A Viagem de Chihiro
    4,6
    Você assistiu A Viagem de Chihiro ?

anti herói
    anti herói

Enviada em 9 de março de 2020
    [CRÍTICA COM SPOILER!!]

A Viagem de Chihiro (Spirited Away), sem dúvidas, é uma grande experiência para quem quer conhecer uma expressão do processo de transição da infância para o amadurecimento. O filme aborda essa transição partindo do ponto de vista de Chihiro, ou seja, daquela é que agente desse processo, trazendo ao espectador a perspectiva não daquele que já é maduro e quer explicar o assunto, como se fosse um livro sobre psicologia infantil, por exemplo, mas sim de uma perspectiva que mostra as conseqüências dessa transição na própria criança.
    Chihiro é mostrada no início do filme como uma menina mimada e que reclama de praticamente tudo. Reclama do fato de ter de mudar de cidade e escola e do fato de a flor que queria dar a uma amiga murcha no meio do caminho (o que, aliás, foi uma irresponsabilidade da própria garota). Nessa primeira metade do filme, Chihiro é, basicamente, a menina que arranja conflito com o mundo inteiro por motivos fúteis. Com o desenrolar dos próximos fatos, onde seus pais viram porcos e a região dos restaurantes começa a ser habitada por fantasmas e criaturas sobrenaturais, é como se o mundo tivesse o esforço de desafiar Chihiro a sair da situação de onde está, e é mais ou menos isso que umas das mensagens do filme: O mundo é um lugar onde estará quase indiferente ou até contra você.
    A garota, para sobreviver, necessita arranjar um trabalho junto com os outros membros do conjunto, que têm uma fascinação por ouro. Apenas nessa pequena descrição, é possível criar analogias no mundo real capitalista sobre trabalho e ganância, principalmente vindos de Yubaba, a líder de toda essa sociedade que é caracterizado no filme como uma chefa autoritária e manipuladora. Yubaba, que representa os patrões, os políticos e todos aqueles que exploram por dinheiro e lucro, mostra sua insanidade “roubando” o nome de Chihiro, retirando algumas letras em kanji (caractere japonês) e transformando-o em Sen. O nome “Chihiro” é formado pelos kanji das palavras “mil” e “procurar”, ou seja, aquele que é grande numericamente, mas também grande espiritualmente, enquanto “Sen”, nome imposto por Yubaba, é formado apenas pelo kanji de “mil”, ou seja, Chihiro é transformada em um simples número. Entretanto, o mais interessante referente à Yubaba é que a personagem, não necessariamente, é retratada como personagem maligna, mesmo representando características de arquétipos de vilões de animações ocidentais, como a Disney. Em alguns momentos, ela ajuda os funcionários em alguns trabalhos mais árduos da casa de banho, como no incidente do “espírito de fedor” onde ela motivou Chihiro/Sen a atender o cliente. A criação de uma antagonista que não seja totalmente má, além de se distanciar dos clichês das animações, como dito anteriormente, torna Yubaba uma personagem mais humanizada.
    Tendo em conta todas as dificuldades que sofreu na sua jornada, que foram essenciais no seu processo de amadurecimento, que não é demonstrado como “oposição à infância” em nenhum momento, vários elementos que aparecem na obra, principalmente no meio-final do filme, remetem a memória e a nostalgia da infância que não foi valorizada por Chihiro no começo do filme. O laço de cabelo que Zebira entregou para a garota, tecido por Sem-Rosto, é um desses elementos. Esse laço, que segundo Zebira protegerá Chihiro de todo o mal, transforma o valor ligado ao lucro e ao financeiro que o bem material tem no mundo capitalista em um valor emocional, onde, nesse ponto, que reconhecer a importância dos valores emocionais e sentimentais ao invés, exclusivamente, dos valores materiais, é também parte do amadurecimento do indivíduo.
    A Viagem de Chihiro é, sem dúvidas, um dos melhores filmes de Hayao Miyazaki. Chihiro não é mostrada como, simplesmente, um agente passivo que apenas observa o mundo acontecer a sua volta, como muitas vezes é representada a infância, mas também um agente que é parte do mundo, que também têm a capacidade de construir coisas novas no mundo e que, também, sofre as conseqüências de suas ações, pois a criança também é parte do mundo. Como dizia a música de Arnaldo Antunes: “Saiba, todo mundo já foi neném/Einstein, Freud e Platão também/Hitler, Bush e Saddam Hussein/Quem tem grana e quem não tem.”
    Gabrielle S
    Gabrielle S

Enviada em 28 de outubro de 2019
    Muito bom ele e maravilhoso os detalhes e arte de fundo o enredo e narrativa cativante o desenvolvimento dos personagens e o desenrolar da história emocionante a cada cena!!!
    Enviada em 24 de outubro de 2019
    Como é de praxe do cinema de Miyazaki, A Viagem de Chihiro é uma belíssima animação que conta uma estória criativa cheia de aspectos surrealistas baseados em mitologias da cultura asiática, em especial japonesa. Um conto realmente fascinante sobre espiritualidade, ganância, a importância das palavras, e, principalmente, o poder da memória afetiva. Após assisti-lo, é impossível não ficar um pouco mais curioso com o mundo ao redor. Dito isto, este é sem dúvidas um filme muito fácil de se gostar, assim como todos os outros do Studio Ghibli, e, apesar de ser desnecessariamente longo e carecer de uma trama central tão interessante quanto todo o mundo construído ao redor dela(Chihiro é uma protagonista carismática, ao menos), ''Spirited Away'' é um clássico contemporâneo do gênero, uma conferida praticamente obrigatória para fãs do cinema de Miyazaki. Sim, não é o melhor do realizador, e na essência é só mais um conto de ''criança perdida que precisa achar o caminho para casa'', mas o visual criativo e mundo apresentado fazem valer muito apena. NOTA : 8.0 / 10
    Everton D
    Everton D

Enviada em 24 de agosto de 2019
    Gabriela S
    Gabriela S

Enviada em 10 de maio de 2019
    Um filme realmente muito bem feito, sua história foi muito bem pensada, assisti várias vezes mais a cada vez que repito reparo em algo diferente que me faz gostar mais ainda! Pena n ter a volta da Chihiro mais bastou só o primeiro para me apaixonar pela fofa da Chihiro e o fofo do Haku! 💞💞 é incrível o jeito q é utilizado os dois mundos (humano e espiritual)! 💯❤ spoiler:
    Juan B
    Juan B

Enviada em 31 de março de 2019
    Sinceramente achei o filme uma bosta.
    Pode até ser que seja legal e curioso pra crianças e adolescentes.
    Mas pra nós adultos que já estamos calejados de tantos filmes de crítica social muito superiores a esse que não ficam tão famosos quanto, é uma baita bosta. Não dá pra entender como isso ganha oscar e fica famoso ainda.
    Não tem emoção, nem no momento que os pais se tornam porcos, nem depois no momento do reencontro.
    spoiler: O "amor" dela no mundo era um Rio que ela caiu e se salvou? E aquele ainda vamos no encontrar no fim? Só se ela for nadar lá né? Francamente. Várias criaturas non-sense sem explicação. O sem rosto é o que afinal e pq não podem entrar no hotel mas circulam livremente por lá? Muita coisa criada sem a necessidade de explicação, o autor simplesmente empurrou com a barriga vários elementos que não tem explicação, criou uma história de roteiro muito fraco, que no início parecia uma tentativa de imitar "Alice no País das Maravilhas", durante vai se perdendo em seu intuito, começa a vomitar "criticas sociais" que não se encaixam no roteiro e por fim finaliza parecendo que querem acabar com o filme logo pra não ficar muito grande, rapidamente resolve todos os problemas de Chihiro e a libera para ir pra casa. Nota 5/10, preferia não ter perdido meu tempo assistindo.
    SAMUEL L.
    SAMUEL L.

Enviada em 26 de fevereiro de 2019
    1.Uns dos 05 melhores filme que já assistir na vida.
    2. A Viagem de Chihiro ganhou o Oscar na categoria de Melhor Longa de Animação em 2002.
    Concorrendo com 04 títulos hollywoodianos: A Era do Gelo (2002), Spirit: O Corcel Indomável (2002), Lilo & Stitch (2002) e O Planeta do Tesouro (2002); GANHOU O OSCAR:A Viagem de Chihiro.
    Samarah N
    Samarah N

Enviada em 19 de janeiro de 2019
    o Segundo melhor filme da Ghibli (pra mim) depois de "O Castelo Animado".. Os Criadores do Estudio são incrivelmentes originais com mentes fertiosas.... Esse file ´é realmente uma viajem e faz de uma simples garotinha vira uma batalhadora. FANTASTICOOO sem duvidas ps: Assistam todos os filmes da Ghibli são incriveis <3
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 8 de janeiro de 2019
    É uma boa animação, tem um belo mundo fantástico, uma boa trilha sonora, e uma história que te deixa meio desconfortável por não saber ao certo o que está acontecendo ali.
    Daniel T
    Daniel T

Enviada em 13 de novembro de 2018
    Do ponto de vista artístico é muito bem feito. Percebe-se que capricharam muito nos desenhos. Mas a história em si é bem razoável... nada de muito especial que prenda o telespectador. A viagem não tem nada de maravilhosa, interessante ou desafiadora, a Chihiro apenas vai para um lugar fantasioso pra ter uma vida monótona, que de diferente só tem os seres e suas atividades diárias.