O Exterminador do Futuro
    Você assistiu O Exterminador do Futuro ?

Yuri
    Yuri

Enviada em 9 de janeiro de 2024
    Filme Épico. Um dos melhores de todos os tempos. Esse filme sempre ficará marcado para muitas pessoas. O filme tem muita ação, uma história excelente e bem desenvolvida. Vale muito a pena assistir.
    Fernando M.
    Fernando M.

Enviada em 14 de agosto de 2015
    Não há porque eu me preocupar com spoilers. É praticamente impossível que você, até o presente momento, ainda não tenha assistido O Exterminador do Futuro. Houve uma época – nos idos anos 90 – que esse filme tinha presença cativa nas tardes e noites dos principais canais da TV aberta.

Estamos falando de um clássico, um cult da ficção científica, um filme icônico da década de 80. Um pontapé inicial – e muito bem certeiro, diga-se de passagem – de um dos mais emblemáticos pilares da cultura pop.

E, sem sombras de dúvida, um dos trabalhos mais belos e bem-acabados do diretor James Cameron.

Num mundo futurista, pós-apocalíptico, especificamente na Los Angeles do ano de 2029, as máquinas inteligentes estão em guerra contra os poucos humanos que ainda restam. Neste contexto, um ciborgue assassino chamado de “Exterminador” (Schwarzenegger) é enviado para o presente (1984), para matar a Sarah Connor (Linda Hamilton), futura mãe do líder da resistência. A estratégia é brilhante na sua simplicidade.

Kyle Reese (Michael Biehn), um sobrevivente do futuro também é enviado para 1984, para interceptar o robô, salvar Connor e, num aspecto mais amplo, não só salvar o futuro, mas também “gerá-lo”.

O roteiro é inteligente e econômico, perfeitamente casado com uma técnica sóbria de filmagem. Arte dramática pura – nas perseguições de carros, inclusive. O Exterminador do Futuro é o resultado de um leitor assíduo de Philip K. Dick que se descobriu fã ardoroso de George Miller.

Reese é a perfeita antítese do Exterminador. Enquanto Reese é o “cúmulo” humano, o medo, um quê de atabalhoado, caótico – o Exterminador é a personificação da eficácia, da implacabilidade.

É realmente interessante constatar que não houve melhor papel para Arnold Schwarzenegger que o de Exterminador. E creio que nunca mais haverá. Principalmente o vilão deste primeiro filme da franquia. O ciborgue serviu nele como uma luva. É difícil – para não dizer impossível – vê-lo em qualquer filme e não encontrar a mesma atuação mecânica, engessada, o gestual lento e nada à vontade, o repertório pobre de expressões, a voz monocórdia com forte sotaque. Não à toa que Arnold era conhecido, à época, de “Carvalho Austríaco”. Um fisiculturista – portanto, um não-ator – vindo de filmes menores, seriados de TV e o sucesso Conan, o Bárbaro (1982), encarnou de tal maneira o ciborgue assassino (ou o papel fora feito sob medida para ele?) que isso, de fato, tornou-se num marco, num “personagem-prisão” para Arnold Schwarzenegger.

E aqui já encontramos um Cameron obcecado pela parte técnica do cinema, desde a découpage do roteiro até pelo visual e efeitos especiais, mesmo sendo um filme de orçamento modesto.

É isso que merece ser frisado. Ao contrário de suas (super) produções mais recentes, em Exterminador, a história é maior do que as imagens – ainda que impressionantes.
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 15 de março de 2019
    Uma obra prima não só do cinema de ficção cientifica, mas do cinema em geral, uma temática totalmente inovadora cheia de suspense ação e efeitos especiais ótimos pra época, talvez o segundo filme da franquia seja até melhor, mas eu sou daqueles que pensa que o primeiro filme de uma grande franquia de sucesso sempre será o melhor!
    Kamya
    Kamya

Enviada em 10 de outubro de 2022
    Eu amo esse filme, não tem como dar uma nota menor é bom demais, principalmente quando você leva em consideração a época em que foi produzido.
    Dennys R
    Dennys R

Enviada em 16 de agosto de 2021
    Um clássico do cinema, Arnold Schwarzenegger da um show de atuação, tem boas cenas de ação do começo ao final.

Enviada em 24 de novembro de 2021
    Um dos melhores filmes de 1984, onde a academia esnobou, dar para acreditar? Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton estrelam esse filme que inicia uma das maiores sagas da história do cinema! Grande filme.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 13 de novembro de 2017
    Onde tudo começou: Arnold Schwarzenegger vive o seu melhor personagem de toda carreira. O EXTERMINADOR DO FUTURO (The Terminator).

Resolvi reassistir grandes franquias do passado, e agora chegou a hora dessa franquia que marcou e ainda marca gerações até os dias de hoje.

Lançado em 1984, há 33 anos, O EXTERMINADOR DO FUTURO virou um marco na história do cinema. Em meio ao anos 90, eu me lembro vagamente da grande repercussão em cima do longa. Os efeitos especiais utilizados na época eram coisa de outro mundo, realmente impressionante, não tinha uma pessoa que assistia o filme e não comentava dos efeitos especiais. A cena em que o Exterminador está no banheiro revisando seu corpo, ou, a cena em que ele retira o olho, aparecendo a parte de ciborgue, era e ainda é impressionante. Até as partes finais, em que a Sarah Connor e o Kyle Reese estão fugindo do robô exterminador, ficaram magnífica, os efeitos especiais utilizados para a época foram muito bons.

O grande diretor James Cameron reinava nos anos 80 e 90, época em que ele apresentou suas melhores obras cinematográficas. Cameron dirigiu O EXTERMINADOR DO FUTURO com uma maestria incrível, entregando ao público um Sci-Fi com ação de primeira. Dosando bem os diálogos, os momentos de ação, as filmagens, os cenários, tudo com muita competência e qualidade de um grandioso diretor. Provando pra todo mundo que mesmo com um baixo orçamento e as baixas condições da época, dava pra fazer uma obra-prima, ainda mais quando contava com um gênio no papel principal. Eu voltei no passado ao reassistir O EXTERMINADOR DO FUTURO. Eu vibrava com os momentos de ação, em que o Schwarzenegger quebrava o pau com aquela cara de foda, com aquele ar de superior, o cara FODÃO mesmo, que tocava o terror e exterminava todo mundo sem dó - SENSACIONAL!!!

Como eu já destaquei no título, Arnold Schwarzenegger vive o seu melhor e mais notável personagem de todos os tempos (isso porque eu nem estou falando do segundo filme), o filme que consolidou a sua carreira. Não tem o que falar do Schwarzenegger como EXTERMINADOR DO FUTURO, é simplesmente fantástico, icônico, magnífico, aquele ator que imortalizou o personagem e ficará marcado pra sempre na história.

Michael Biehn é outro ator que esteve espetacular em O EXTERMINADOR DO FUTURO. Um trabalho grandioso, soberbo, notável e admirável, pra ser aplaudido. Michael viveu o personagem Kyle Reese, que viajou para o passado na missão de proteger Sarah Connor do Exterminador. As cenas entre Kyle e o Exterminador é sensacional, principalmente a primeira que ocorre no bar. A trocação de tiros de shotguns é muito FODA, até os sons da época eram incríveis. Primeiro trabalho de Michael Biehn com James Cameron, sendo que ele foi tão bem que logo estaria em Aliens, O Resgate (1986), também de Cameron (outra obra-prima).

Linda Hamilton é outra atriz que imortalizou a grande personagem Sarah Connor. É impossível falar de EXTERMINADOR DO FUTURO 1 e 2 e não se lembrar da bela Sarah Connor. Uma personagem forte e destemida, com uma atuação coesa e singular, com uma grande representação feminina na época. Linda Hamilton ficou marcada na história do cinema com a personagem Sarah Connor em O EXTERMINADOR DO FUTURO, assim como Sigourney Weaver ficou marcada com a bela personagem Ellen Ripley em Alien.

Destaque para o ator Lance Henriksen, que viveu o personagem Vukovich. O grande Bishop da franquia Alien, outra parceira com Cameron que deu muito certo. E claro, os destaques para o grande ator falecido recentemente, Bill Paxton!!!

O EXTERMINADOR DO FUTURO é uma obra atemporal, icônica, lendária, que ganhou as críticas e aprovações mundo afora. Cameron entregava um obra-prima considerada um dos precursores do gênero ficção científica, o que o colocava em um outro patamar no cinema de Hollywood, sendo que mais tarde, Cameron dirigiria obras-primas como Aliens, O Resgate, O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final e Titanic.

UM CLÁSSICO DA SÉTIMA ARTE!!!
    Marcão
    Marcão

Enviada em 17 de fevereiro de 2016
    Foi uma grata surpresa rever O Exterminador do Futuro e confesso que o filme em minhas lembranças não era tão bom quanto percebi que é nessa revisão. Outro fator que torna o filme tão importante e que ele foi o verdadeiro primeiro filme (Direção e Roteiro) do hoje renomado James Cameron, pois anteriormente havia apenas sido contratado para dirigir o horrível Piranhas 2. Além disso, o filme conseguiu dar o status de estrela a Arnold Schwarzeneger (muito bem no papel do Cyborg), assim como conseguiu grandes inovações tecnológicas que podemos perceber nos ótimos efeitos especiais.

Outro mérito do filme é que além de ser uma ótima obra de ação, também tem através de seu elaborado roteiro grande importância dentro do gênero ficção cientifica, especialmente com a grande revelação e reviravolta no roteiro que eu não lembrava – que na realidade o personagem Kyle Reese(Michael Biehn), enviado do futuro pelo próprio John Connor, acabaria se envolvendo com Sarah Connor(Linda Hamilton) e sendo assim, pai de John, isto é, se John Connor nunca tivesse sido enviando seu próprio pai ao passado para defender sua mãe( ele teoricamente não sabia disso), ele nunca existiria.
    é muito bom, isso sim é um filme de ficção cientifica, muito bom, o 1 e o 2 exterminador, são muitos bons, mas o 3e o 4 não são muito bons não.
    não é cheio de bons efeitos e tanta ação quanto a continuação, mas é um ótimo filme
    Um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos
    Enviada em 23 de maio de 2023
    Temos um bom começo de franquia.James Cameron já fazia experimentos para filmar a sequência,que logo se tornaria um de seus maiores filmes.
    Arnold Schwarzenegger vive o melhor personagem de sua carreira até o momento.
    Jhonathan C.
    Jhonathan C.

Enviada em 4 de julho de 2013
    Com uma grande direção (James Cameron) e um papel marcante do grande Arnold Schwarzenegger, O Exterminador do Futuro rendeu bastante. Não só por grandes efeitos especiais, diante daquela época e do simples e certo colocado roteiro, mas também por todas atuações. Bastante convincentes. Achei a história simples demais para um grande filme. Porém agradou muito. Clássico.