O Iluminado
    Você assistiu O Iluminado ?

Marcelo Henrique Canedo Silva
    Marcelo Henrique Canedo Silva

Enviada em 11 de dezembro de 2019
    Falaram tanto desse filme, é Horrível!!!, oque salva no filme é a atuação de Jack
    Se não fosse isso daria nota 0
    jaime filho
    jaime filho

Enviada em 2 de dezembro de 2019
    Destruíram a obra de Stephen King. Filminho superestimado. Kubrick resolveu recontar a história do jeito dele, mudando, retirando ou mesmo inserindo cenas. O livro é ótimo. Pena não ter uma representação cinematográfica à altura.
    Enviada em 12 de novembro de 2019
    Por algum motivo, sempre desviei deste filme, a verdade é que nunca me despertou tanto interesse assim, já vi alguns vídeos sobre e assisti uns trechos aleatórios por acaso ao longo dos anos, mas nunca tive realmente vontade de vê-lo por inteiro. E então saiu o trailer de Doutor Sono e minha curiosidade em ver este tão falado suspense dos anos 80 dirigido pelo icônico Stanley Kubrick estava renovada. O que posso afirmar de antemão é o óbvio : Se trata de um bom filme de suspense magistralmente conduzido por Kubrick e que conta com uma atuação centrada muito forte e dedicada de Jack Nicholson. É um longa de várias camadas, com muitos simbolismos políticos, sociais, e psicológicos no seu subtexto, então é bem compreensível o fascínio de muitas pessoas por este thriller barroco. Existem inclusive alguns documentários que dissecam com maior profundidade as "charadas visuais" que Kubrick plantou aqui. Então à mim não cabe fazer nenhuma análise super aprofundada sobre as várias temáticas abordadas no filme, e sim um "julgamento", por assim dizer, do trabalho aqui entregue na perspectiva cinematográfica. Dito isso, o fato é que se você for ver O Iluminado meramente como um suspense qualquer sobre a descida de um homem até a loucura, com alguns elementos sobrenaturais no pacote, certamente irá apreciar muito. Agora, como adaptação de uma obra de Stephen King, deixa bastante a desejar, não só diluindo quase que por completo toda a essência do material de origem, como também mudando drasticamente a personalidade dos personagens e alterando a conclusão da estória, uma opção no mínimo desrespeitosa para com o autor que proporcionou a existência do filme, para começo de conversa. E que fique também registrado o inacreditável cinismo de Kubrick, que se utilizou do nome do escritor para promover o filme, mas alterou completamente o material alheio sem dar nenhuma satisfação maior, apenas dizendo que pegou "Um livro de merda e o transformou num grande filme", quando na verdade o que fez foi se aproveitar da obra de outra pessoa para promover suas visões...Mas enfim, falando de forma bem simples, o que o argumento deste filme faz é pegar o miolo de uma estória já existente e usá-la como ponto de partida para montar uma grande alegoria social por baixo da superfície de thriller psicológico. O diretor aqui faz o que já havia realizado com mais sucesso em trabalhos anteriores, que é imprimir suas peculiares concepções intelectuais em uma obra aparentemente convencional em sua estrutura. E sendo mestre das rimas e ritmos visuais, o realizador entrega mais um trabalho sólido na direção, mas que acaba se sabotando pela sua própria mão pesada, com muito do suspense que é bem construído durante toda projeção acabando pelo cansaço ao final, num anti-clímax decepcionante. E embora Jack Nicholson esteja em toda sua glória insana aqui, seus tiques também vão ficando tateantes, e o personagem previsivelmente escrito não ajuda, parecendo, junto com sua coestrela Shirley Duvall um tanto forçado na tentativa de manter o terror constante. O filme teve uma duração inicial de 2h e 20 minutos, e foi editado para pouco mais de 1h e 50, mas ainda sim, a montagem espaçada não melhora as cenas desnecessariamente longas e enfadonhas. Óbvio que a pretensão era ser inquietante e provocativo, mas o resultado acaba soando um tanto indulgente demais, em uma coleção de acontecimentos quase aleatórios e com mensagens para todos os lados, não dizendo a que veio, o que quer ser. Na verdade, acho que nem Kubrick sabia direito o que realmente queria passar aqui, derivando em tamanha demasia do material de origem por pura arrogância que acabou por deixar o próprio filme tão vazio que precisou preenchê-lo de qualquer forma. O que temos por último é uma espécie de "Besta ininteligível"...Mas apesar de todos os problemas, os talentos em sintonia do diretor e ator protagonista ainda garantem um bom entretenimento sendo um filme eficiente tanto para os cinéfilos mais corriqueiros atrás de um bom suspense sobrenatural, quanto para os mais hardcore, pelas várias temáticas sociais/políticas que Kubrick joga. Obra-prima? Longe disso. Ruim? Também óbvio que não. Superestimado? Com certeza. O Iluminado é uma concha de retalhos, uma bagunça organizada interessante de se observar, senão completamente vazia de prazer. Felizmente, Doutor Sono conseguiu arrumar a zorra que esta brincadeira macabra fez na obra de King. Me julguem, mas o filme de Mike Flanagan deixa essa confusão no chinelo.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 23 de outubro de 2019
    Um clássico é um clássico e ponto, não importa se você está vendo pela primeira vez ou revendo pela enésima vez que o filme vai te prender do início ao fim. Quem não viu ASSISTA e quem viu não perca a oportunidade de REVER.
    Gabriel Novais
    Gabriel Novais

Enviada em 12 de outubro de 2019
    Genial, segundo colocado na minha lista de favoritos, perdendo apenas para "Um Estranho no Ninho", tbm com o mestre Jack Nicholson no papel principal. Um terror que não precisa de jumpscares o tempo todo pra te assustar. Um filme que te envolve na trama aos poucos, um verdadeiro terror psicológico, que te deixa assustado com cada olhar e gesto de Jack, com a trilha sonora nas partes mais tensas ou simplesmente com cada vez que Danny vira o corredor com seu triciclo. A incrível atuação de Jack Nicholson dispensa comentários, assim como a brilhante direção de Kubrick. Além de Shelley Duvall e Danny Lloyd tbm com ótimas atuações, Se vc não é apressado ou fã daquele tipo de filme que em menos de 30 minutos vc já sabe tudo o que vai acontecer em cada cena seguinte, vc vai gostar. Sempre vale a pena ver e rever essa obra-prima!
    Caio M
    Caio M

Enviada em 5 de julho de 2019
    Excelente, Jack Nicholson realmente uma atuação digna do terror, muito bom, terror e suspense no gelo...
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 31 de março de 2019
    Um filme com um terror discreto que às vezes se torna perturbador, com um suspense pisicologico muito bem dirigido por Kubrick, e Jack Nicholson merecia o Oscar por sua atuação, O iluminado é um clássico.
    Victor B
    Victor B

Enviada em 16 de fevereiro de 2019
    O Iluminado. Uma das melhores adaptações do livro de Stephen King. Um filme perturbador e tenso. Muito bom!!!
    Pedro H.
    Pedro H.

Enviada em 18 de janeiro de 2019
    Melhor filme do gênero de terror, rivalizando apenas com o Exorcista. Kubrick era gênio. Um hotel com ambientação normal passa a ser um lugar assustador nas suas tomadas, tudo isso sem utilizar de cenas escuras ou quase sem iluminação. Percepção de profundidade e espaço são tratadas para dar a sensação de claustrofobia e suspense. Ecos no hotel, corredores e salas de estar geram aquele desconforto, um medo sem forçação de barra. Além disso, a cena onde é utilizada a escala é uma das melhores do filme. Não bastasse isso temos uma das melhores atuações da história do cinema protagonizadas por Jack Nicholson. Uma obra-prima.
    Vitor F
    Vitor F

Enviada em 9 de janeiro de 2019
    Na minha opinião O Iluminado está entre os 5 melhores filmes de terror de todos os tempos, não é a toa, o filme dirigido por Stanley Kubrick consegue ser muito bom com seu terror psicológico e com o drama entre Andy e Jack, o filme é baseado no livro cujo mesmo título do filme, escrito por Stephen King, o filme não é exatamente como o livro é, com isso consegue fazer com que o filme seja mais "empolgante" ,isso demonstra como Kubrick conseguiu fazer uma obra-prima.