O Iluminado
    Você assistiu O Iluminado ?

Valter Sobral
    Valter Sobral

Enviada em 1 de março de 2021
    Uma tremenda perda de tempoUma tremendUma tUma tremenda perda de temporUma tremenda perda de tempoemenda perda de tempoa perda de tempo
    Jussara Andressa Cattoni
    Jussara Andressa Cattoni

Enviada em 28 de fevereiro de 2021
    1980 .. sempre que vejo um filme tento entender em que época foi gravado e pra que tipo de público foi gravado..
    Vejo muitas pessoas reclamando da falta de ação e derramamento de sangue, a verdade é que hoje em dia estamos habituados a outro tipo de "terror".
    Olhar com calma e com olhos do ontem ajuda muito a degustar esses filmes clássicos.
    Adoro o gênero terror de antigamente anos 70-80-90.
    Por isso recomendo esse filme pra quem espera algo nesse sentido: cemitério maldito.. psicose etc..

E agora já estou arrependida de ainda não ter lido o famoso livro..
    Wildo Dias
    Wildo Dias

Enviada em 17 de fevereiro de 2021
    O filme é bom, na minha opinião como fã dos livros de Stephen King, queria ver mais da obra. Mas assisti de mente aberta, entregou um bom filme, excelente suspense! Vale a pena assistir, toda a conjuntura do filme foi bem feita. Gostei!
    Enviada em 11 de fevereiro de 2021
    Por algum motivo, sempre desviei deste filme, a verdade é que nunca me despertou tanto interesse assim, já vi alguns vídeos sobre e assisti uns trechos aleatórios por acaso ao longo dos anos, mas nunca tive realmente vontade de vê-lo por inteiro. E então saiu o trailer de Doutor Sono e minha curiosidade em ver este tão falado suspense dos anos 80 dirigido pelo icônico Stanley Kubrick estava renovada. O que posso afirmar de antemão é o óbvio : Se trata de um bom filme de suspense magistralmente conduzido por Kubrick e que conta com uma atuação centrada muito forte e dedicada de Jack Nicholson. É um longa de várias camadas, com muitos simbolismos políticos, sociais, e psicológicos no seu subtexto, então é bem compreensível o fascínio de muitas pessoas por este thriller barroco. Existem inclusive alguns documentários que dissecam com maior profundidade as "charadas visuais" que Kubrick plantou aqui. Então à mim não cabe fazer nenhuma análise super aprofundada sobre as várias temáticas abordadas no filme, e sim um "julgamento", por assim dizer, do trabalho aqui entregue na perspectiva cinematográfica. Dito isso, o fato é que se você for ver O Iluminado meramente como um suspense qualquer sobre a descida de um homem até a loucura, com alguns elementos sobrenaturais no pacote, certamente irá apreciar muito. Agora, como adaptação de uma obra de Stephen King, deixa bastante a desejar, não só diluindo quase que por completo toda a essência do material de origem, como também mudando drasticamente a personalidade dos personagens e alterando a conclusão da estória, uma opção no mínimo desrespeitosa para com o autor que proporcionou a existência do filme, para começo de conversa. E que fique também registrado o inacreditável cinismo de Kubrick, que se utilizou do nome do escritor para promover o filme, mas alterou completamente o material alheio sem dar nenhuma satisfação maior, apenas dizendo que pegou "Um livro de merda e o transformou num grande filme", quando na verdade o que fez foi se aproveitar da obra de outra pessoa para promover suas visões...Mas enfim, falando de forma bem simples, o que o argumento deste filme faz é pegar o miolo de uma estória já existente e usá-la como ponto de partida para montar uma grande alegoria social por baixo da superfície de thriller psicológico. O diretor aqui faz o que já havia realizado com mais sucesso em trabalhos anteriores, que é imprimir suas peculiares concepções intelectuais em uma obra aparentemente convencional em sua estrutura. E sendo mestre das rimas e ritmos visuais, o realizador entrega mais um trabalho sólido na direção, mas que acaba se sabotando pela sua própria mão pesada, com muito do suspense que é bem construído durante toda projeção acabando pelo cansaço ao final, num anti-clímax decepcionante. E embora Jack Nicholson esteja em toda sua glória insana aqui, seus tiques também vão ficando tateantes, e o personagem previsivelmente escrito não ajuda, parecendo, junto com sua coestrela Shirley Duvall um tanto forçado na tentativa de manter o terror constante. O filme teve uma duração inicial de 2h e 20 minutos, e foi editado para pouco mais de 1h e 50, mas ainda sim, a montagem espaçada não melhora as cenas desnecessariamente longas e enfadonhas. Óbvio que a pretensão era ser inquietante e provocativo, mas o resultado acaba soando um tanto indulgente demais, em uma coleção de acontecimentos quase aleatórios e com mensagens para todos os lados, não dizendo a que veio, o que quer ser. Na verdade, acho que nem Kubrick sabia direito o que realmente queria passar aqui, derivando em tamanha demasia do material de origem por pura arrogância que acabou por deixar o próprio filme tão vazio que precisou preenchê-lo de qualquer forma. O que temos por último é uma espécie de "Besta ininteligível"...Mas apesar de todos os problemas, os talentos em sintonia do diretor e ator protagonista ainda garantem um bom entretenimento sendo um filme eficiente tanto para os cinéfilos mais corriqueiros atrás de um bom suspense sobrenatural, quanto para os mais hardcore, pelas várias temáticas sociais/políticas que Kubrick joga. Obra-prima? Longe disso. Ruim? Também óbvio que não. Superestimado? Com certeza. O Iluminado é uma concha de retalhos, uma bagunça organizada interessante de se observar, senão completamente vazia de prazer. Felizmente, Doutor Sono conseguiu arrumar a zorra que esta brincadeira macabra fez na obra de King. Me julguem, mas o filme de Mike Flanagan deixa essa confusão no chinelo.
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 2 de janeiro de 2021
    Gostei do filme, um terror com pouco suspense, um filme sarcástico com toque tipico do Stanley Kubrick o Jack Nicholson da o brilho no filme inteiro, atua muito bem ao ponto de você gostar mais do vilão do que as vitimas (geralmente no filme de terror e o contrario, o que não e um bom sinal). O ator mirim Danny se sai muito bem tal como a atora S.Duvall. Muitas sacadas engraçadas, com certeza um filme de terror mas suspense mediano. Um bom trabalho o filme inteiro brindado com bastante originalidade, sem apelar para efeitos ja manjados da época. Principalmente o maior medo do filme e o tamanho do hotel praticamente horripilante passar as 24h do dia, além dos eventos paranormais que rondam o filme inteiro.
    Leandro.o
    Leandro.o

Enviada em 18 de novembro de 2020
    Está é uma das grandes produções do cinema de terror, não é fiel ao livro,mas é uma adaptação para o cinema então nem deveria ser totalmente fiel mesmo,cenas marcantes,e um terror sem apelação a sustos baratos,o personagem do menino é muito bem trabalhado,enfim um clássico do cinema no gênero terror.
    Fa Waughan
    Fa Waughan

Enviada em 2 de novembro de 2020
    Um clássico do suspense com um bom roteiro e elenco recomendo a todos que gostem desse gênero de terror e suspense 😉🎥👍🏻
    Bernardo G
    Bernardo G

Enviada em 29 de outubro de 2020
    Arrisco a dizer que esse filme para mim é o mais superestimado da história do cinema, não sei como consegui chegar até o final pq sinceramente até a metade eu já tava pensando em desistir. Sem dúvida nenhuma um dos piores filmes que já vi, a única coisa que salva é a atuação do protagonista
    Mateus._.HC
    Mateus._.HC

Enviada em 19 de outubro de 2020
    Eu assisti há alguns meses atrás, muitas pessoas gostaram, agora, particularmente, minha namorada e eu, não achamos tudo isso. É um filme de terror psicológico, achei meio cansativo de assistir. Eu gostei mais do "Dr.Sono" do que do "O Iluminado", se forem assistir ao Doutor, assistam antes esse filme.
    Manuela Souza
    Manuela Souza

Enviada em 28 de agosto de 2020
    É um filme legal mas sem muita emoção, não tem muitas cenas que dão medo (e olha que sou medrosa). É o tipo de filme em que me sinto super deslocada por não achar tão bom quanto todos os críticos afirmam ser. Além disso, o filme não explica nada!! Você passa o filme inteiro sem entender o que estava acontecendo e continua sem entender no final. O filme tem alguns picos de suspense e terror que dão um pouco de emoção, mas conheço vários filmes de suspense muito melhores que não possuem tanto reconhecimento (exemplo: O Sexto Sentido e Os Outros).