Império do Sol
    Você assistiu Império do Sol ?

Enviada em 24 de fevereiro de 2014
    Um roteiro marcante e paisagens belíssimas, mostrando momentos fortes e desagradáveis de nossa história e notáveis atuações de Cristian Bale e Malkovich!!!
    Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 28 de dezembro de 2013
    Definitivamente Spielberg é um grande diretor. Apesar de hoje não admirar tanto seu trabalho, não posso esquecer seu passado que mexe com qualquer um que ame o cinema. Ele sabe nos envolver, emocionar, se expressar de forma sutil e alcançar nossos corações. Em Império do Sol falavam que ele precisava crescer, mas a verdade é que ele já tinha crescido e nos olhos do menino Jim Graham nos conduzir a uma verdadeira jornada cinematográfica para identificarmos as verdadeiras essências da natureza humana.
    Jamie Graham (Cristian Bale iniciando sua carreira ainda um menino, mas com a cara dele de hoje) é um menino inglês que vive na China em 1941 com seus pais que tem boas condições financeiras. O Japão está invadindo a China, mas todos ocidentais que vivem lá estão protegidos por um acordo. À medida que esta invasão se inicia o acordo para não haver nenhum ataque a ocidentais começa a ruir e a família Graham começa a correr risco de vida. Em um ataque japonês uma verdadeira multidão corre pelas ruas e Jamie acaba ficando separado de seus pais. A partir desse momento ele terá que lutar por sua sobre vivência.
    Desde o início já temos uma cena que tem significados. Spielberg consegue durante o filme ter uma fotografia excelente com imagens que dizem mais que qualquer palavra. No começo do filme temos uma fotografia colorida e à medida que o filme avança percebo uma cor um pouco menos intensa, principalmente o ar empoeirado, sujo, dizendo muito sobre o avanço da atmosfera da história. Há cenas que entram para a minha história do cinema. A cena dos Kamikazes se preparando para sua missão é sensacional. Aquele sol imenso reproduzindo a bandeira do Japão é lindo. A música cantada por nosso protagonista emociona. O respeito que ele tem pelos pilotos é contagiante. Aliás, Cristian Bale já demonstra um potencial como ator. John Malkovich (como o personagem Basie) em minha opinião, não tem uma interpretação que se destaque.
    É interessante perceber no roteiro a crítica implícita aos americanos. Spielberg tem a coragem de realizar uma autocrítica sensacional. Resumindo uma cena, no momento em que Jamie atinge um objetivo em que os americanos lhe pedem, ele consegue ir para onde os americanos estão alojados. O detalhe é que os americanos só estão interessados em explorar os semelhantes, eu diria levar a melhor e em seu alojamento um parece querer ser melhor do que o outro para conseguir regalias. Reparem que quando ele consegue o tão sonhado lugar no alojamento americano ele está sujo, imundo, cheio de lama e então ele entra (se veste, faz piadas como os americanos) nesse mundo “sujo” em que os americanos vivem. Quando ele “decepciona”, não conseguindo atingir o que pediram para ele é expulso do alojamento e volta (dentro do possível) limpo para o alojamento inglês. Logo é acolhido de braços abertos.
    Por fim temos que lembrar como o filme começa (a primeira cena) e como fecha (a última cena). As cenas são idênticas e representam coisas parecidas. Nessa cena final nos indica o fim de um ciclo que nosso personagem passou assim como a do início nos indica o início do ciclo de vida das pessoas com a entrada do Japão na China. Um filme muito rico, que tem várias cenas que são imagens que nos dizem muito além do que estamos assistindo.
    Paulo M.
    Paulo M.

Enviada em 28 de julho de 2013
    muito bom o filme , pois retrata a realidade de uma guerra
    Andre C.
    Andre C.

Enviada em 21 de abril de 2013
    Otimo filme. Bale com 13 anos mostrando para que veio. Spielber sempre fantástico. Recomendo com certeza! Filme emocionante e dramático.
    Cícero P.
    Cícero P.

Enviada em 31 de janeiro de 2013
    Roteiro e direção excelentes, edição de imagem e som impressionantes e a sempre pitada de emoção de Steve Spielberg. Imperdível!
    Rodrigo D.
    Rodrigo D.

Enviada em 7 de janeiro de 2013
    Um filme para a história! Foge totalmente ao padrão comercial de Hollywood. A atuação de Christian Bale é belíssima; os signos utilizados para tecer a trama são belos e muito bem arquitetados; a fotografia é excepcional, linda! Enfim, é mais que um filme histórico, que foge ao modelo maniqueísta do mercado cinematográfico: é um deleite ao espectador.
    itamarmj
    itamarmj

Enviada em 5 de abril de 2015
    Relembrei os velhos tempos que assistir filme era sair do planeta Terra e viajar.Chorei que nem criança no final. Imperdível. 14/10/2012
    Adriene K.
    Adriene K.

Enviada em 2 de setembro de 2012
    Realça a dor que as pessoas passaram na Segunda Guerra Mundial e da mesma forma resalta a cor e reconhecimento que pessoas com força de vontade, um bom psicologico e inteligencia pode solucionar esses problemas, e sim devemos dar mais que um simples merecimento a obras de arte como essa, pra proporcionarmos uma concientização ainda maior da nossa População, afinal passou? Mais ainda existem cicatrizes e poderá quem sabe ou infelizmente ocorrer outra vez.
    William
    William

Ao assisitr um filme como esse acho que amadurecemos pelo menos uns dez anos. Dificil imaginar uma criança depois de perder tudo na vida e descobrir que nao é mais ninguem, aprender a sobreviver meio à uma guerra cruel e ainda conseguir manter os mesmos sonhos e a pesperança de reencontrar seus pais. Sem dúvidas o garoto dá uma lição de humildade e inteligência, sempre fiel às suas amizades e ajudando a facilitar a vida dos mesmos, além de sua própria.
    Pra mim esse foi o primeiro herói vivido por Christian Bale.
    bruno dias
    bruno dias

Brilhante filme do Spielberg com um roteiro maravilhoso e boas atuaçoes a parte tecnica é sublime e a trilha de John Williams é simplesmente fantastica um dos melhores filmes de guerra já feitos e coloco entre os 6 melhores filmes de Steven Spielberg