A Noite das Bruxas
    3,7
    Você assistiu A Noite das Bruxas ?

Enviada em 15 de setembro de 2023
    Belo visual e roteiro. Funciona muito bem e fora do tradicional de mistério. Elenco afinado e duração perfeita garantem a boa diversão do público.
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 2 de novembro de 2023
    Filmaço!! Para mim foi o melhor filme da franquia até agora, bom demais. Acho que gostei tanto pela pegada de terror que tem no filme... Ficou uma excelente junção do terror + o investigativo. Os diálogos são excelentes e o filme me prendeu bem do início ao fim. Simplesmente adorei!!
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 23 de novembro de 2023
    Mais uma aventura do detetive Hercule Poirot, dessa vez se passando em Veneza. Bonito visual e intrigante. Divertido!
    #NetoUlrich
    #NetoUlrich

Enviada em 20 de setembro de 2023
    o filme deixa umas pontas soltas... coisas que não dão pra entender.
    o filnal de fato é diferente.

nota: 5/10
    Dudu S.
    Dudu S.

Enviada em 20 de setembro de 2023
    Noite das Bruxas é um filme diferente e mais criativo que seus antecessores”

Todo mundo já ouviu falar em Agatha Christie alguma vez na vida, até porque seus livros são famosos e servem como boas histórias para se adaptar para as telonas. Ela costuma trazer tramas intrigantes e cheias de mistérios que despertam o interesse do público um bom exemplo disso é as Adaptações dos livros que trazem um dos seus personagens mais famosos o detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) que além de atuar, é o diretor desses filmes.

Qual a história de A Noite das. Bruxas?
    A Noite das Bruxas é um filme de investigação policial baseado no livro homônimo de Agatha Christie, conhecida por títulos como Assassinato no Expresso do Oriente e Morte no Nilo. No terceiro filme da saga de Hercule Poirot (Kenneth Branagh), o detetive está de volta para investigar mais um mistério na cidade mais bonita do mundo: Veneza. O homem é convidado pela amiga, Ariadne Olivier (Tina Fey) para participar de uma sessão espírita no casarão de Rowena Drake (Kelly Reilly), que carrega a fama de ser assombrada por fantasmas de crianças. A princípio, Poirot nega o convite, mas fica curioso ao descobrir que a sessão será conduzida pela misteriosa médium Senhora Reynolds (Michelle Yeoh), e tem o propósito de fazer contato com a filha de Rowena, Alicia (Rowan Robinson), que se suicidou - mas a mãe está convencida de que a garota tenha sido morta pelos fantasmas do local. Na noite da sessão, porém, um crime faz com que a situação tome um rumo macabro.

O roteiro é o mais diferente e criativo dessa franquia. Na narrativa temos elementos sobrenaturais, e um personagem que é completamente cético quanto essas coisas que é o Hercule Poirot, e isso é bem interessante, porque ele tem que enfrentar algo que acredita que não existe, e isso faz o protagonista entrar em dúvida e ter que considerar a possibilidade de suas convicções estarem equivocadas. No começo temos um Hercule Poirot aposentado que não quer saber de investigar nada, só quer viver sua vida em paz, até que uma escritora que ele conhece o convida para uma sessão espírita para ver se ele consegue analisar se essa vidente é real ou não. No começo ele fica relutante, mas aceita. Após a sessão espírita, alguém morre, então começa a investigação de Poirot. Diferente de seu filme anterior, que demora para acontecer o primeiro assassinato, nesse ele acontece rapidamente e temos um maior tempo de investigação. Os outros personagens que estão na casa falam que o lugar é amaldiçoado, mas é claro que Hercule Poirot não acredita, mas ele começa a ouvir vozes e começa considerar da possibilidade do assassino ser um espírito, mas não descarta que também pode ser um humano. Os elementos de terror são bem utilizados, brincando o tempo todo com essa dúvida se o assassino é um fantasma ou uma pessoa. A cada morte que acontece, só deixa mais dúvida sobre quem ou o que assassinou as pessoas e essa interrogação que criam é muito divertida e entretém o espectador durante longa. Apesar da investigação ser bem interessante, a revelação de quem é o assassino, ou o que acaba por ser um pouco decepcionante. Não irei falar, mais para não dar spoilers, só vou dizer que é decepcionante. Não irei falar mais nada para não estragar a experiência de quem for assistir.

O filme se passa em Veneza, mas ele ocorre em uma casa velha e assustadora que parece realmente algo mal-assombrado. A casa ajuda totalmente na criação de uma ambientação de terror, por ser um local feio, velho, e até assustador.

O figurino de Hercule Poirot é o mesmo dos longas anteriores, ele usa um terno e carrega com si uma bengala. Na verdade todos os personagens homens usam terno, inclusive o garoto Leopold Ferrier(Jude Hill). Antes da sessão espírita, no local aconteceu uma festa de halloween, ou seja, todos estão bem-vestidos. A vidente aparece em um primeiro momento usando uma capa preta, e uma máscara branca. Depois que a médium tira a capa e a máscara, ela utiliza uma roupa preta que em um pedaço tem branco. Essas roupas indicam que ela é misteriosa, algo incógnito.

A iluminação do filme é escura, e ajuda na construção da narrativa e na ambientação. O longa tem algumas cenas em preto e branco que são flashbacks. O uso do preto e branco ajuda a localizar se o que estamos vendo é o presente ou o passado. Em vários momentos utiliza-se planos detalhes, já que certos objetos ajudam a contar a história como a máquina de escrever que durante a sessão espírita digita certas letras que são pistas. Usa planos mais fechados nos momentos em que o detetive Poirot está interrogando os suspeitos, e assim mostra a reação dos personagens. Não temos muitos planos abertos, mas quando tem eles são utilizados nos momentos certos principalmente os planos que mostram o lado de fora da casa chovendo e isso ajuda a criar uma ambientação sombria.

A montagem dá um bom ritmo ao filme, e ajuda na criação do medo e de sustos principalmente na cena da sessão espírita onde temos cortes bem rápidos de um personagem para um plano detalhe da máquina de escrever que de repente ela começa a escrever sozinha uma letra e isso assusta bastante.

A trilha sonora do longa é muito boa e ajuda na criação da ambientação, já que ela é típica a de filmes de terror, ou seja, é algo assustador e que gera medo, e deixa o espectador nervoso.

Os efeitos sonoros são uma das melhores coisas do filme, já que o eles ajudam a gerar sustos em quem está assistindo. Alguns desses sons são barulhos de objetos caindo, sino, trovão, e voz de uma criança que não conseguimos ver.

Os atores trabalham bem principalmente Kenneth Branagh, Jamie Dornan, Jude Hill, Kelly Reilly. Kenneth Branagh novamente consegue entregar uma ótima performance como Hercule Poirot, ainda bem que ele escalou a si próprio como protagonista, porque não tem ninguém melhor que ele para fazer esse personagem. Jamie Dornan tem uma boa atuação, ele faz um personagem traumatizado, e consegue entregar uma atuação bem convincente. Muitos acham que ele é ruim, por causa de sua atuação em Cinquentas tons de cinza, mas na verdade ele é um ator muito bom. Jude Hill interpreta uma criança que se destaca quando está em cena pela atuação do ator. Kelly Reilly faz uma personagem que tem um evento marcante em em seu passado, a atriz consegue expressar muito bem o que a personagem sente e como ela lida com isso.

A direção do filme é muito boa. Dessa vez Kenneth Branagh decide ser mais ambicioso, mudando um pouco o estilo e trazendo elementos de terror a seu filme. Ele consegue utilizar muito bem os elementos para contar a história e consegue cria uma ambientação sombria e assustadora. Nesse Longa deu para ver que Kenneth Branagh gosta dessas histórias e conta elas com um grande carinho.

Bem, esse filme consegue ser melhor que os seus dois anteriores, e tem tudo para ter uma continuação, já que ainda tem muitas coisas para explorar. O longa em geral é bom e vale a pena assistir, principalmente por ser o um pouco diferente e mais criativo que seus antecessores.
    Anita
    Anita

Enviada em 28 de novembro de 2023
    Se voce não quer perder seu tempo: NÃO ASSISTA ESSE FILME!!!!!!
    Fiz uma conta aqui só para poder criticar esse filme, eu assisti no cinema, sem nenhuma distração, e não consegui me concentrar de TÃO RUIM QUE É! Gente sério, o filme é sem sentido nenhum, não tem um pingo de conexão e o final é super previsível kkkkkkk, serio, esse filme me marcou taaaaaanto, mas de forma negativa, pois de todos os filmes q já assisti, esse entra na lista em primeiro lugar.
    Antonio Gomes
    Antonio Gomes

Enviada em 18 de setembro de 2023
    Como sempre um Hercule Poirot excepcional, com atuacoes idem neste suspense imperdivel ! As imagens sao bem soturnas, mas quando mostra Veneza durante o dia compensa.
    Quinteiro marques
    Quinteiro marques

Enviada em 15 de outubro de 2023
    Excelente filme com uma ótima história e bom enredo. Ótimo plot twist !
    Os atores não tenho o que falar, excelente atuação. Você acaba se envolvendo na trama do filme do início ao fim. Recomendo esse filme para todo tipo de público.
    Vinicius
    Vinicius

Enviada em 19 de março de 2024
    É interessante pela paisagem de Veneza mas do resto é muito bobo, e sem lógica nenhuma, quem escreveu parece que estava com preguiça de pensar.
    thiago f
    thiago f

Enviada em 24 de fevereiro de 2024
    Não sei se é o calor do momento, porem que filme... dos 3 esse segue sendo meu favorito.
    As pitadas de terror foram tão bem vindas que eu simplesmente me pegava vidrado na tela. E essa versão mais quebrado do Hercule me agradou, ele se deteriorando conforme o caso andava, e perdendo a certo modo o juízo.
    A principio todos os suspeitos foram muito bons, pois sinceramente ninguém, nem mesmo a criança passam credibilidade de não serem um assassino. Toda a sequencia da "possessão" foi muito boa e me deu uns arrepios, devo dizer que foi melhor orquestrada que todos os últimos filme de demônio dos últimos 3 anos.

spoiler: Sobre o crime, foi bem legal todo a progressão dele ao decorrer do filme, eu matei a charada do mel envenenado na metade do filme, se pa até antes, pois tenho um bom conhecimento sobre botânica e fauna, e no momento que bati os olhos no jardim e nas abelhas que viviam ali eu matei a charada, principalmente a alusão as maças desde o inicio do filme, fazendo alusão a maça envenenada de a branca de neve. Com isso também já matei a charada do assassino, embora achasse que tinha mais gente envolvida, a "madrasta" malvada, que assassina melhor que uma mãe possessiva, não é mesmo?