O Iluminado
    Você assistiu O Iluminado ?

Miguel 08
    Miguel 08

Enviada em 7 de janeiro de 2022
    Dentre os filmes mais famosinhos e aclamados este é um dos piores que eu já assisti. Historia sem sentido, zero terror com uma pitada bem fraca de suspense. Eu sinceramente nunca vou conseguir compreender como este filme é considerado por muitos como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos
    Lucikelvia
    Lucikelvia

Enviada em 31 de outubro de 2021
    Sinceramente eu esperava muito mais desse filme, achei muito ruim mesmo, eu queria muito gostar dele, mas realmente não deu.
    Dennys R
    Dennys R

Enviada em 17 de agosto de 2021
    Demorei muito para assistir esse filme, é impressionante como a 40 anos conseguiam fazer trabalhos melhores do que muitos que se vê hoje em dia, além do roteiro, outro grande destaque foi a atuação de Jack Nicholson.
    Enviada em 18 de julho de 2021
    Por algum motivo, sempre desviei deste filme, a verdade é que nunca me despertou tanto interesse assim, já vi alguns vídeos sobre e assisti uns trechos aleatórios por acaso ao longo dos anos, mas nunca tive realmente vontade de vê-lo por inteiro. E então saiu o trailer de Doutor Sono e minha curiosidade em ver este tão falado suspense dos anos 80 dirigido pelo icônico Stanley Kubrick estava renovada. O que posso afirmar de antemão é o óbvio : Se trata de um bom filme de suspense magistralmente conduzido por Kubrick e que conta com uma atuação centrada muito forte e dedicada de Jack Nicholson. É um longa de várias camadas, com muitos simbolismos políticos, sociais, e psicológicos no seu subtexto, então é bem compreensível o fascínio de muitas pessoas por este thriller barroco. Existem inclusive alguns documentários que dissecam com maior profundidade as "charadas visuais" que Kubrick plantou aqui. Então à mim não cabe fazer nenhuma análise super aprofundada sobre as várias temáticas abordadas no filme, e sim um "julgamento", por assim dizer, do trabalho aqui entregue na perspectiva cinematográfica. Dito isso, o fato é que se você for ver O Iluminado meramente como um suspense qualquer sobre a descida de um homem até a loucura, com alguns elementos sobrenaturais no pacote, certamente irá apreciar muito. Agora, como adaptação de uma obra de Stephen King, deixa bastante a desejar, não só diluindo quase que por completo toda a essência do material de origem, como também mudando drasticamente a personalidade dos personagens e alterando a conclusão da estória, uma opção no mínimo desrespeitosa para com o autor que proporcionou a existência do filme, para começo de conversa. E que fique também registrado o inacreditável cinismo de Kubrick, que se utilizou do nome do escritor para promover o filme, mas alterou completamente o material alheio sem dar nenhuma satisfação maior, apenas dizendo que pegou "Um livro de merda e o transformou num grande filme", quando na verdade o que fez foi se aproveitar da obra de outra pessoa para promover suas visões...Mas enfim, falando de forma bem simples, o que o argumento deste filme faz é pegar o miolo de uma estória já existente e usá-la como ponto de partida para montar uma grande alegoria social por baixo da superfície de thriller psicológico. O diretor aqui faz o que já havia realizado com mais sucesso em trabalhos anteriores, que é imprimir suas peculiares concepções intelectuais em uma obra aparentemente convencional em sua estrutura. E sendo mestre das rimas e ritmos visuais, o realizador entrega mais um trabalho sólido na direção, mas que acaba se sabotando pela sua própria mão pesada, com muito do suspense que é bem construído durante toda projeção acabando pelo cansaço ao final, num anti-clímax decepcionante. E embora Jack Nicholson esteja em toda sua glória insana aqui, seus tiques também vão ficando tateantes, e o personagem previsivelmente escrito não ajuda, parecendo, junto com sua coestrela Shirley Duvall um tanto forçado na tentativa de manter o terror constante. O filme teve uma duração inicial de 2h e 20 minutos, e foi editado para pouco mais de 1h e 50, mas ainda sim, a montagem espaçada não melhora as cenas desnecessariamente longas e enfadonhas. Óbvio que a pretensão era ser inquietante e provocativo, mas o resultado acaba soando um tanto indulgente demais, em uma coleção de acontecimentos quase aleatórios e com mensagens para todos os lados, não dizendo a que veio, o que quer ser. Na verdade, acho que nem Kubrick sabia direito o que realmente queria passar aqui, derivando em tamanha demasia do material de origem por pura arrogância que acabou por deixar o próprio filme tão vazio que precisou preenchê-lo de qualquer forma. O que temos por último é uma espécie de "Besta ininteligível"...Mas apesar de todos os problemas, os talentos em sintonia do diretor e ator protagonista ainda garantem um bom entretenimento sendo um filme eficiente tanto para os cinéfilos mais corriqueiros atrás de um bom suspense sobrenatural, quanto para os mais hardcore, pelas várias temáticas sociais/políticas que Kubrick joga. Obra-prima? Longe disso. Ruim? Também óbvio que não. Superestimado? Com certeza. O Iluminado é uma concha de retalhos, uma bagunça organizada interessante de se observar, senão completamente vazia de prazer. Felizmente, Doutor Sono conseguiu arrumar a zorra que esta brincadeira macabra fez na obra de King. Me julguem, mas o filme de Mike Flanagan deixa essa confusão no chinelo.
    Ana Francisca Nascimento Biagi
    Ana Francisca Nascimento Biagi

Enviada em 12 de julho de 2021
    O começo entrega um incrível thriller psicológico focado em uma relação familiar conturbada, ainda mais com tão fantásticas atuação e produção. Porém, quando começa a apelar para o sobrenatural se torna simplesmente ridículo.
    Carlos Eduardo Herrera
    Carlos Eduardo Herrera

Enviada em 25 de junho de 2021
    Para péssimo falta muito filme besta grande perda de tempo atuações enfadonhas uma bost@, simplismente não recomendo super caricato a interpretação da atriz principal horrivel parece que esta no inicio de carreira filme superestimado um porreeeeeeee
    Jean Felipe Martignoni
    Jean Felipe Martignoni

Enviada em 17 de junho de 2021
    Um clássico do terror, há falhas no personagem do protagonista Jack que tiram muito do impacto das reviravoltas, há cenas no final que também eliminam a atmosfera de agonia que o filme constrói. Entretanto, no geral, é um dos filmes que te mantém tenso por mais tempo e uma obra prima do cinema de qualquer maneira.
    José Francisco de Oliveira Neto
    José Francisco de Oliveira Neto

Enviada em 30 de abril de 2021
    Ótimo filme. Ele tem um clima especial como é típico dos filmes do Kubrick. Não que eu seja um grande fã deste diretor, que tem um ritmo lento e maluco demais. Mas neste filme caiu muito bem. Achei injusto a atriz Shelley Duvall ser criticada por sua performance. O personagem dela foi o contraponto perfeito pro personagem do Jack Nicholson. Uma mulher muito frágil e meio irritante. spoiler: É curioso perceber, em retrospecto, como os personagens negros, embora ótimos, pareciam reservados para morrer.
    Ludgero B
    Ludgero B

Enviada em 27 de abril de 2021
    Redrum, Redrum , Redrum!!!!!!!!!!!!!!!. Esse é um dos melhores filmes de Stanley Kubrick baseado na obra do mestre Stephen King
    Kursakov Alan
    Kursakov Alan

Enviada em 15 de abril de 2021
    Esse filme é simplesmente maravilhoso, as cores, o jogo de câmeras, a história seria o único ponto deixa um pouco a desejar, restante é sensacional, é um filme muito bom! Porém não recomendo se você não é de apreciar um filme em detalhes, porque realmente a história não é tão boa assim