A Camareira
    • O Globo
    • Variety

Folha de São Paulo

por Francesca Angiolillo

É muito pouco que o filme escorrega para longe da contenção quase total que pretende e exala —e pela qual tem sido elogiado pela crítica por onde passou. [...] Avilés, embora o cômputo geral seja favorável, faz uma opção arriscada. Há um fio tênue entre a sobriedade e o tédio.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A.O. Scott

É um filme realista observado no local de trabalho, mas às vezes atinge a estranheza e a intensidade da ficção científica. [...] O enredo é delicado e sutil, impulsionada por um punhado de perguntas recorrentes.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Jonathan Romney

É friamente insensível a ponto de ser glacial, mas possui uma inteligência impassível e um calor humanista subestimado. [...] Eva parece estar suspensa em um presente eterno durante o dia, como se ela nunca realmente saísse do local

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Um filme assustadoramente atmosférico, comovente e inquietante sobre o luxo do século XXI e a classe de servos invisíveis necessária para mantê-lo. É um filme para colocar ao lado da "Roma", na medida em que trata do custo emocional da apresentação.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Jonathan Holland

No tratamento das relações rompidas entre mães e filhos, e nas abordagens não muito diferentes dos seus papéis assumidos pela Cartol e por Yalitza Aparicio, serão feitas comparações entre Eve e Cleo de "Roma", mas há uma diferença: neste filme, Eve é recompensada sem oportunidade de heroísmo.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cineweb

por Neusa Barbosa

"A Camareira", de Lila Avilés, é um retrato sutil da invisibilidade de uma mulher, Eve, que sintetiza o apagamento determinado por preconceitos de gênero e de condição social naquele país.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Sérgio Rizzo

Em seu longa de estreia como diretora e corroteirista, a atriz Lila Avilés opta por um olhar próximo ao do registro documental para explorar, em microcosmo, o estado em que se encontra parte da classe trabalhadora do país.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Variety

por Peter Debruge

A diretora Lila Avilés em seu longa de estrria, “A Camareira” nos convida a entrar no lugar de uma mulher invisível por duas horas e, como tal, seu filme é uma coisa rara e especial.

A crítica completa está disponível no site Variety