Vice
    Você assistiu Vice ?

Enviada em 2 de maio de 2019
    Um filme que retrata com maestria a fase embrionária da direita populista nos EUA, e as consequências de sua ascensão no curso da política mundial, principalmente por influência do ex-deputado Dick Cheney durante seu tempo como vice presidente. Vice é um filme de lado, sem dúvida, e por vezes o desgosto do realizador pelo personagem retratado fica tão evidente que o público não consegue enxergar Cheney como nada além de uma caricatura, e não um personagem complexo como qualquer outro. Christian Bale está excelente como sempre, numa performance que exala dedicação e estudo, outros destaques são Amy Adams como a assustadora senhora Cheney e Steve Carrell como o abominável Donald Rumsfeld. Um thriller político muito bom, mas que podia ter sido bem melhor se não assumisse a forma de manifesto dos típicos ''filmes resposta'' que Hollywood faz toda vez que tem um republicano no poder e trabalhasse melhor a complexidade nas motivações de Cheney e do porquê para o discurso populista ter tanto eco nas classes baixas de americanos brancos, e não apenas se render ao raciocínio simplório de ''Ah, são caipiras burros e racistas''...NOTA : 6.5 / 10
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 31 de janeiro de 2019
    Dick Cheney foi o vice presidente mais famoso do mundo,principalmente pela sua forte influência no governo de George W. Bush entre os anos de 2001 e 2009,sua figura polêmica e decisões que tem forte impacto como a questão do Iraque o tornam uma pessoa polêmica e que divide opiniões.O filme recebeu 7 indicações ao Oscar desse ano incluindo melhor filme,diretor e roteiro adaptado,e duas pessoas fizeram com que o resultado final tenha sido tão bom e são eles o diretor Adam Mckay que também escreve o texto e o excepcional Christian Bale.Primeiramente a direção é muito precisa,reúne os pontos diversos que envolvem a gestão e também a vida particular do Dick possui uma boa dosagem de passagem do tempo e isso se leva em conta ao roteiro muito bom que une os pontos de forma um pouco cômica mas sem deixar de fazer criticas discretas.O bom elenco é comandado por Christian Bale que dá a vida ao seu personagem,ele já ganhou o globo de ouro,Critics´Choice Awards e entra como um dos favoritos ao Oscar,fisicamente irreconhecível acima do peso e com um trabalho de maquiagem excelente é um dos pontos que ajudam sua atuação que transmite toda a antipatia e o jeito pouco aberto e identificável.Vale destacar também a Amy Adams e o Sam Rockwell que concorrem a prêmios.Vice é o retrato de um político polêmico e poderoso que teve alta influência na política americana que conta com um trabalho muito destacável.
    Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 21 de dezembro de 2019
    Bons atores e um roteiro ágil e sarcástico.. As atuações são ótimas principalmente de Christian Bale, o trabalho de maquiagem é incrível. O diretor conseguiu fazer de um filme que poderia ser chato e burocrático em algo dinâmico e interessante de se ver.
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 13 de fevereiro de 2020
    Achei arrastado e sem dinâmica, o começo até que empolga mas depois vai ladeira a baixo, não recomendo. Uma ressalva se você gosta de política ou se interessa muito pelo tema talvez goste muito. Nota: 4/10.

Enviada em 18 de fevereiro de 2019
    O sarcasmo do bom diretor e aqui indicado Adam McKay, trás bons frutos, mas também mostra o estrelismo do politicamente americanizado. Filme que mostra a vida o Vice Presidente mais poderoso da história dos Estados Unidos da América, Dick Cheney vivido otimamente pelo possível ganhador d óscar 2019 Christian Bale que está estupendo. Temos ainda no elenco o também aqui indicado Sam Rockwell interpretando o Presidente George W. Bush , não sei se era para tanto, pois ele está apenas bem, Amy Adams como a esposa Cheney, como sempre está bem e também indicada ao óscar, ainda temos Steve Carell num papel sério, ele está bem, mas esquecido pela academia... Temos que destacar a boa montagem fazendo com que o telespectador não se perca na narrativa que por si só já demonstra ser despretensiosa. Vice será um filme inesquecível? acho que não é para tanto, mas tem seu papel bem exercido principalmente para os Norte americanos.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 16 de julho de 2020
    Biografia de Dick Cheney, vice-presidente de George W. Bush com sua forte influência no governo. A obra é essencialmente política, então provavelmente não agrade todos os públicos, tem uma pegada lenta, porém bem detalhada e realista. Cristian Bale tem uma ótima atuação (engordando mais de 20 kg para o papel), além uma maquiável perfeita, assim como a de Amy Adams, que acabou rendendo ao filme o prêmio de melhor maquiagem e penteados. A frase mais marcante do filme foi: "Cuidado com o homem quieto. Enquanto outros falam, ele assiste. Enquanto outros agem, ele planeja. E quando eles finalmente descansam: ele ataca." Anônimo.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 8 de fevereiro de 2019
    Normalmente, a figura do Vice-Presidente de um país desempenha um papel bastante simbólico. São raros os casos em que o vice possui um destaque maior. Foi isso que aconteceu com Dick Cheney, 46º Vice-Presidente da história dos Estados Unidos. Segundo homem na linha de sucessão do país, atrás somente do Presidente George W. Bush, Cheney conseguiu exercer um poder que seria inimaginável em outras épocas.

É justamente a história de Dick Cheney que nos é retratada durante Vice, filme dirigido e escrito por Adam McKay. O roteiro acompanha Cheney (Christian Bale, mais uma vez se transformando fisicamente para um papel) desde a sua juventude, quando poucos apostavam que aquele bêbado e desistente da faculdade de Yale chegaria aonde chegou. Aliás, se Cheney conseguiu alcançar o auge, foi porque ele teve uma pessoa que acreditou nele desde o início: sua esposa Lynne (Amy Adams), que esteve ao seu lado nos piores e nos melhores momentos.

A trajetória de Cheney em Washington começou quando ele participou de um programa de estagiários do Capitólio. Lá, ele conheceu Donald Rumsfeld (Steve Carell), que seria Chefe de Gabinete e Secretário de Estado em governos do Partido Republicano. Foi Rumsfeld que abriu as portas da Casa Branca para Cheney, onde ele começou como assessor, chegando, posteriormente, ao posto de Chefe de Gabinete da Presidência e Secretário de Defesa dos Estados Unidos – antes, claro, da eleição para Vice-Presidente do país.

Uma coisa que Vice nos mostra é que Dick Cheney soube aproveitar as oportunidades que surgiram em sua frente para crescer no mundo político. Ao mesmo tempo, ele também tinha muita consciência sobre seus limites, principalmente por causa do escrutínio que os candidatos a cargos altos nos Estados Unidos sofrem. Apesar disso, ele soube também como colocar George W. Bush (Sam Rockwell) nas suas mãos e, quando os dois foram eleitos, Cheney assumiu para si a tarefa de liderar a política externa americana, arquitetando a Guerra contra o Iraque e contra o Afeganistão pós 11 de setembro.

Dick Cheney é uma figura controversa na história política recente norte-americana. Adam McKay decidiu contar seu relato por meio de um tom bastante irônico e de uma montagem um tanto arrojada. Entretanto, seu maior acerto foi na escolha de Christian Bale para interpretar uma personagem acima de qualquer suspeita e de qualquer simpatia. O trabalho de Bale, além de magnífico, foi bastante digno e honesto, sem tentativas de humanização de uma figura que seria capaz até de sacrificar quem ele mais amava em prol do poder.
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 8 de junho de 2019
    Político. Atuação. Causa. Presidência. Difícil. Complicado. Real. Pouco interessante. Diferente. Guerra. Maluco. Médio.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 26 de fevereiro de 2019
    VICE

Escrito e dirigido por Adam McKay (A Grande Aposta), o longa narra a história de Dick Cheney (Christian Bale), ao mostrar como ele se tornou um dos homens mais poderosos do mundo e conseguiu virar vice-presidente de George W. Bush, exercendo poder sobre os EUA e remodelando completamente o país. O filme é estrelado por Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell, Alison Pill e Jesse Plemons.

Vice funciona como um filme biográfico, ou até mesmo como um documentário sobre Dick Cheney. Acompanhamos Dick em sua juventude antes mesmo de se casar com Lynne Cheney (Amy Adams), quando o próprio parecia não saber que rumo tomar em sua vida. É ai que entra umas das ótimas cenas do filme, ao mostrar o choque de realidade imposto por Lynne, até mesmo mostrando um Dick derrotado e entregue. A partir de então, Dick vê na política uma grande oportunidade de ascender na vida e se aproxima do partido republicano. Logo se torna assessor de Donald Rumsfeld (Steve Carell) e com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os republicanos passam a ter uma certa importância, assim como o próprio Dick Cheney, que mais tarde viria a ser convidado a se tornar vice-presidente com a candidatura à presidência de George W. Bush (Sam Rockwell).

Vice é um filme bom, chega a se tornar até interessante ao nos mostrar a personalidade de Dick Cheney e a forma como ele buscava os seus interesses próprios. Como as suas exigências ao aceitar o cargo de vice-presidente norte-americano e exigir amplos poderes dentro do governo. O que eu pude observar ao decorrer do filme, era a postura que Lynne Cheney tinha sobre Dick, muitas das vezes tomando à frente dos problemas e decisões. George W. Bush era totalmente despreparado para o cargo que assumiu e isso fica muito claro no filme, principalmente perante Dick Cheney, o qual parecia ter mais poderes de decisão que o próprio presidente. Vide os acontecimentos de 11 de setembro e as decisões tomada logo após os atentados, pelo menos no filme mostrou que Bush foi totalmente incentivado por Dick a tomar a decisão que tomou referente ao Iraque e ao Saddam Hussein.

Eu não sou um profundo conhecedor da política norte-americana, porém não posso opinar a respeito do que foi passado no filme (se foi certo ou errado, se aconteceu exatamente assim ou não). Mas o roteiro de Adam McKay é bastante intrigante e aguça a nossa mente sobre os acontecimentos ocorridos nos bastidores da política norte-americana, até mesmo os segredos que estão por trás dos fatos. McKay tem um total domínio de sua história, e isso é nos passado através do seu roteiro e da sua direção (que por sinal está bem competente). McKay não tem medo de colocar o dedo na ferida e expor a política americana, relatando grande parte das suas falcatruas. E isso é muito interessante ao nos mostrar que os americanos também tinham uma política suja (principalmente agora). Adam McKay realmente fez um grande trabalho na direção e no roteiro de Vice (concordo com sua indicação ao Oscar).

Porém, Vice possui alguns probleminhas que pode dificultar a experiência de alguns espectadores: como o início do filme, que eu achei bem confuso e de certa forma até um pouco mal montado. O filme em si já é confuso em assimilar algumas partes, ou até mesmo entender, uma vez que você não conheça a política americana (como no meu caso). Isso pode se tornar um grande problema para alguns, que de certa forma não tenha nenhum interesse sobre a história da política norte-americana, não é o meu caso, até gosto de me inteirar a respeito, mas confesso que não é o meu gênero de filme preferido.

Christian Bale incorpora um Dick Cheney com muita profissionalidade e muita competência! Um ator completo e muito versátil que já fez papeis que lhe exigiu mudanças significantes em seu corpo, como nos filmes "O Operário" e "O Vencedor" que fez Bale perder cerca de 28kg. Agora em Vice Bale passou por uma completa transformação ao engordar e mudar totalmente sua aparência. Bale está completamente irreconhecível embaixo daquela pesada maquiagem, que o transformou em uma cópia de Dick Cheney - PERFEITO! Christian Bale tem uma entrega e uma ótima atuação, colocando veracidade em seus trejeitos e facetas, principalmente em seu sotaque. Porém, devo mencionar que Christian Bale esteve indicado ao Oscar por seu papel em Vice (perdendo para Rami Malek), e eu acho justa a sua indicação. Mas não acho o seu trabalho maior e nem melhor que no filme "O Vencedor" (longa que deu o Oscar para Bale), e na minha modesta opinião: ali ele realmente mereceu o Oscar, pela sua atuação esplendorosa!

Uma das mulheres mais linda e talentosa do cinema!
    Amy Adams está muito bem como Lynne Cheney, uma atuação forte, soberana, que nos deu a dimensão dos poderes da esposa de Dick Cheney. Amy também passou por uma grande transformação pra encarnar a esposa do vice-presidente norte-americano, quase não consegui identificar que realmente era a Amy Adams! Porém, eu não achei o seu trabalho digno de ser coroado com o Oscar (na qual ela estava indicada). Acho a indicação muito justa, ela realmente mereceu, mas a Amy Adams já apresentou trabalhos muito melhores que já deveria ter sido reconhecido pela academia. Pra citar um: o próprio "O Vencedor", que citei acima, onde ela apresenta uma atuação fenomenal e que deveria ter sido reconhecida naquele ano, porém ela ficou só com a indicação. Amy Adams já coleciona 6 indicações ao Oscar e nenhuma estatueta, infelizmente! Mas eu torço e tenho certeza que a sua hora vai chegar, e eu quero estar em frente da TV para aplaudi-lá de pé!

Sam Rockwell faz outro trabalho genial (como já havia feito há um ano em Três Anúncios Para Um Crime), que ator meus amigos! É realmente impressionante o Sam Rockwell interpretando o presidente americano George W. Bush, a começar pela sua transformação, que ficou idêntica. Parece que estamos assistindo ao verdadeiro Bush na TV, Sam Rockwell estudou a fundo todos os trejeitos e sotaques do presidente, conseguindo trazer tudo como muita perfeição para a sua atuação, até o sorriso amarelo e debochado de Bush estava ali presente - SENSACIONAL! Indicação justíssima ao Oscar.

Devo destacar Steve Carell, que também esteve muito bem caracterizado e muito bem em cena, mesmo com seu pouco tempo de tela. Assim como Tyler Perry, que interpretou um Colin Powell com muita elegância e muita veracidade.

Vice foi indicado à 6 categorias no Globo de Ouro, vencendo em Ator Comédia/Musical para Christian Bale. Também foi indicado e premiado no Critic's, no SAG's e no BAFTA. No Prêmio Sindicato dos Diretores e Roteiristas da América, Adam McKay saiu vencedor em direção e roteiro. E no Oscar 2019, Vice chegou como uma grande aposta (sem querer fazer trocadilhos), indicado em 8 categorias, mas ficou apenas com o prêmio de Maquiagem e Cabelo, o que já era muito óbvio. [24/02/2019]
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 18 de abril de 2020
    Filme é envolvente e dinâmico. Com boas atuações, principalmente Bale que ficou excelente, tambem na caracterização.