5 de agosto de 2017
    Nasci em 94, não tenho visão adequada para avaliar este filme como deve ser avaliado, pois não conheço o cinema dos anos 80, sei que Kubrick é um gênio para muitas pessoas, mas no meu caso, tendo uma visão mais contemporânea, e comparando o filme com outros suspenses/terror que já vi, não achei um filme BOM, e sim razoável. Concordo que há cenas marcantes, a atuação do ator principal é fenomenal, jogos de cenas e trilha sonora de tirar o fôlego, mas a história em ci não me convence em nada. Talvez pessoas que tenham ampla visão do cinema naquela época, ou até mesmo alguém que tenha a mesma idade que eu, mas que curse algo relacionado ao cinema possa avaliá-lo melhor do que eu.
    Eder Brito
    Eder Brito

Enviada em 4 de junho de 2017
    É um bom filme classico de terror, ao contrario da opiniao da maioria eu sinceramente nao achei esse filme tao assustador como eu esperava pelo que eu havia lido a respeito. Nao há jump scares e nem me gerou tanta tensão a atriz nao convence tanto o medo que deveria estar. Mas o Jack Nicholson ta perfeito. Em fim a trilha é muito boa, a fotografia também. De qualquer formq vale apena assistir.
    Luti
    Luti

Enviada em 20 de março de 2018
    Filme superestimado. Tem um certo terror psicológico, tal, mas é enfadonho demais. 3 horas praticamente de filme que poderiam ser condensadas em 1h 40.
    Roberto O.
    Roberto O.

Enviada em 30 de agosto de 2016
    “Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão!" Quem já circulou pelas ruas do centro de Curitiba, certamente já viu na Rua XV de Novembro, próximo ao Teatro Guaíra, um enorme mural onde se lê, em letras garrafais, a frase acima citada, acompanhada da pintura de um jovem Jack Nicholson com a sua tradicionalíssima expressão de psicótico sorridente e, ao fundo, a reprodução das linhas e cores, com predominância pelo vermelho sangue, que compõem aquele tenebroso tapete sobre o qual um certo menino de oito anos passeava com seu triciclo nos corredores do Overlook Hotel. Trata-se, claro, de uma bela intervenção urbana que homenageia um dos filmes de terror psicológico mais lembrados pelo público: O Iluminado, clássico de Stanley Kubrick. Qualificar como clássico um filme deste cultuadíssimo cineasta pode até parecer redundante, já que quase todos os 13 longas-metragens que ele dirigiu recebem essa alcunha. Talvez seja mais condizente dizer que, entre os clássicos de Kubrick, este é um dos mais célebres.
    Lançado em 1980, e baseado em livro do Mestre do Terror Stephen King, O Iluminado traz Nicholson, então com 43 anos, no auge de sua fenomenal carreira, repleta de pontos altos (quatro anos antes, ele tinha ganho o Oscar de Melhor Ator por Um Estranho No Ninho). Seu personagem no longa também se chama Jack, é o Jack Torrance, escritor que aceita ser o zelador de um enorme hotel, o Overlook, durante todo o rigoroso inverno, período em que a neve toma conta da região, tornando-a quase intransitável. Jack, então, se muda para lá, acompanhado de sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filho do casal, vivido por Danny Lloyd, que também se chama Danny na história, e que é o ‘iluminado’ ao qual o título se refere. Além de ‘ver gente morta’(você já ouviu isso em outro filme!), o menino também visualiza o que já aconteceu e o que pode acontecer. Jack quer aproveitar as horas vagas, que serão muitas, para terminar seu mais novo romance. As supostas alucinações causadas pelo isolamento definirão o nível de perturbação mental pelo qual Jack passará, até culminar em sua total perca de sanidade.
    Quando a famosa frase, que citei lá no começo, surge no filme, em um dos seus muitos momentos de tensão, o contexto em que se apresenta é mesmo de arrepiar! A importância deste longa para a Cultura Pop é tamanha que foi realizado um curiosíssimo documentário sobre ele, Room 237, lançado em 2012, no qual o diretor Rodney Ascher vai esmiuçando cada detalhe da realização deste terror kubrickiano, além de especular sobre as supostas ‘mensagens subliminares’ e dicas sobre ‘teorias da conspiração’ que o cineasta teria deixado em inúmeras cenas. Mais de três décadas já se passaram após o lançamento desta obra-prima, que permanece iluminada. Constantemente lembrado por cinéfilos do mundo inteiro, este filme está sempre em evidência, ganhando exibições especiais nos cinemas, citações em outras mídias, e até belíssimas intervenções urbanas, como a que temos em Curitiba!
    Vlad D.

Atores...
    Música...
    Fotografia
    História...
    Perfeito....obra prima, imperdível, mesmo hoje, quase 40 anos depois, arrepia os cabelos ver este filme sozinho...o livro então, sensacional, também o li.....

até hoje REDRUM me arrepia a alma....
    Kuro n.
    Kuro n.

Enviada em 14 de março de 2016
    Não é nada fiel ao livro, e mesmo assim não deixa de ser ruim.
    Adoro aquele final enigmatico que o Kubrick colocou, muito bem bolado.