Minha conta
    O Processo
    Média
    3,3
    163 notas
    Você assistiu O Processo ?

    21 Críticas do usuário

    5
    13 críticas
    4
    3 críticas
    3
    0 crítica
    2
    1 crítica
    1
    2 críticas
    0
    2 críticas
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Marcus V
    Marcus V

    2 críticas Seguir usuário

    2,0
    Enviada em 19 de junho de 2022
    A prerrogativa no primeiro ato, mostra o contexto de como é o desenrolar do documentário: uma deputada de direita emocionalmente afetada com o acontecido e o presente e, um partido de esquerda com fortes argumentos para o dito "golpe". Totalmente parcial e sem credibilidade, como se houvesse apenas uma verdade, sem levar em conta, embasamentos jurídicos opostos ou, mostrando apenas (com várias edições) alguns fatos sem contexto, levando a crer, tendenciosamente q, o que levou ao impedimento da Presidente, foi apenas um jogo de cartas marcadas infundada.
    anônimo
    Um visitante
    4,0
    Enviada em 21 de maio de 2022
    É um bom documentário bem interessante, e que conseguiu me prender mesmo sendo praticamente todo composto por gravações do "TV Senado". A perspectiva da cineasta sobre o processo de impeachment de 2016 fica clara aqui e é bem substâncias ao longo do documentário, mesmo que seja perceptível que ela faz um pouco de "cherry picking", seja escolhendo sempre os momentos que a Dilma se "sai bem" na argumentação, seja diminuindo a argumentação da advogada de acusação e aumentando a do advogado de defesa. Nada que invalide o documentário para mim, achei sim que ele cumpriu bem o que se propôs a fazer colocando todo o processo de impeachment de 2016 sob forte suspeita de golpe
    Cecília d
    Cecília d

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 11 de agosto de 2019
    Necessário ver e rever, quem sabe tenhamos pistas para sair do pesadelo instalado. Brasil- em ciclo de caos provocado por um jogo d e interesse e individualidades que destruíram o senso coletivo, se é que algum dia existiu senso coletivo
    Daniel R
    Daniel R

    1 crítica Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 12 de maio de 2019
    Uma das mais brilhantes e bem feitas obras cinematográficas da história do Brasil. É incrível como a equipe do filme pode colocar os fatos de maneira transparente.
    Apesar de ser uma produção extraordinária, ela peca ao focar um lado da trama, o governo. O que, querendo ou não, deu ao filme algumas notas de parcialidade. Contudo, mesmo que parcial, o filme é bom, pois mostrou as entranhas do Congresso Nacional antes, durante e após o processo de empeachment.
    Eu, particularmente, sou antenado na política nacional e, consequentemente, não tive problemas em identificar os personagens nos mais variados momentos, mas ficou para mim um sentimento de que, quem não acompanha o cenário político brasileiro ou até mesmo o público estrangeiro, pode ficar meio perdido, principalmente pelo fato de o filme não apresentar, por inúmeras vezes, nenhuma legenda explicativa sobre o personagem, contendo o nome, o partido, a função, o "lado", o que é comum em documentários.
    Para quem entende, o filme é imperdível. Para quem está alheio ou simplesmente desconhece, é alienador e confuso.
    Kamila A.
    Kamila A.

    7.087 seguidores 780 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 12 de julho de 2018
    Enquanto o Brasil vivia uma das mais graves crises institucionais e políticas de sua história, no período de 02 de dezembro de 2015 a 31 de agosto de 2016, quando ocorreram os eventos que levaram ao impeachment da então Presidenta Dilma Rousseff, um meme se tornou bastante popular na Internet: aquele que dizia que tínhamos pena dos professores de história, que teriam que explicar, no futuro, toda a confusão que marcou este acontecimento.

    Para ajudá-los, como uma importante ferramenta de registro histórico de todo este momento, temos o documentário O Processo, dirigido por Maria Augusta Ramos, e que acompanha o impeachment de Dilma Rousseff a partir do momento em que o relatório feito pelo Senador Antonio Anastasia foi votado pela comissão especial do Senado Federal, em 06 de maio de 2016, até o instante em que Dilma Rousseff profere seu discurso de encerramento de governo, após seu impeachment ser aprovado pela maioria do Senado, em 31 de agosto do mesmo ano.

    É interessante perceber a forma como Maria Augusta Ramos captura essa história. Não temos a intervenção de entrevistadores, nem muito menos a presença de narradores no decorrer do filme. Os fatos falam por si só. As câmeras só estavam lá para capturar aqueles momentos, quase que como observadores silenciosos, que não interferem diretamente naquelas situações. Entretanto, é o olhar delas sobre aquelas personagens – políticos do PT e dos mais diversos partidos, juristas, os responsáveis pela abertura do processo de impeachment – que irão determinar justamente a maneira como veremos todo este acontecimento.

    Quando foi aberto, o processo de impeachment acusava Dilma Rousseff de dois crimes: o primeiro deles, de desrespeito à lei orçamentária, na medida em que ela autorizou a emissão de decretos de créditos suplementares, e de ter cometido as chamadas pedaladas fiscais, que são aquelas manobras fiscais que os governos fazem para causar a impressão de que eles arrecadam mais do que gastam.

    Entretanto, o buraco, naquele momento, estava muito mais embaixo. O Brasil vivenciava uma grave crise econômica, cujos ecos podem ser percebidos até hoje, com milhões de desempregados. Além disso, movimentos sociais ditos “apartidários” estavam muito bem organizados, de forma a mobilizar a população contra a Presidenta. Assistir a “O Processo” é comprovar por A + B que Dilma Rousseff entrou num jogo já com o resultado decidido… Seu maior pecado não foi os crimes dos quais ela foi acusada (e que, diga-se de passagem, não foram comprovados por auditorias encomendadas durante o processo), e sim não ter obtido a mínima possibilidade de governabilidade no jogo sujo que é travado por dentro das instituições do poder da Capital Federal.
    Otavio W.
    Otavio W.

    408 seguidores 247 críticas Seguir usuário

    1,5
    Enviada em 27 de maio de 2018
    Hoje dia de assistir um documentário, que não faz muito parte dos tipos de filmes que mais admiro, ainda mais comum tema polêmico, uma produção brasileira e fortemente direcionada à um determinado ponto de vista. O filme tem uma introdução simples, como é bem direcionado ao público brasileiro, acaba dando a entender que o assunto é de conhecimento do público om certa profundidade, o que deixa um bom ar de que vai direto ao ponto sem enrolar. Em um primeiro momento, o filme mostra como os dois lados da situação central do filme, o processo da ex-presidente Dilma Rousseff, cenas interessantes, bem focado na população e como foi a reação do grande público. Após um primeiro ato curto, o filme direciona a atenção para a defesa de Dilma, basicamente focado em Gleisi Hoffmann e o PT. A sensação inicial basicamente desaparece e começa a dar espaço para uma sensação de acompanhamento da defesa, suas estratégias, justificativas e ações durante o processo. Tudo parece bem interessante, muita coisa é mostrada em detalhes e com certa humanidade, não é um filme estratégico e sim de pensamento coletivo e que de alguma forma garantir um resultado menos desastroso. Nesse ponto é que o filme começa a falhar, as situações são muito direcionadas, fazendo com que a acusação seja mostrada de maneira boba e fraca, como se não houvessem justificativas sólidas, há muitas edições, mostrando muito sobre a defesa e pouco da acusação, mesmo que a defesa defenda o entendimento de golpe, o filme exagera, e mostra como se o universo conspirasse contra tudo e contra todos, destoando um tanto o foco de ser um documentário sobre o processo, parecendo mais um documentário sobre a defesa. Mais da metade do filme acaba deixando muito a desejar por esse exagero, parecendo quase um filme comercial em prol da defesa. A linha do filme é boa e chega até o fim do processo, mostrando há uma série de situações que vão um pouco além do que a mídia mostrou, mas da forma mostrada, apenas pareceu inverter valores, e não mostrando uma visão mais generalista. No geral, um filme que poderia ser bem interessante, que até tem uma boa iniciativa de mostrar os bastidores de uma situação polêmica e conhecida, mas erra feio ao mostrar somente um lado da história, parecendo que o lado perdedor foi simplesmente injustiçado por situações exageradamente mostradas.

    #CinetecaXinguê #filme #movie #cinema #ItaúCinemas #Itaú #shopping #FreiCaneca #ShoppingFreiCaneca #OProcesso #documentário #Brasil #impeachment #processo #presidenta #DilmaRousseff #GleisiHoffmann #PT #defesa #acusação #julgamento
    Eduardo L.
    Eduardo L.

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 25 de maio de 2018
    Uma obra que, para além da sua excelência narrativa e estética, ficará como um documento histórico, síntese do patético golpe de estado. Para além de tudo isso, uma verdadeira aula de cinema documentário. Fará escola...
    Alzanira S.
    Alzanira S.

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 23 de maio de 2018
    Excelente, documentário! Mostra um jogo de cartas marcadas. Nada do que fosse feito impediria a sede de INJUSTIÇA daqueles cujo o objetivo são apenas os seus interesses e não o do povo brasileiro. Fiquei feliz quando vi minha eterna aluna, Maria das Neves, exercendo se papel de cidadã inconformada com tanta injustiça praticada contra uma mulher honrada. Ninguém deve morrer sem assistir a esse registro do momento da pior vergonha e do vil descaramento da política brasileira.
    Monica W.
    Monica W.

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 22 de maio de 2018
    Viva Maria Augusta Ramos! Documentário ético, sério, valor histórico sem igual! E, acima de tudo, emocionante. Muita emoção em ver condensados em pouco mais de duas horas momentos tão marcantes de nossa história. Longe de provocar esmorecimento, faz a gente levantar da cadeira com a alma lavada, lágrimas nos olhos e esperança no coração. Parabéns a você e a toda a equipe! Obra maravilhosa!
    Aninha Lula V.
    Aninha Lula V.

    1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 20 de maio de 2018
    Maravilhoso filme. Muito bem sequenciado. A verdade em sua realidade. Não tem como duvidar foi um Golpe.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top