Bergman - 100 Anos
    3,6
    Você assistiu Bergman - 100 Anos ?

Enviada em 26 de junho de 2021
    Documentário que conta a história de um dos maiores gênios da história do cinema, com filmes que marcam até hoje. Temos aqui um apanhado de histórias e filmagens dele falando de sua obra. Imperdível.
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 14 de agosto de 2018
    Excelente. Documentário de alto nível sobre um dos maiores cineastas de todos os tempos. Utilizando o icônico ano de 1957, onde sua personalidade work-a-holic foi ao limite, o filme mostra alguns traços do estilo profissional de Ingmar Bergman, além de alguns poucos trechos de sua vida pessoal, como a complexa relação com seu irmão. Destaque para a mistura de características de pessoas de sua vida real em personagens de seus filmes, como a hipótese da Fanny (de "Fanny e Alexander") representar o próprio Bergman. O doc tinha conteúdo pra mais de um filme.
    Otavio W.
    Otavio W.

Enviada em 28 de julho de 2018
    Hoje dia de assistir um documentário, algo um tanto incomum nos dias de hoje, ainda mais algo tão explícito e que poderia ser bem especial quando se fala de um dos maiores cineastas de todos os tempos, mas que poderia ser bem melhor para uma pessoa do calibre dele. A apresentação do filme dá uma ideia da grandiosidade do diretor, e um ano que parece ser especial em sua carreira, onde ele fez muitas obras de maneiras sequenciais, e algumas delas viraram simplesmente clássicos da telona. Todos os atos, e são muitos começam com uma curiosidade desse ano, juntamente com alguma associação à algum filme também lançado naquele ano, o que poderia ser algo bem interessante e cativante, mas logo o filme mostra uma situação um pouco desastrosa. Tudo parece ser um tanto repetitivo, tanto na apresentação das curiosidades, das pessoas que falam de Bergman e até mesmo das situações em si, como muita coisa é associada umas às outras é muito comum ouvir as mesmas coisas uma centena de vezes, em diferentes imagens e pessoas. Algumas curiosidades são bem interessantes e outras parecem mais dar um ar de grandiosidade ao Bergman, mesmo que alguns motivos sejam bem fracos para isso. O filme também não tem uma linha de tempo definida, em muitos momentos o filme vai e vem entre os anos e é fácil se perder tanto em saber quando as coisas ocorreram e qual o tema do ato ou curiosidade que o filme quer passar, o que torna até um filme um pouco entediante por não conseguir cativar. Mesmo apresentando um bom número de pessoas que falam de Bergman, incluindo gravações antigas, o filme também mostra algumas pessoas que teve uma relação um tanto fraca com o cineasta, dando uma ideia um pouco exagerada das situações. O fim do filme também não muda muito a rotina que o filme segue o tempo inteiro, o que pode provocar uma boa sensação são situações um pouco mais dramáticas do fim da carreira do cineasta e algumas polêmicas, que em boa parte do filme fica ausente. No geral, um documentário interessante por mostrar algumas curiosidades e até bizarrices de um cineasta muito famoso e até polêmico, mas que falha por não abraçar o espectador em algo mais interessante e contínuo, parecendo muito uma narração até um tanto confusa de fatos e tempos.

#CinetecaXinguê #filme #movie #cinema #ItaúCinema #RuaAugusta #PrimePass #Bergman100Anos #IngmarBergman #documentário #drama #comédia #cineasta #arte #romance #biografia #Suécia #Bergmanettårettliv #LongaMetragem #diretor #gênio
    Paulo J.
    Paulo J.

Enviada em 5 de agosto de 2018
    Bergman 100 anos
    Conviver com o gênio do cinema atrás de suas câmeras, palpitar com suas paixões, vaidades e criatividade desafiadora, além de visitar sua infância e formação, eis a bagagem intelectual e emocional de um documentário vibrante, que nos arrasta para a tela e para um outro mundo. Gostei imenso.