O Último Samurai
    1957 notas
    Você assistiu O Último Samurai ?

Rafael S.
    Rafael S.

Enviada em 29 de junho de 2017
    Quando me deparei com a capa do filme eu já achei que seria mais um daqueles "Whitewashing" Hollywoodiano, mas, felizmente, me enganei. Logo de cara nos deparamos com o protagonista Cap. Nathan Algren (Tom Cruise), um veterano de Guerra Civil Americana que vive atormentado pelas barbáries e o genocídio que participou contra os povos indígenas americanos, onde é convidado pelo seu ex-comandante a treinar as novas tropas imperiais do Japão durante a restauração Meiji. Motivado pelo dinheiro já que não há muita perspectiva de vida além da guerra, ele parte para a terra do Sol Nascente para fazer o que sabe de melhor.

No primeiro e prematuro embate contra o líder rebelde Katsumoto (Ken Watanabe), as tropas imperiais são completamente destruída e Algren é capturado pelos samurai. O choque cultural é a parte realmente interessante do filme, a sensibilidade com que é lidado toda uma cultura milenar de disciplina e honra contra os vícios e a depressão do protagonista é incrível, tornando-se uma experiência autêntica para aqueles que não estão familiarizado com a cultura japonesa e, claro, para aqueles que são também.

Com um show de fotografia e um elenco de qualidade. O Último Samurai demonstra que, por mais clichê que o roteiro seja, o filme gira em torno de detalhes nunca tão bem retratado no ocidente sobre uma cultura riquíssima que ainda é molde de um povo apesar do tempo.
    Kaylon H.
    Kaylon H.

Enviada em 29 de abril de 2017
    Um filme extremamente detalhado, e bem feito, mais do que merece a nota:

A abordagem da filosofia samurai, junto com sua honra e visões sobre o o mundo/morte/vida, que entra em conflito com o triste passado do protagonista, deixou único a transmissão de sensações, com ose você percebesse a dificuldade do personagem, Atores muito bons, que demonstraram a cada, "faceta" um aglomerado de emoções... Vulgo: Imperador, Nathan e a esposa do samurai que ele matou.
    As trilhas sonoras estão ótimas, como esperado de Hans Zimmer.
    A qualidade das fotografias, e o detalhamento do estilo samurai (atualmente kendo) armaduras... muito bem feitos, não ficando para trás os ingleses.

Uma pequena discussão sobre algumas cenas o filme:
    [/spoiler] Cada cena dele com a Taka, é realmente melancólica e me deixou sempre impaciente (incrivelmente de uma forma boa) a relação entre eles, que muitas vezes não ficava explicita, era simplesmente uma cereja pro começo meio "confuso" do filme.

O aspecto que trabalharam o Suicídio dos samurais também foi incrível, tanto no começo do filme onde o general, por livre e espontânea vontade resolve se suicidar, tanto quando o líder da aldeia, no final do filme, pede para Nathan o deixar morrer com honra. Tanto que o mesmo deixa claro que o faria de bom grado se o imperador o desejase n ofinal do filme

Mas a melhor parte é agora: Vamos falar do Imperador. O personagem mais "obscuro" e mais dificil de se entender de todo o filme, pra min, ele é um bom imperador, mas muito jovem pro fardo que têm de carregar, tanto que sua falta de sabedoria muitas vezes, o deixa confuso com que decisão tomar no filme.
    Ele resolveu assinar acordos com a America, para tentar como ele mesmo disse... fazer um país moderno, pois ele sabia ( e olha que eu não duvido daqueles conselheiros dele terem enchido a cabeça dele com isso ) que a tecnologia podia ajudar o japão e muito, e e melhorar o "status de vida" dos japoneses. Mas ele não tinha ideia do preço que estaria pagando se sacrificasse toda cultura japonesa por isso.
    No final ele até se arrepende d solta a seguinte frase "Não podemos esquecer quem nós somos" Pra mim a melhor cena do filme... PERFECT
    O imperador não odiava os samurais, na verdade sentia um grande respeito por eles, ele queria o bem pros japoneses... mas talvez eles não estivessem prontos? Essa fica pra você decidir.

Outro personagem marcante... foi aquele "capitão" não lembro, com um bigode, muito estiloso por sinal. Que acompanhou Nathan desde o começo do filme praticamente, tendo recuado para linha de trás enquanto Nathan atrasava os samurais.
    Toda cena ele mostrava uma honra enorme, e um respeito muito grande por Nathan, protagonizando por isso no final do filme, uma das melhores cenas, onde ele se curva, e todo o exercito faz o mesmo, em respeito a honra dos samurais derrotados.[/spoiler]

Bom é isso, o Filme tem 10 comigo ( ou 5 estrelas se preferir ), dá pra aprender muito moralmente com esse filme. Onde o que mais me agradou foram os personagens

Trilha sonora: Excelente
    História: Badass
    Moral/Filosofia etc. da história: Fatality
    Personagens: 10/10 "é realmente"
    Arte (estilo das armaduras, katanas america etc...): Excelente

Nota do filme: GODLIKE
    Asia Mundi
    Asia Mundi

Enviada em 7 de agosto de 2016
    Para muitas pessoas, a cultura japonesa é um enorme mistério, mesmo hoje em dia com a globalização, por isso, o grande mérito de “O Último Samurai” é tentar mostrar como funciona essa sociedade tão complexa, usando como base o rígido código dos samurais.

O filme é uma superprodução estrelada por Tom Cruise, que vive o Capitão Nathan Algren.Ele é um homem que vive torturado por um profundo sentimwnto de culpa, após ter massacrado uma tribo indígena durante a Guerra da Secessão, que recorre ao álcool na tentativa de esquecer as atrocidades que cometeu.Ao receber uma proposta de ensinar os soldados japoneses a manejar armas de fogo ele parte em direção ao Japão, que vive um momento caótico:de um lado, pessoas lutam para manter as tradições e de outro, aquelas que querem a modernidade ocidental.E há também um terceiro grupo, o de samurais rebeldes que são contra toda e qualquer ocidentalização do país.

Ele acaba sendo capturado pelos samurais, que são liderados por Katsumoto (Ken Watanabe), e em seu “cativeiro” acaba aprendendo o que significam os valores desse povo,a importância da honra, que os samurais querem preservar a todo custo.

A reconstituição de época do filme é simplesmente impecável.Além disso, sabe explorar muito bem as lindas paisagens japonesas, que sempre dão um ar grandioso a qualquer cena.Outro detalhe que achei muito importante é o fato de todos os personagens japoneses, falarem apenas em japonês quando estão sozinhos entre si.Parece ser óbvio, mas Hollywood geralmente utiliza o recurso de estrangeiros falando inglês com sotaque, o que não o menor cabimento.Já a trilha sonora, apesar de grandiosa, como a maioria dos filmes épicos hollywoodianos, falha ao não utilizar nenhuma música tipicamente japonesa.

As atuações são ótimas, com destaque para Ken Watanabe, com sua interpretação contida e ao mesmo tempo vigorosa.A atuação de Tom Cruise também está ótima, na minha sincera opinião, ele é um bom ator, mas nunca foi reconhecido por puro preconceito.Infelizmente nos momentos finais, o filme embarca no maniqueísmo barato de Hollywood, e cai em um melodrama barato, que pode decepcionar algumas pessoas:
    spoiler:
    Como assim , embaixo daquela saraivada de balas, simplesmente todos os personagens japoneses morrem, mas o único ocidental permanence vivo e sem nenhum arranhão?Pelo visto,balas de metralhadora não atingem atros de Hollywood. spoiler:

De um modo geral o filme vale a pena, não somente pela sua enorme qualidade técnica, mas pelo bom roteiro e personagens carismáticos e por nos fazer refletir sobre tudo que os orientais prezam tanto até os dias atuais: coragem, integridade, lealdade, disciplina e, principalmente, honra.

AVISO:Encontrei o filme apenas na versão dublada, mas nos momentos em que os atores falam japonês, eles não foram dublados e nem há legendas.Então o jeito foi anexar uma legenda em português, mesmo com o filme dublado.Eu sei que incomoda um pouco, mas foi a solução que encontrei.
    Kaio R.
    Kaio R.

Enviada em 29 de maio de 2016
    esse filme é uma porcaria não tem um título chamativo ou muito menos interessante de se assistir. eu fue obrigado a assistir essa porcaria de filme velho.
    Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 9 de dezembro de 2015
    Para quem gosta de épicos e filmes de guerra com samurais é obrigatório a assistir este filme.

É um filmaço, spoiler: embora tenho um desfecho meio triste, mas vale conferir até o final!
    Danilo A.
    Danilo A.

Enviada em 3 de outubro de 2015
    O filme é incrível! Simplesmente perfeito. Sem mais.
    Tommy H.
    Tommy H.

Enviada em 28 de setembro de 2015
    Excelente filme! Sem dúvida um dos melhores que já assisti.
    Kauhê R.
    Kauhê R.

Enviada em 16 de junho de 2015
    Eu gostei desse filme pela ótima arte e cenas incríveis ,e também por não ter muitos filmes com uma boa qualidade como esse ,sobre samurais para assistir.
    Renato M.
    Renato M.

Enviada em 17 de maio de 2015
    - Acredita que um homem pode mudar o seu destino?
    - Acho que um homem faz o que pode, até o destino se revelar
    Enviada em 11 de dezembro de 2014
    As histórias orientais chamam bastante atenção,e contendo um roteiro diferenciado,a história contida em O Último Samurai chama atenção da forma que é conduzida,e colocada em prática.Mesmo o filme sendo bastante esticado,Edward Zwick consegue manter o ritmo em quase todo o filme.A história sendo contada na época antiga traz personagens e figurino que enche os olhos.Tom Cruise vive um personagem bem diferente do que ele estava acostumado a viver,ao lado de um bom elenco,e da boa direção de Zwick,O Último Samurai começa e termina com um mesmo padrão...