O Novato
    Você assistiu O Novato ?

Sidney
    Sidney

Filme bem trabalhado, e a trama é bem amarrada, prendendo sua atenção o filme todo. Durante o desenrolar da história não sabia se todas aquelas situações eram testes, ou era tudo real. Al Pacino dispensa comentários, e Colin Farrel me supreendeu novamente, grandes atuações. Destaque para o final bem sacado. Adorei...!
    PedroConrado
    PedroConrado

O novato tem uma evolução bem peculiar. No início, parece que o roteirista é "o novato". As apresentações do velho e experiênte agente da CIA com o promissor futuro agente sempre galãzinho, forte e inteligente são bem clichês. Com direito a frases como: "Nada é o que parece" ou "Tudo é um teste". Se o início é de "novato", depois não é mais. De novo, não há abstulatamente nada. A direção de Donaldson é bem razoável, poderia ser melhor e quase não consegue segurar o filme. As atuações estão presas ao frágil roteiro. Al Pacino com a mesma boa presença de sempre, mas com seu talento desperdiçado em um papel idiota. Já Farrel aparece bem em cena, promissor, mas num papel de heróizinho bobo que vários galãs hollywoodianos já passaram. Nos dez minutos finais, o filme evolui e se desenvolve bem (com algumas falhas nos últimos 2 minutos). No mais, o filme fica só na média, medíocre mesmo. Se para Pacino, "Tudo é um teste", esse "O novato" é um teste, de paciência. E eu quase não passei."
    Francisco Russo
    Francisco Russo

"O Novato" é daqueles filmes com roteiro recheado de truques para fazer com que a cada minuto a trama tenha uma reviravolta que surpreenda o espectador. Algumas funcionam, outras não, mas o saldo final acaba sendo positivo. Entretanto o ideal é assistir ao filme sabendo o mínimo possível de sua trama, justamente para não ficar a todo momento esperando por tais reviravoltas e tentando adivinhar o que está por vir. No geral "O Novato" é um bom filme, com boas atuações e uma trama envolvente. Colin Farrell e Al Pacino estão bem em cena e o filme traz algumas sequências bastante boas, principalmente na fase em que está havendo o treinamento na Fazenda."