O Rei Leão
    2073 notas
    Você assistiu O Rei Leão ?

Dango
    Dango

Enviada em 31 de outubro de 2019
    Um filme com um visual espetacular, mas que deixa a desejar em outros pontos. O próprio visual limita o movimento dos personagens, o que trás menos emoção para o filme(isso sem falar na falta de expressões faciais). Tentaram fazer um filme mais adulto com as piadas, mas adicionaram tantas cenas desnecessárias com todos aqueles animais amigos do Timão e do Pumba que me pareceu mais infantil ainda. As falas e cenas que se repetem do outro filme tem muito menos força, sem poder de transmitir o que realmente tá acontecendo na cena. E por fim, as músicas. Apesar de toda a produção, o que achei maravilhoso, mas apenas pra ouvir de forma avulsa ao filme. O exagero vocal em Can You Feel The Love Tonight(Nesta Noite o Amor Chegou) transmite a emoção errada para o momento no filme, coisa que a versão de 94 fez com excelência. Sei que as obras não devem ser comparadas, mas a versão de 1994 é tão bem feita que tira um pouco a graça da de 2019, e só nos resta aproveitar o belíssimo visual.
    B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 27 de outubro de 2019
    O filme é belíssimo, visualmente incrível e nostálgico, mas não conseguiu despertar o mesmo impacto que a obra original. O filme também possui algumas cenas e canções adicionais, e os animais bem como todo o ambiente ficou surpreendentemente realista. Existem remakes que são tão bons que até superam o filme original, apensar deste filme ser muito bom, não foi o caso... Mas valeu e muito a conferida para lembrar os bons tempos de cinema em casa na infância.
    Mayron F
    Mayron F

Enviada em 24 de outubro de 2019
    Esperava mais da dublagem, versão em desenho os animadores se faziam bem mas engraçados... Faltou uma conexão entre dublagem e personagens
    Maiko D
    Maiko D

Enviada em 23 de outubro de 2019
    Não entendi porque fizeram tanto alarde sobre o filme. É tudo exatamente igual ao desenho, inclusive as falas.

Só serve para as crianças que nunca viram o desenho.

Enviada em 14 de outubro de 2019
    Não tem como não se encantar com esse live action! Aqui temos um remake da na melhor atuação de todos os tempos que alavancou a gênero e elevou a qualidade que naquela época estava estagnada. Aqui temos um exemplo de como fazer um reboot fiel e inovador. Rei leão é inesquecível.
    Dedei
    Dedei

Enviada em 11 de outubro de 2019
    spoiler:
    Apesar de não transmitir a mesma emoção que a versão de 1994, essa versão mais nova transmite uma nova emoção. Pode não ser uma cópia exata do original, mas é tão bom quanto o original, mas de um jeito diferente. O Timão e o Pumba, como sempre, roubam a cena. A morte de Mufasa trouxe mais adrenalina que o original. O Scar teve sua juba e cores alteradas, isso o fez assustador.
    AlesonRezende
    AlesonRezende

Enviada em 11 de outubro de 2019
    Mais uma adaptação de uma famosa animação. Estamos vendo muitas nesses últimos 2 anos...
    O roteiro e a história lembram muito o original, com uma pegada diferente.
    Mas esse design dos personagens, super realistas, foram o ouro do longa.
    Os efeitos especiais e visuais deram um show à parte!
    Porém, como na maioria dessas adaptações, a narrativa e a direção estão deixando a desejar!
    Os longas tem um potencial incrível! Mas não estão sabendo aproveitar, seja no diálogo, nos momentos de romance ou drama, etc.
    Não estão conseguindo transforma-los em algo extraordinário, parece que só querem fazer uma boa adaptação.
    Apesar disso, é um excelente filme, esse tom mais realístico nas adaptações estão me encantando!
    Só tem que melhorar na direção.
    (Nota 8,0/10)
    Allan M.
    Allan M.

Enviada em 20 de outubro de 2019
    "Nants ingonyama bagithi Baba..."

25 depois destes estrofes em Zulu darem início a uma das mais sucedidas animações da Disney, a saga de Simba retornou aos cinemas sob a alcunha errônea de 'live action', quando na verdade trata-se de uma animação ultra realista.

O trailer lançado em Novembro de 2018, que fez muita gente se emocionar, dava uma amostra da qualidade da produção, indicava que algo grande estava por vir e que mais uma vez a Disney havia acertado a mão. Retorno financeiro garantido com muitos milhões de lucro para o cofre, já bem cheio, da empresa do Mickey.

"Aí vem o leão, pai" é cantada a plenos pulmões enquanto somos apresentados  à savana africana, seu belo nascer do sol e sua rica fauna. E vem trazendo consigo uma superprodução de cerca de US$ 260 milhões e que lucrou em todo mundo mais de US$ 1,5 bilhões, superando a animação de 1994 que ficou pouco abaixo de US$ 1 bilhão atualizados, o colocando como segunda bilheteria do ano e sétima maior da história.

A tecnologia empregada para tornar reais as belas paisagens do filme original e seus inesquecíveis personagens, surgida em Mogli, foi aperfeiçoada e levará produções do gênero a um novo patamar. Com a introdução da Realidade Virtual o diretor Jon Favreau e o diretor de Fotografia Caleb Deschanel tiveram a sua disposição um set virtual no qual puderam trabalhar como em um filme convencional sem no entanto saírem da sala ou ao menos encostar em uma câmera. Objetos de cena trocados de posição, mudanças de luz, zoom, alterações de lente entre outras ações foram concretizadas com um simples movimento ou apertando um botão apenas. Algo que nos lembra o que James Cameron fez em "Avatar", no qual editou o filme em um galpão com um tablet que lhe dava os ângulos de câmera desejados para cada cena. O princípio é o mesmo, porém a tecnologia empregada e as ferramentas disponibilizadas avançaram exponencialmente.

A proeza tecnológica empregada entrega personagens animais e ambiente local com um nível de precisão singular. A não ser pelas falas dos, o espectador poderia ser levado a crer que se trata de um documentário. Simplesmente não há diferença. Você acredita plenamente que aquelas pedras, árvores, lagos sejam reais e que a câmera passeia por entre gnus, zebras, girafas, elefantes, pássaros e claro, leões.

Contudo essa escolha pelo realismo extremo, que de um lado torna o filme fantástico é o que justamente acaba por não permitir cativar o público como a animação clássica fez e faz.

Desenhos animados lançam mão de certa maximização das expressões faciais para poder passar a emoção necessária. Quando animais são retratados, estes ganham expressões humanas com finalidade semelhante assim como de gerar empatia com o público. A decisão de investir na representação realística não coincide com tal estratégia sob o risco de o resultado descambar para o piegas. O único caminho é que tais emoções fossem passadas pela dublagem e pela expressão corporal dos animais, sendo este último de sutil percepção.

A dublagem merece ser destacada. Condição 'sine qua non' para assistir a película ao lado de meu pequeno Simba, tive de encarar uma sessão em português. Para animações até tendo a preferir assim. As perdas são mínimas e a dublagem brasileira é quase sempre certeira, porém rompendo com o tradicional sucesso, não sei precisar se por problemas na sala ou algum deslize técnico, a camada de som da dublagem brasileira é absurdamente destacada das demais camadas ambiente. É possível identificar claramente que se trata de algo sobreposto chegando a causar certo desconforto. Quanto às vozes escolhidas, criticadas por boa parte do público, não chega a comprometer o resultado, apesar do fato de a primeira aparição de Simba  crescido, cantarolando ao lado de Timão e Pumba despertar uma reação de susto e decepção passando rapidamente à raiva e revolta, levando inclusive a gritos de reprovação na sala de cinema. Sem entender ao certo se o tom da voz se tratava de uma brincadeira, o fato é que ao longo do filme a voz de Ícaro Silva acaba se acertando e entrega um resultado mais ou menos na média do restante do elenco.

O resultado final é um filme que merece ser visto. Que encanta pela perfeição gráfica e pela história que continua ótima, mas inegavelmente carece da emoção e empatia que o original tinha de sobra. Não chega a ser um filme frio, pois apresenta bons momentos de medo proporcionados pela representação de Scar e das hienas, divertidos nos alívios cômicos com Timão e Pumba e de ação com a luta de Simba no seu retorno ao trono. Mas se visto com expectativa de sentir algo semelhante ao proporcionado pela fita VHS verde, pode sim decepcionar. A  sugestão é ir sem esse desejo, guarde a emoção anterior consigo e desfrute do espetáculo visual que verá, com isso sua experiência será muito proveitosa.
    Miguel F
    Miguel F

Enviada em 16 de setembro de 2019
    Uma das grandes preocupações, porém, é o fato de o filme clássico possuir uma liberdade imensa com as expressões dos personagens. Já neste longa, há uma carência evidente neste sentido. É só comparar as cenas como o encontro de Simba e Nala após anos: depois de cantarem e rolarem, ela sorri de um modo malicioso. Ou então quando Timão dança ula-ula, entre outros.
    Acesse o link para ler a crítica completa: https://blogacaomflz.wixsite.com/blogacao/inicio/o-rei-le%C3%A3o-2019-cr%C3%ADtica
    Dennys R
    Dennys R

Enviada em 13 de abril de 2023
    Um show de imagens ! o roteiro como todos já conhecem é uma obra-prima.
    O live-action manteve-se extremamente fiel a história do clássico de 1994.