Nico, 1988
    • Télérama
    • Variety

O Globo

por Marcelo Janot

A atriz dinamarquesa Trine Dyrholm brilha sem tentar parecer uma cópia exata de Nico. Seu desafio é o de revelar como o sofrimento age sobre aquela mulher de personalidade forte, em um registro sem afetação nem excessos melodramáticos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Neusa Barbosa

Atriz tarimbada, a dinamarquesa Trine Dyrholm [...] ocupa todos os espaços de uma personagem extraordinária, percorrendo as escalas de sua dor, abandono, lucidez e ternura. Em vários números musicais, a atriz usa sua própria voz.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

Dyrholm tem praticamente um show particular no filme, visto que nenhum outro personagem ganha tanto espaço. Questões como o abuso de drogas e o abandono do filho são tratadas de forma bem aberta.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

De estrutura um tanto frouxa, ganha solidez principalmente na performance da fantástica atriz dinamarquesa Trine Dyrholm. Embora não se pareça nada com Nico, ela encarna à perfeição a imprevisibilidade, a verve inconformista e sobretudo a voz da cantora.

A crítica completa está disponível no site Carmattos

Estado de São Paulo

por A redação

Como se conta a história de uma mulher que testou seus limites e nunca levou uma vida convencional? A diretora concentra-se na última turnê da artista com a banda que a acompanhou pela Europa no fim do anos 1980.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por André Barcinski

Centrar a história nos anos finais da cantora foi decisão tão corajosa quanto acertada, porque trouxe o foco para a música de Nico. E as canções são sublimes, hinos da desesperança que influenciaram artistas como Patti Smith, Siouxsie Sioux, Morrissey, e tantos outros.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

Vencedora do prêmio de melhor atriz de Berlim em 2016, Dyrholm está no seu melhor multifacetado papel como antiga estrela do rock. [...] Uma grande parte da excitação do filme vem do trabalho de tecnologia meticuloso com as imagens. Há ritmo forte e corte sofisticado.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Jacques Morice

O filme tem o mérito de fazer um retrato sem concessões da cantora, que não queria nunca mais ouvir falar do Velvet Underground depois que começou a sua carreira solo. [...] A diretora a mostra distante, mas incrivelmente inspirada.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Owen Gleiberman

"Nico, 1988" é pouco focado para ser um grande drama underground sobre uma estrela da música. Mas sua escritora e diretora italiana, Susanna Nicchiarelli, sabe exatamente o que está fazendo. Não há nenhuma história falsa, e ela nos aproxima do carisma de Nico e dos rituais aleatórios de sua vida.

A crítica completa está disponível no site Variety