Bergman - 100 Anos
    • The Hollywood Reporter
    • Jornal do Brasil

Folha de São Paulo

por Helen Beltrame-Linné

Com a coragem para passar pelos terrenos pantanosos da biografia do cineasta —e o talento para não se afundar neles—, Magnusson entrega um retrato fresco e criativo de uma figura já tão analisada, inclusive por ela mesma.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Mário Abbade

Com impressionante material de arquivo, Magnusson usa 1957 como fio condutor para investigar a mente e a alma de Bergman e consegue traçar um perfil definitivo sem deixar passagens questionáveis da vida do diretor de fora.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

A maior qualidade do filme de Magnusson está em não ser uma hagiografia: o homem Bergman aparece em toda a sua humanidade com qualidades e (muitos) defeitos, especialmente no campo interpessoal.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

O filme ilumina alguns desvãos menos brilhantes do artista, como sua adesão de juventude ao nazismo, sua problemática relação com as mulheres [...]. Por sorte, Jane não esconde, mas também não chafurda nessas águas menos claras.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Quanto mais a diretora busca por estas respostas, mais vai revelando um criador singular, um indivíduo amaldiçoado pela genialidade, que viveu – e morreu – absolutamente sozinho, simplesmente por não ter em quem se ver como par.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Variety

por Owen Gleiberman

"Bergman – 100 anos", é um dos retratos mais honestos e transbordantes de um artista cinematográfico que me lembro de ter visto.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Neusa Barbosa

É elogiável que a diretora deste filme tente romper a reverência ao mestre que retrata [...]. No entanto, também é inegável que a estrutura do documentário deixa a desejar, tornando-se um tanto desordenada à medida que abandona o fio inicial do ano de 1957.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cineplayers

por Bernardo D.I. Brum

O material apresentado em "Bergman - 100 Anos" é um prato cheio para os fãs de um artistas que mais se libertou de amarras e produziu um cinema radicalmente pessoal e quase artesanal, conhecendo grandes públicos, aclamação crítica e reconhecimento da vanguarda artística e nos deixou em 2007 como um dos nomes mais revolucionários e influentes do século 20.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

A estrutura que tenta se concentrar em 1957, é na verdade apenas uma confusão de ideias que se mantém indo e voltando no tempo de um assunto para outro. Mas, é um filme que está sempre avançando por isso espelha de perto o tema que tenta, ainda que de forma incompleta, retratar.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Jornal do Brasil

por Rodrigo Fonseca

O documentário de Jane Magnusson é um apressado e desfocado retrato de um filho de pastor protestante que, sob os golpes de martelo do Deus de seu pai, fez da arte sua homilia. (...) Os depoimentos colhidos pela diretora sobre o cineasta pouco revelam sobre a estética bergmaniana.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil