Má Educação
    Você assistiu Má Educação ?

Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 17 de março de 2013
    Meu segundo filme favorito do Almodóvar. Poucas vezes ele conseguiu atingir o que sempre tentou, e nesse filme foi uma delas. Uma profusão de histórias envolventes, sensuais, sexuais, comportamentais, relacionamentos pessoais ou não, tudo isso colocado em tela, sem pudores, sem medo, no melhor estilo de seu diretor. E que atores! Estão todos magníficos. É bom também salientar a fotografia do filme, cuidadosamente manipulada pra criar, quadro a quadro, cenas plasticamente lindíssimas graças à mise-en-scene espetacular do cineasta. E poucas vezes uma frase final foi tão misteriosamente enigmática e reveladora ao mesmo tempo, e embora Almodóvar negar, fica a dúvida: até que ponto essa história poderia ser auto-biográfica?
    roberto mauro zebral da silva
    roberto mauro zebral da silva

Sinceramente? Sinceramente? Não considero o Almodóvar um cineasta de ponta. Apenas regular. Acho o Almodóvar exagerado. Mas essa é uma característica do cinema espanhol, ser "caliente". Considero o melhor trabalho do Almodóvar o "Fale com ela". Neste filme em questão (Má educação), novamente o cineasta coloca a sexualidade bem colorida como ponto chave do filme. É um cinema europeu, mas exagerado, bem diferente de um "Bergman", "Antonioni", "Zurlini", "Visconti", etc. Com o Almodóvar dá apenas para se divertir um pouco. Acho que ele é apenas razoável.
    Jéssica F.
    Jéssica F.

Enviada em 2 de março de 2012
    Primeiro filme do Almodóvar que assisto, confesso que atéo meio do filme, o exagero e o impacto de algumas cenas não estavam me agradando, mas a atuação do Gael já tinha prendido totalmente minha atenção. Ao dar suas reviravoltas o filme já foi me consquitando ee dai pro final, fquei só admirando espetáculo, de cores e belas atuações. O filme é realmente um choque,muito bom .
    Rodrigo
    Rodrigo

O filme é ótimo e a homossexualidade,penso eu, nunca foi visualizada de tal maneira antes no cinema.Me enoja comentários machistas aqui expostos, pois apesar de não ser gay e nem idolatrar Almodovar, gostei muito da abordagem, também, da homossexualidade.
    Luis Claudio Leon
    Luis Claudio Leon

"La Mala Educación" me surpreendeu muito. Mostra uma realidade direta, fria, mais ao mesmo tempo com humor. Almodóvar escolheu muito bem Gael Garcia Bernal, ator em em plena expansão profissional!
    Maurício
    Maurício

O filme tem muito mais polêmica do que qualidade. É um bom filme, mas longe de ter alguma fabulosidade. Acredito que tenha tido tanto sucesso com a crítica mais pelo nome Pedro Alomodovar do que pelo próprio filme.
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR
    SERGIO LUIZ DOS SANTOS PRIOR

"Má educação", de Pedro Almodóvar, pode ser encontrado na videolocadora de sua preferência. O enfant terrible do cinema espanhol volta a chocar e a visitar a alma feminina. Mesmo que isso se dê através de personagens masculinos. Ao que parece há um tom autobiográfico, o que fica quase explícito através do personagem Enrique Goded (Fele Martinez), um jovem diretor de cinema que vive uma crise criativa. Aliás, a escolha do nome Goded deve ser uma homenagem a Godard, o famoso diretor francês. Há uma mostra de "film noir", que o sr. Berenguer (Lluís Homar) e Angel (Gael Garcia Bernal), vão assistir numa certa altura do filme. As referências aos franceses não são tão poucas assim. Voltando ao enredo, o diretor Goded recebe a visita inesperada de um antigo colega de escola jesuíta, Ignacio, que agora prefere ser chamado de Angel. Ele é ator, protagonizou grandes personagens no teatro, com o grupo Besouro, e, o que é mais importante, trouxe uma espécie de roteiro cinematográfico chamado de "A visita", que retrata os anos de infância e adolescência. A princípio Goded não se mostrou muito interessado, porém, ao ler "A visita" relembra o seu passado, além de ver todo o potencial cinematográfico que o roteiro oferece. Dois alunos de um colégio jesuíta, Goded e Ignacio, se apaixonam na época da escola. O padre Manolo (Daniel Gimenez Cacho) decide pela expulsão de Ignacio da escola, pois ele nutria uma paixão por Ignacio. Este era um garoto que se sobressaia em relação aos demais por cantar como um anjo. Anos mais tarde Ignacio se torna um travesti viciado em drogas injetáveis, que vê como a única solução para os seus problemas financeiros chantagear os padres da sua antiga escola. Eis que o chantageado, um ex-padre, agora casado, "homem honrado e de família", é o sr. Berenguer, que acaba se apaixonando pelo irmão de Ignacio. Pelo número de vezes que eu escrevi a palavra paixão, é fácil perceber que este é o tema central do filme. Não importa se ela é homossexual, se é a atração pedófila de padres por crianças, se é a paixão de um cineasta pela sua arte. É essa a força motriz do cinema de Pedro Almodóvar, ou seria Enrique Goded? Está longe de ser a mais seminal obra do diretor (Fale come ela; A flor do meu segredo; Tudo sobre minha mãe são filmes muito superiores a este "Má educação", que retrata a sua geração, fortemente reprimida pelos padres educadores. As cenas de sexo entre os protagonistas devem gerar um certo grau de desconforto para muita gente. A atuação de Gael Garcia Bernal é espetacular, principalmente quando vivencia o travesti Zahara. Não podemos esquecer a atuação de Lluís Homar. Não confundam querer chocar, que não é o objetivo de Almodóvar atualmente, com mostrar as origens de nossas paixões, este sim seu alvo final.
    André Araujo
    André Araujo

Difícil ser o Almodóvar. Vendo as notas baixas e os "porquês" levantados pelos internautas, vemos o quanto a audiência do cinema é mal preparada. Almodóvar parece ser refém dele mesmo, condenado a se auto-referenciar o resto da carreira. Má educação é um filme magnífico, que incomoda pela carga erótica, que, se tratasse de um casal convencional, passaria despercebido.
    Fernando
    Fernando

Simplesmente INSANO!! Muito bem filmado, com um roteiro excelente, com uma trilha sonora perfeita e é claro, com muitas cores quentes, vibrantes. Realmente Almodovar que já havia se consagrado anteriormente, este filme não sobra dúvidas. Um dos maiores nomes da atualidade.
    Luiz
    Luiz

Genial. Como sempre os filmes de Almodóvar retratanto de forma até mesmo bem humorada a sordidez humana. só mesmo sendo fã deste diretor para entender sua sutileza...Muito bom.