Superação - O Milagre da Fé
    Regular
    Superação - O Milagre da Fé

Amor sem barreiras

por Barbara Demerov
    Ao contrário do que o título possa indicar, Superação - O Milagre da Fé não diz respeito somente a John Smith, o jovem que, ao cair em um lago de gelo, foi dado como morto por aproximadamente uma hora e surpreendentemente retornou à vida. A história, baseada em fatos e com uma estrutura que segue a cartilha de filmes cristãos, foca não só no garoto de 14 anos como também na dor e fé de seus pais. Dando espaço para o lado heroico do ser humano e também para o lado falho, o filme ganha uma identidade que vai além da religiosa para mostrar que, além de ninguém ser perfeito, todos podem encontrar uma forma de ser alguém melhor.

Ambientado nos dias que antecedem e sucedem o acidente de John, Superação gira em torno de como o caso movimentou a pequena cidade em que a família mora e de como os moradores, médicos e bombeiros se esforçaram tanto em ações como em orações. Por isso, é inevitável observar que o próprio John Smith tem pouco espaço para brilhar; o protagonista possui um background realista e que não apela para o melodrama (ele foi abandonado pela mãe biológica e adotado pelos Smith aos 9 meses), mas não é tão bem desenvolvido a ponto de transmitir empatia. Por conta de destacar mais defeitos que qualidades do menino, o roteiro expõe a força e empatia justamente daqueles que o cercam – mas, no fim, tal escolha se faz necessária para transmitir a mensagem de superação individual de cada personagem.

Portanto, é justo dizer que o verdadeiro protagonista da trama é o amor materno. A atriz Chrissy Metz é quem direciona toda a narrativa, sendo o ponto-chave para qualquer tipo de sentimento que transborda em tela: a dor, a dúvida, a certeza e a força misturam-se em sua atuação que, para dizer o mínimo, é bem marcante. O mesmo não pode-se dizer do pai Brian (Josh Lucas), que está bem no papel mas mantém-se à sombra de Chrissy (inclusive por mal permanecer no quarto de hospital do filho por não ter coragem de vê-lo em coma). O casal, além de ser a principal fonte de força para John, é um casal imperfeito que busca se manter erguido para o bem estar próprio e do filho – e isso acaba sendo algo coerente para o filme se distanciar do rótulo religioso.

A presença da igreja que a família Smith frequenta também ganha um bom espaço na história, especialmente com o pastor moderno e fora do padrão interpretado por Topher Grace. Seus métodos não são bem vistos pela mãe de John, mas aos poucos o preconceito vai dando lugar ao respeito e a uma amizade sincera. Superação aproveita para encontrar modos de demonstrar outros tipos de diálogo da igreja com a comunidade mais jovem – como na cena em que há uma apresentação musical com um rapper – e, apesar de soar um tanto didático, fala sobre como o modo de viver religioso pode estar presente em qualquer lugar mesmo de modos diferentes.

O filme consegue se distanciar de uma comunicação fora do alcance para aqueles que não são religiosos por incluir, no personagem do bombeiro Tommy (Mike Colter), a presença de um ateu que presencia um milagre e acredita em tudo o que viu e ouviu. Não há 8 ou 80 aqui – e isso não só é positivo como também realista. Mas, por outro lado, no ambiente escolar os clichês marcados pelo comportamento de colegas (afetuosos ou agressivos) para com John são inseridos apenas para unir o drama familiar com o daqueles que viram toda a situação de longe.

Superação - O Milagre da Fé é uma história que fala sobre união e bons acontecimentos em meio a tempos de descrença e medo; e é também uma história sobre até onde o amor fraternal pode chegar. Apesar de não fugir de saídas previsíveis para chegar ao desfecho, ela não deixa de ser emocionante e, ainda por cima, deixa algumas pontas soltas para o espectador refletir sobre tudo o que acabou de ver. O filme defende que aquela situação foi um milagre e não busca formas para explicar o que já é difícil resumir.

• Diego Veiga
      Maximo respeito a todas as criticas, porém sinto que o ADOROCINEMA, pega no pé em algumas situações, com alguns atores, não sabem separar um trabalho do outro.Me parece generalizar, mas faz parte.O filme é bom eu daria e 3,5 a 4,0 /5
    • Tito AB
      A hipocrisia cega o entendimento do amor incondicional. Vc não entendeu nada sobre o que o mesias judeu veio fazer nesse plano. E me responde pq a homossexualidade alheia lhe incomoda? (se é que é alheia mesmo) Uma pessoa resolvida iria se preocupar em amar o proximo como a si mesmo e ponto. E não em julga-la pelo que é. Agora se vc não se aceita e introjeta no outro o que vc é....daí uma razão para atacar aquilo que rejeita em si. Uma forma religiosa de atacar o que se é no outro afim de compensar sua falta de auto aceitação. Por não entender o Amor incondicional do Cristo aos seres humanos.
    • petra_bayan
      Como você sabe tanto sobre o suposto ódio que homossexuais sentem pela igreja se você não é um? Está totalmente fora do seu lugar de fala, o que deveria ser o bastante para deixar de falar, apenas ouvir e ter empatia pela realidade do outro. A menos que também seja homossexual, então estaria menos errado, porque perspectivas individuais não deveriam ser suficientes para falar de todo um movimento que existe há mais tempo do que você.
    • petra_bayan
      Qual o problema de ser fan da Barbie ou dos Ursinhos? São apenas outra perspectiva da realidade, assim como no filme, que mostra uma vertente religiosa do que aconteceu com o John.
    • Humberto Leonardo Da Silva
      Vou nem responder, vai que é doença. Se é ruim para que foi ver?
    • Humberto Leonardo Da Silva
      É sério mesmo essa crítica? Vocês são tudo farinha do mesmo saco. Uma crítica podre. Em amor de mãe eu acredito, mas amor de mãe junto com a Fé em DEUS é outro nível. Vocês nem citaram DEUS aí. Deus é tão maravilhoso que vocês não conseguem nem explicar direito as coisas.
    • Humberto Leonardo Da Silva
      Vou nem responder, vai que é doença. A fé salvou ele e ponto final, não tem discussão. Vocês ateus são ridículos.
    • Amante de filmes
      Eu sou homossexual e te digo não odeio a igreja Olha a sua volta, se um homossexual entra na sua igreja você abraça ele ou julga? Não seja hipócrita Existe muitos homossexuais que não entram em igreja porque é um lugar onde não prega amor ao próximoEntão não use o argumento que não estamos procurando deus Eu não sou muito religioso mas tem muitos por aí que são e gostaria do apoio da igreja, de casa mas n tem a oportunidade Não seja ignorante por favor
    • Albert Handel Cardoso
      Não liguem para a crítica em especial do AdoroCinema sobe filmes com tema religioso. O filme é muito bom e para quem tem fé e acredita em Deus é melhor ainda. Mostra o tanto que nós como seres humanos, somos limitados perante o poder de Deus. Diante de uma tragédia, na qual um dos maiores especialista em afogamentos, não consegue explicar o que está acontecendo, o impossível para o homem e a ciência acontece. O filme é emocionante do começo ao fim vale a pena.
    • Tito AB
      então vc está apto a julgar? vc está habilitado para defender o seu deus e seus interesses? ou é seu conhecimento deturpado das escrituras que não sabe o que é o amor? que o objetivo da lei de Deus é o amor. Vá aprender com o apostolo Paulo a baixar a bola
    • O certo
      é abominável aos olhos de Deus que um homem se deite com outro homem como mulherE é p isso que os gays - inteligentes - odeiam a Bíblia e Deus, mas tem nada não, que a separação do joio do trigo tá logo alí!!!!
    • Faisca Gamer
      como baixo o filme ?
    • Ana
      Não, existe diferença*
    • Ana
      Não existe diferença,e como os críticos mesmo disseram esse filme não é voltado para a religião, dando assim a oportunidade de todos poderem assistir independente de sua crença.
    • Shell R
      Filme maravilhoso tudo se resume em um milagre , a fé da mãe move montanhas .
    • teste steste
      Interessante como uma situação comprovada biologicamente, que é a imersão brusca em água de baixa temperatura, que provoca uma rápida contração dos músculos,incluindo os brônquios pulmonares, podendo ser revertida após um reaquecimento e oxigenação, faz com que as pessoas sinalizem essa situação como milagre , e baseando-se nisso, reforcem a ideia de que a fé possa de alguma forma interferir em fatos naturais.
    • Eliza S
      Ótimo filme.
    • ari l
      KKK eu racho com uns cara deste kkkk . Deve ter nem vida social . Falar que um filme deste e muito ruim . Deve ser fan de barbi ou Ursinhos carinhosos . Ai vê um filme de realidade acha sem sentido .
    • Sara Oliver
      Eu acho que o enfoque do filme traz uma realidade que poucas pessoas conhecem, que é justamente ter fé em meio ao caos. Eu assisti o filme e fiquei a mercê de um misto de emoções. O filme transmite uma mensagem de fé e de amor materno, mas também traz a mensagem de que independente de uma religião ou crença, a fé se apoia em momentos. Em momentos como o vivenciado no filme sempre temos algo em que se apoiar, e fico contende que tenham usado a fé cristã como o exemplo, mas poderia ter sido qualquer outra e ainda sim o foco seria o mesmo, superação.
    • Claudinier Aguiar
      Gostei muito do filme, quem puder ir assistir por favor vá, é maravilhoso!