Oblivion
Muito bom
Oblivion

Uma boa viagem

por Roberto Cunha
Filmes de ficção científica costumam despertar o interesse do público. Tem o pessoal ligadaço em questões de lógica, do que seria possível, mas tem também aqueles que buscam se identificar com uma história interessante que prenda a atenção. Oblivion tem condições de agradar os dois grupos, uns mais, outros menos, mas uma coisa é certa: está longe de ser uma viagem perdida.

Foto - FILM - Oblivion : 27405Em um futuro não muito distante, a Terra foi destruída em um confronto com alienígenas. "Ganhamos a guerra, mas perdemos o planeta", diz o protagonista. Seu nome é Jack (Tom Cruise) e sua função neste lugar desolado é cuidar da segurança de uma operação que visa retirar os recursos ainda existentes. Para isso, ele faz a manutenção dos Drones, máquinas de destruição usadas no patrulhamento do local, povoado pelos misteriosos Saqueadores. Para ajudá-lo, Jack conta com Vika (Andrea Riseborough), que cuida de sua retaguarda do alto da torre onde vivem. Para seus líderes, eles formam uma "boa equipe". Só que ela funciona com a razão, enquanto ele ainda mantém a emoção, apesar do programa de remoção de memória a que todos foram submetidos.

Foto - FILM - Oblivion : 27405Autor dos quadrinhos que deu origem e ainda roteirista, produtor e diretor do filme, Joseph Kosinski apresenta ao espectadores uma trama boa, na qual o conflito do personagem é descobrir sua verdadeira identidade em um ambiente hostil. Isso porque sua insistência em manter um elo com o passado (proibido) poderá mudar radicalmente o seu futuro, ainda mais após encontrar a sobrevivente Julia (Olga Kurylenko). Além de ambientes visualmente impactantes (tem uma piscina de cair o queixo) e paisagens bem elaboradas, o figurino também merece destaque. Aliás, vale recomendar atenção especial na roupa do protagonista no decorrer da trama.

Na figura dos Saqueadores, ecos de
O Predador, além de Darth Vader e Ewoks, de Guerra nas Estrelas. O clássico de George Lucas também tá presente nos temidos Drones (versão maligna do saudoso R2D2) e ainda em ótimas sequências de batalhas aéreas por desfiladeiros. A tocha da Estátua da Liberdade é só um dos detalhes que lembram o antológico O Planeta dos Macacos. E vai ter gente vendo o inesquecível HAL 9000 (2001 - Uma Odisséia no Espaço) e não só pelo "olhar vermelho" de um determinado personagem. Ou seja, referências que dispensam maiores apresentações.

Foto - FILM - Oblivion : 27405 Para a turma do universo da música, o cafofo secreto de Jack na zona proibida (O Planeta dos Macacos de novo) revela ótimas lembranças, como uma pick-up onde ele bota pra rodar as bolachas de vinil do Led Zeppelin, Blue Oyter Cult, Duran Duran, Asia... Tem até um óculos empoeirado (Top Gun - Ases Indomáveis). Enfim, Oblivion dosa bem as "cotas" de humor (o roubo da moto é uma), drama, e caprichando na adrenalina, a combinação desses elementos com bons efeitos especiais revela-se uma grata surpresa que mantém a tensão, apesar de um final que acabou seguindo uma linha mais tradicional.

• Thadeu D.
    Não, Alvaro, os clones se transformam nos Agentes... de Matrix, consertam os drones e dominam tudo de novo...
  • Cicinho Caviar C.
    bom mais nem tanto existem outros em lançamentos bem melhorem
  • T?zia L.
    Gostei não, oh!!!
  • Tiago A.
    Bom filme, ideias claras e objetivo no que se propõe recomendo para quem gostou assistir Lunar com Sam Rockwell.
  • Arturo J.
    Bom filme, ótima fotografia, bom efeitos especiais, excelentes atores enredo deve agradar publico masculino e feminino. (Virei crítico de cinema kkkkk)
  • Gaby M.
    Muito bom!adorei!!!é uma longa historia do tempo....
  • Osmar S.
    Bom..V..V
  • Marcelo P.
    Bom filme, mas 1h para alguma ação.
  • Adriana B.
    Sou fã de carteirinha do Tom assisto todos os seus filmes, e oblivion é uma ficção elaborada com alguns toques de repetição, de fato, mas deixou a desejar pelo seu enredo também e pouca ação científica já que tinham tantos drones a corrigir. Pena que o roteiro foi fraco e é o que faz os cinéfilos cansarem no final do filme. Desculpa Tom, vc é um grande ator, mas o filme não é tão bom.
  • Daniel P.
    vou ver este filme hoje espero gosta pois reune tudo que gosto em um filme
  • Bruno A.
    Interessante. Sou apaixonado por filmes que mostram o fim (ou suposto) fim da terra e/ou dos seres humanos. São tantas hipóteses que fico ansioso pra conferir qualquer um que seja lançado. Gostei bastante -e especialmente desse- não enfiaram nmonstrinhos ridículos no meio e isso já é ótimo. Certos momentos achei o roteiro meio atrapalhado, meio sem detalhes suficientemente inteligentes, mas ok, duas horas de filme e dei conta de assistir sem me irritar. Atuações "mais do mesmo", a direção é boa e os efeitos visuais, nada novo né?! Tá na média, então tá bom, rs.
  • Vania L.
    se entendi bem o filme, volta todo em torno de um computador descontrolado que ficava em orbita da terra manipulando os dois clones que la trabalhavam, imaginando eles e enganados que a maioria dos sobreviventes da terra estavam morando em uma lua de Júpiter e aguardavam o retorno para terra.e que graças a intervenção do chefe dos sabotadores mostrou-lhes a verdade.
  • Johnny R.
    A idéia do filme foi boa,porém 2 horas nao foram o suficiente para o desenrrolar da historia.Creio que se fosse feito uma trilogia ou coisa do tipo faria mais sentido.enfim,diria que o filme é mediano,comparado ao marketing e atores envolvidos,poderia ter sido muito melhor.
  • Alexandre M.
    O filme é ruim e totalmente sem propósito. Como ficção-científica apenas o visual presta.
  • Chalton
    Muito fraco.Esperava mais deste filme.
  • William
    Gostei, ótimos efeitos combinados com ação na medida e no tempo certo, trama interessante e envolvente além de um pouco confusa. Traz referências de clássicos como Star Wars, 2001: Uma Odisséia no Espaço e Planeta dos Macacos(1968), além de outros elementos que nos faz lembrar de outras obras como Top Gun. Sem roubar ou abusar de tais referências, o filme faz bonito apesar de ser um tema já meio batido.Recomendo, para amantes de cinema.
  • Paulo D.
    Show, Show, Show!!!!!!!!!!, adorei assistir esse filme, foi incrível, filmes de ficção científica com romance é tudo de bom, dá a sensação que a raça humana tem algo a mais por que e por quem lutar e se for preciso acabar com a própria vida, amei!
  • Paulo D.
    Caro Flávio Sena os diretores do filmes não usaram essa sua idéia de á que tanta tecnologia daria conta de fazer a própria manutenção e extermínio do que restou dos humanos por que já foi bastante usada em o Exterminador do Futuro e ficaria muito repetitivo, então eles tiveram esse idéia de clones, o que deu mais sensação envolvimento do expectador, eu particularmente adorei.
  • Paulo D.
    eu também discordo, e acho que vc não deve ser fã de filmes ficção-científica, pra mim foi nota 10!
  • Romulo S.
    Acabei de assistir Oblivion O Filme até que é Bom , mas Achei a trilha sonora Espetacular !
  • Nilton J.
    Concordo plenamente, o filme é simplesmente fantástico quase perfeito, dosa bem o romance e ação uma historia envolvente cenários deslumbrantes e um final surpreendente, já ví muitos filmes de ficção e pra mim esse foi o melhor, a trilha sonora fica na mente pq é linda e se encaixa bem na historia. Quem não viu pode ver pq vale mesmo a pena.
  • Nilton J.
    Tambem amei esse filme carol, já viu Avatar? se quiser podemos ver em 3d aqui em casa combinado?