Gabriel e a Montanha
    3,7
    Você assistiu Gabriel e a Montanha ?

Aurelio Cardoso
    Aurelio Cardoso

Enviada em 13 de novembro de 2017
    Em Busca de Gabriel e seu Destino.
    O diretor Felipe Barbosa faz um verdadeiro garimpo para contar a jornada do jovem carioca Gabriel Buchmann por vários paises da África em 2009, quando ele depois de formado em economia foi para o continente africano em busca das mazelas sociais, em pesquisa de campo para seu trabalho de pós graduação.
    Gabriel é ousado, sonhador e vive a vida das pessoas daquela região indo do Quênia, passando pela Tanzânia, Zâmbia e Malaui em busca de explicações, e não de aventuras turisticas, , em lugares exóticos.
    O Diretor usa muito os planos sequências com a câmera parada e tem cenas bem realizadas e belas tirando proveito de lugares como o Monte Kilimanjaro que Gabriel escalou e depois o Mulanji que fechou o ciclo de Gabriel na Africa.
    Outro ponto interessante é que não se deixa de levantar alguns aspectos polêmicos no comportamento de Gabriel, que as vezes é ousado e imaturo e teimoso, achando se senhor de si , em muitos acontecimentos e que o tornam inconsequente, e o leva a travar brigas com a namorada como no ônibus que quase perde pois se distrai fumando um cigarrinho. Isto é o melhor do filme, as nuances reais e contraditórias, pois o Diretor não quer dar aura de santo ao personagem, mas esmiuçar sua face humana e controversa , e ouve todos os que cruzaram o trajeto de Gabriel e participam do filme dando a versão de como o conheceram e de como era.
    Um belo filme que poderia ser mais curto, mas talvez a dificuldade das filmagens tenha levado o diretor a colocar tudo que fosse possivel e não cortar muito, ou nada, para manter integra a epopeia do jovem Gabriel na busca de respostas na Africa.
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 12 de fevereiro de 2018
    Excelente. Direção impecável de Fellipe Barbosa, com tomadas precisas e fotografia multifacetada, bastante consistente. Gravado em 3 países africanos - algo incrível e inédito no cinema brasileiro, carente em capacidade financeira -, merece ser indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro. Atuação competente e segura de João Pedro Zappa, interpretando a história real de Gabriel Buchmann (amigo do diretor). O personagem, carismático, "frito" e com uma onipotência eternamente infantil, não foi apresentado apenas de forma romântica - mérito fundamental da direção, especialmente ao transmitir a história de alguém tão próximo.
    Bader
    Bader

Enviada em 19 de novembro de 2017
    Grata surpresa! Um belo filme, com uma reconstituição muito interessante utilizando os personagens reais, da viagem deste rapaz pela África. Um dos pecados talvez seja a edição do filme, que poderia ter eliminado algumas cenas para tornar a narrativa mais ágil. O final é bastante comovente. O filme poderia ter outro nome: Imprudência.
    ivokory
    ivokory

Enviada em 4 de novembro de 2017
    Para quem tem curiosidade em conhecer a África Negra mas não tem fôlego, ousadia, dinheiro ou tempo para percorrê-la, essa reconstituição cinematográfica impecável da viagem fascinante do Gabriel já é meio caminho andado. O filme tem um pouco da pegada filosófico-aventureira do Diários de Motocicleta e do espírito filosófico-trágico de Natureza Selvagem, dois clássicos do road movie.
    Deivi L.
    Deivi L.

Enviada em 6 de novembro de 2021
    O protagonista eh envolvente lembra até o filme Na natureza selvagem onde acontece a subjetividade da força da natureza com a impulsividade da juventude ....mas amei.....
    Felipe C.
    Felipe C.

Enviada em 8 de novembro de 2017
    Embora não detenha conhecimento técnico para julgar uma obra cinematográfica, como um mero espectador me senti realizado com a produção. Correspondeu às minhas expectativas ao realizar uma homenagem, ao menos aparentemente, sincera e verdadeira. A abordagem humana do que na África sucedeu-se é de uma riqueza intransponível ao verbo. Igualmente rica é a qualidade investigativa da humanidade do personagem/homenageado Gabriel. É um filme para aventureiros, viajantes, curiosos e acima de tudo, sensíveis.
    Fernanda F.
    Fernanda F.

Enviada em 9 de novembro de 2017
    Belíssimo. Uma jornada ousada e tocante do diretor, com uma trilha sonora que atravessa nossa alma. Lindo.
    Mauricio G.
    Mauricio G.

Enviada em 3 de novembro de 2017
    Fotografia boa, roteiro muito bom. Um pouco longo, mas vale a pena. Vamos prestigiar o cinema nacional...