Quem conhece a história de vida de Sylvester Stallone, sabe que ela se mistura bastante com a de Rocky Balboa. Os dois lutaram bastante para conquistar seus sonhos e objetivos. Stallone, pode não ser um ator tão prestigiado como Tom Hanks, Brad Pit ou Leonardo Dicaprio, entretanto, a entrega que ele faz ao personagem é tão grande que não da para imaginar outro ator estrelando esse papel.
Rocky, um Lutador foi um filme muito marcante para sua época. Concorreu a 10 indicações ao Oscar e ganhou 3. Então por que não fazer uma sequencia? Rocky 2 - A Revanche, poderia ser só um filme para arrecadar dinheiro devido ao sucesso de bilheteria do primeiro longa, no entanto, ele foi além. O segundo filme da franquia é tão bom quanto o primeiro.
A história começa onde o primeiro termina. Isso me chamou muita atenção, porque ao invés de começar o filme com um salto no tempo, ele começou com as ultimas cenas do primeiro filme, dando uma continuação perfeita para a história. Acho que muitas franquias podiam fazer algo parecido, como uma pequena recapitulação dos detalhes mais importantes, porque você vê como as coisas se encaixam e o filme acaba fazendo muito mais sentido.
Rocky Balboa (Stallone), apanhou tanto na luta contra Apollo (Carl Weathers) que seu olho perdeu a visão periférica e ele foi aconselhado pelos médicos a parar de lutar. No meio disso tudo ele se casa com Adrian (Thalia Shire) e ela fica grávida. Já Apollo, recebe várias cartas de pessoas o criticando por achar que a luta foi comprada em razão dele ter ganho por diferença de pontos. Ele está disposto a provar que Rocky só teve sorte e resolve desafiá-lo novamente para uma luta. Sem conseguir um bom emprego, e com a esposa esperando um filho, Rocky não vê escolha e aceita o desafio novamente.
Gostei da evolução dos personagens. Paullie (Burt Young) mostrou ser um cara bom apesar de ser um homem bem difícil de se lidar e que só se mete em confusão. Mickey (Burgess Meredith), seu treinador mostra o quanto se importa com Rocky, o tratando quase como um filho. Adrian, de simples tímida, se transformou numa mulher que sabe o que quer e que se preocupa bastante com o marido voltando a lutar.
Roteiro fantástico escrito por Stallone, que ficou também com a função de dirigir o filme. Trilha sonora maravilhosa que se encaixa perfeitamente com as cenas do filme. Recomendo para qualquer amante da sétima arte.