Carandiru
    Você assistiu Carandiru ?

Geverson A.
    Geverson A.

Enviada em 26 de fevereiro de 2024
    "Carandiru" é um daqueles filmes que parece ter todas as peças necessárias para construir uma narrativa poderosa, mas falha miseravelmente em juntá-las de forma coesa e significativa. A direção de Hector Babenco, embora talentosa, parece se perder em meio a uma sucessão de cenas desconexas e personagens mal desenvolvidos, deixando o espectador com a sensação de estar observando um mosaico de histórias sem uma linha condutora clara. Além disso, a abordagem superficial dos temas delicados do sistema prisional brasileiro resulta em uma representação simplista e pouco convincente da realidade, desperdiçando a oportunidade de oferecer uma reflexão genuína sobre as questões sociais e humanas em jogo. Em última análise, "Carandiru" é um exemplo de potencial desperdiçado, uma promessa não cumprida que deixa um gosto amargo de decepção na boca do espectador.
    Rayland Gabriel
    Rayland Gabriel

Enviada em 4 de fevereiro de 2024
    Esse filme é nota dez ,simplesmente um show de atuação , roteiro e direção, sendo superior a muitas obras de Hollywood.
    Para mim um dos melhores filmes da história do cinema nacional.
    Gepeto
    Gepeto

Enviada em 5 de março de 2023
    O filme Carandiru, dirigido por Hector Belenca, e adaptado do livro “Estação Carandiru” do medico Dr. Drauzio Varella, retrata a história do maior centro penitenciário do estado de são Paulo, sendo o foco principal do longa a luta e a divulgação de medidas de prevenções contra a doença da AIDS, doença que havia se multiplicado nos presídios do país.
    Em torno da doença, o longa vai apresentando a história de cada personagem minuciosamente, mostrando o lado humano que cada preso continha antes de cair atrás das grades. De certa forma, um lado menos agressivo, e civil de todos que ali se encontravam. O entrevistador era um médico, no qual os presos obtinham uma confiança e por ali compartilhavam detalhes de sua vida antes do crime.
    A história se passa em totalidade dentro do presidio, demonstrando em detalhes a vida em cárcere e as dificuldades que o sistema prisional enfrenta, como a hiper lotação, a violência entre facções, o autoritarismo do estado em face daqueles que por ali estão.
    O filme ainda conta com cenas fortes e impactantes, e o que piora - por se tratar de uma história baseada em fatos reais - a direção não deixa a desejar diante esse aspecto, oferecendo uma realidade do que de fato ocorreu em meados dos anos 90.
    Nas cenas finais, ocorre o acontecimento mais trágico do filme e que comoveu o pais inteiro, o massacre do Carandiru. Após rebeliões internas de presos, inconformados com a inercia do sistema e com a disputa acirrada entre as facções, o choque do estado de são Paulo precisou ser convocado para apaziguar os ânimos dentro da cadeia.
    Porém, o que ocorreu foi diferente do esperado, naquele fatídico dia, a tropa policial não se contentou em acalmar os ânimos, mas sim foi livre e exclusivamente para assassinar os detentos a sangue frio. Nem me cabe dizer que essa não é uma função da polícia, onde o seu dever principal é prender, e não matar.
    Foram assassinados 111 (número extremamente suspeito) presos e inúmeros com ferimentos. Os que se salvaram conseguiram contar a história desse evento tão marcante anos após, porém com o trauma entalado na garganta. O Carandiru foi demolido em 2002, ficando no local somente as histórias dos presos que por ali viveram.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 17 de junho de 2022
    Carandiru

"Carandiru" foi lançado em 2003, escrito, produzido e dirigido por Héctor Babenco (além de contar com Victor Navas e Fernando Bonassi como roteiristas). O longa é uma superprodução baseada no livro 'Estação Carandiru', do médico Drauzio Varella, onde ele narra suas experiências com a dura realidade dos presídios brasileiros em um trabalho de prevenção à AIDS realizado na Casa de Detenção de São Paulo.

"Carandiru" é um filme muito importante dentro do cenário das detenções brasileiras, de muita relevância para o cinema nacional, pois o longa foi baseado em histórias reais, nos retratando a realidade crua dos presídios brasileiros. Mesmo não sabendo da veracidade dos fatos apresentados, ainda assim podíamos vivenciar algumas das histórias dos detentos do presídio, o dia a dia de cada detento, pois o filme foi construído e rodado na própria prisão e usando muitos prisioneiros reais como atores. De fato é uma produção que traz uma representatividade de um fator histórico para o país.

Héctor Babenco (falecido em Julho de 2016) foi um grande cineasta argentino naturalizado brasileiro. Dono de grandes obras como "Pixote", "Brincando nos Campos do Senhor", além de "O Beijo da Mulher Aranha", pelo qual recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Diretor em 1986. Babenco chegou a se impressionar com às filmagens do longa e a afirmar que "Carandiru" era o filme mais realista que ele já fez, muito por contar com um novo tipo de realismo brasileiro inspirado no cinema moderno, por retratar um foco na realidade vivida naquele presídio, sendo muita das vezes considerado como um local inóspito, além, é claro, às inspirações vindas das memórias do livro de Drauzio Varella, sobre suas histórias de crime, vingança, amor e amizade vivenciadas ao longo dos mais de 12 anos em que trabalhou na Casa de Detenção de São Paulo.

"Carandiru" pode ser descrito como um docudrama ou como um testemunho dos prisioneiros locais, e nesse quesito eu considero um grande acerto do roteiro, pois de fato temos a história do que se passa dentro do maior presídio da América Latina, nos evidenciando como aquele local chegou a abrigar mais de oito mil presos. Por outro lado o roteiro sai da prisão ao nos relatar às história de alguns detentos sendo contadas diretamente para o Dr. Drauzio (Luiz Carlos Vasconcelos). Eu achei uma grande sacada do roteiro em unir ambas às partes, pois dessa forma o filme não pesou e teve uma grande suavizada em não focar apenas nos acontecimentos dentro do presídio - nota 10 para o roteiro!

De fato temos uma certa humanização por parte dos prisioneiros ao contarem suas histórias para nós, o que nos leva a verdadeira revolta ao presenciarmos o último ato do filme. Por sinal a melhor parte de todo o filme, pois a história culmina com o massacre de 2 de outubro de 1992 ocorrido no local, onde 111 prisioneiros foram mortos pela polícia. A rebelião teve início com uma briga de presos no Pavilhão 9 durante uma partida de futebol dos detentos. A intervenção da Polícia Militar, liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães, tinha como justificativa acalmar a rebelião no local. Bem, eu realmente não sei a veracidade dos fatos apresentados pelo filme, mas ao que pude notar, a intervenção policial foi feita de forma totalmente cruel, impiedosa e desumana, o que torna a revolta e o massacre do Carandiru ainda mais dolorosos aos olhos do público.
    Após o massacre, o Carandiru passou pelo processo de desativação que culminou com a implosão de dois pavilhões do complexo no dia 9 de dezembro de 2002. Em julho de 2005, mais três pavilhões foram demolidos e no local foi construído o Parque da Juventude.

O elenco de "Carandiru" é absurdo, uma verdadeira obra-prima nacional!
    Temos 3 atuações fantásticas que valem muito a pena serem exaltadas: Lázaro Ramos como Ezequiel, Milhem Cortaz como Peixeira e Wagner Moura como Zico. Atuações fortes, difíceis, arrojadas, compenetradas, impetuosas, uma verdadeira aula de cinema e de atuação, daquelas do mais alto escalão pra nenhum hollywoodiano colocar defeito.
    Completando o elenco com o ator Luiz Carlos Vasconcelos como o Dr. Drauzio Varella, que vivenciou e dedicou grande parte da sua vida ao complexo penitenciário do Carandiru.
    Rodrigo Santoro em um personagem incrível, fantástico, que marcou toda a sua carreira, pois de fato fazer a Lady Di não era fácil, mas ele realmente nos impressionou e nos simpatizou com uma atuação estupenda.
    O saudoso Milton Gonçalves, que deu vida ao velho Chico, também se destacando como um personagem que criamos empatia instantaneamente.
    O jovem Caio Blat (ainda com cara de menino) deu vida ao Deusdete, personagem que começa morno e cresce com o desenrolar da trama.
    O sempre simpático Ailton Graça, que fez o grande garanhão, sempre atuando de forma leve e extrovertida.
    Gero Camilo, o Sem Chance, outro personagem que simpatizamos instantaneamente, principalmente ao contracenar com Rodrigo Santoro.
    Ainda tivemos a participação do saudoso Rapper Sabotage como Fuinha, sendo este o seu último filme, pois ele foi assassinado ainda antes do lançamento de "Carandiru" nos cinemas.

"Carandiru" é uma verdadeira obra-prima do cinema nacional, fez um sucesso estrondoso em sua época de lançamento, foi o 4º filme mais visto em 2003 no Brasil, tendo levado milhões de pessoas aos cinemas. "Carandiru" fez tanto sucesso que gerou uma série de TV, exibida em 2005, chamada "Carandiru - Outras Histórias". Os episódios narravam fatos anteriores aos exibidos no filme. De fato o longa de Héctor Babenco é muito bem dirigido, muito bem atuado, tem um roteiro fantástico, uma trilha sonora competente, uma fotografia bem destacada e uma direção de arte absurda.

"Carandiru" foi o melhor filme nacional que eu tive o prazer de assistir no cinema. Uma verdadeira aula histórica do cinema brasileiro, pois é completamente impossível falar de cinema nacional sem falar de "Carandiru". Um filme muito respeitado mundo afora, muito bem recebido pela crítica estrangeira, que ainda termina de forma catártica ao nos relatar as cenas reais da demolição da penitenciária.

"Carandiru" está entre os melhores filmes nacionais de todos os tempos. O longa pode não ser considerado uma obra-prima da história dos cinemas mundiais, mas com certeza é uma obra-prima do cinema nacional. [16/06/2022]
    Lucas
    Lucas

Enviada em 1 de setembro de 2021
    Filme superestimado demais Hector Babenco ainda não aprendeu que close tem seu limite o filme já por si só é um tema claustrofóbico (cadeia) e quando tem algumas gravações fora do Carandiru são curtas e cheias de close, close e mais close a única chance de mostrar algo fora do Carandiru ele vai lá mais close PQP isso foi o que mais me irritou entre outras coisas além de ser arrastado e monótono enfim mais um filme com selo Hector Babenco.

Enviada em 1 de setembro de 2021
    Héctor Babenco dar um show de direção num filme forte e cheio de energia. Um filme que merecia ser mais lembrado e também mais falado entre críticos de cinema.
    Cid V
    Cid V

Enviada em 29 de setembro de 2020
    Médico (Vasconcelos) passa a trabalhar no presídio de Carandiru e começa a escutar as narrativas mais diferentes que levaram os criminosos ao cárcere. Após um período de adaptação, tanto do médico com relação ao presídio como dos prisioneiros com relação ao médico, o médico consegue implantar algumas medidas mínimas de higiene, tendo como foco principal deter a disseminação do HIV em seu elevado índice junto a população do presídio. Após uma partida de futebol, o enfrentamento entre grupos rivais põe em risco cotidiano da prisão e se transforma numa rebelião, tendo como reação o massacre que resulta em 116 mortes.

Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2020/09/filme-do-dia-carandiru-2003-hector.html
    Ronald Ferreira
    Ronald Ferreira

Enviada em 8 de abril de 2020
    Primeiramente que sinopse é essa ( Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.) Mais sobre o filme é bom sim
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 22 de setembro de 2015
    História muito bem contada com um grande elenco. Recomendo!
    Harisson G.
    Harisson G.

Enviada em 9 de janeiro de 2014
    Um dos poucos filmes brasileiros que achei bom. As atuações fantásticas torna tudo muito real, o roteiro é pesado e muito bom, cenário perfeito e as histórias dos presidiários é bastante emocionante e chocante. Demonstra a pura realidade que acontece no sistema carcerário. É mais chocante por que você sabe que é uma história real. Recomendo.