16 Quadras
    Você assistiu 16 Quadras ?

SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

O diretor Richard Donner volta a navegar em águas conhecidas. Foi ele o criador da dupla de policiais protagonizada por Mel Gibson e Danny Glover em "MÁQUINA MORTÍFERA", um dos maiores fenômenos de bilheteria do cinema em todo o mundo. A diferença é que em "16 QUADRAS", o policial, Jack Mosley (Bruce Willis) está arruinado pela bebida, pela separação da esposa e pela corrupção dentro de sua corporação. Ele leva a vida profissional como um mau funcionário público: empurrando com a barriga. E dá-lhe álcool. Jack é incumbido por um superior a levar um acusado que está preso até o fórum. Eddie (Mos Def) é o presidiário que deve chegar até ás 10 horas para testemunhar no julgamento de um policial. A "ética" da polícia nova-iorquina não permite que alguém possa depor contra a honradez de um policial, por mais desonesto que este possa ser. A situação se torna uma autêntica virada radical na vida de Jack, que ao perceber que os seus colegas de delegacia planejaram "apagar" Eddie, se tornou o guardião do rapaz. As 16 quadras do título é a distância da delegacia até o fórum. Os policiais perseguem Eddie, que tinha um passado que incluía posse ilegal de armas, mas cujo grande sonho era viajar para a distante Seattle, abrir uma confeiteria e conhecer a sua irmã. O delegado Frank Nugent (David Morse em ótima atuação como o policial corrupto) e sua equipe tratam de não dar sossego a Eddie e Jack, ou seja, fazem de tudo para impedir a chegada de ambos ao julgamento. Quem gosta de filmes de ação não vai se decepcionar. A vantagem é que também podemos ver a redenção de um ser humano que vivia e fazia de sua vida um "inferno". No caso a vida do policial Jack Mosley. Por sinal, Bruce Willis já pode ser considerado um especialista em interpretar policiais "disfuncionais". Como afirma o personagem Eddie: "as pessoas podem mudar". Sim, as vezes, isso é até possível, diria eu.