Dunkirk
    Você assistiu Dunkirk ?

Eder Brito
    Eder Brito

Enviada em 17 de agosto de 2017
    Bom filme, direção excelente, fotografia que dispensa comentários e efeitos visuais dignos de um grande filme. De certa forma conseguimos pelo tempo que o filme se passa nos colocarmos na situação que aqueles soldados viveram. Sentir como é estar "preso" em uma área cercada de inimigos por todas as partes. O que me fez não dar uma classificação maior para este filme foram alguns fatores que me fizeram duvidar da credibilidade dos acontecimentos. Soldados extremamente organizados em fila com sua roupa limpíssima, gente pulando do barco e segurando o chapéu (como se fosse algo importante com o navio afundando) além de não se aprofundar a nenhum personagem fazendo o espectador torcer por qualquer que seja o personagem. Outra situação que não foi o meu caso, mas quem for assistir esse filme sem o conhecimento do que foi A operação Dínamo, vai ficar totalmente perdido pois o filme já começa subentendendo que todos que o estão assistindo sabem perfeitamente o que foi. Em nenhum momento o filme para pra explicar como que chegou aquela situação, então é recomendado que se alguém for assistir sem saber da história vale apena da uma lida sobre como ocorreu pra entender o que realmente está acontecendo. Porem como um todo é compreensível como Nolan quis levar o filme e de certa forma é um filme que vale apena ser assistido. Na minha opinião está longe de ser sua melhor obra, porém é um bom filme!
    Isabel
    Isabel

Enviada em 17 de agosto de 2017
    Um dos melhores filmes de guerras dos últimos anos, a guerra é continua presente ,porém foi argumentos de grandes diretores do passado como William A Wellman,Stanley Kubrick, este último por sinal tem sido comparado ao Christopher Nolan,pelo perfil eclético de estilos cinematográficos.Parabéns ao Mark Rylance, que representou com bastante sinismo e desdém ,para aquilo que a estupidez do homem continua exercer neste planeta."Guerra".O filme é cintilante e qualificado,e pode abusar da alta tecnologia e minuciosamente os ínfimos detalhes de guerra.Concerteza, indicações ao Oscar de 2018 para diretor ao Nolan,além de várias categorias técnicas,não irão faltar.
    Cristiano M
    Cristiano M

Enviada em 15 de agosto de 2017
    filme bom. Pouca ação. No início aparenta ser estilo Medal of honor. Mas o que se vê na verdade é uma busca desordenada e confusa de civis querendo a volta dos seus soldados.
    Francisco X.
    Francisco X.

Enviada em 15 de agosto de 2017
    O filme apresenta apenas uma sequência desconexa de cenas em um cenário historicamente duvidoso. A argumentação em torno desse episódio militar muito relevante da II GM é fraca, esquecendo de mencionar a importância das decisões dos comandos envolvidos, que efetivamente conduziram ao desfecho final.
    Antonio S.
    Antonio S.

Enviada em 13 de agosto de 2017
    saiu o primeiro filme do ano para concorrer ao Oscar! um dos melhores filmes de guerra já produzido, ou melhor, não se trata de um filme de guerra, é um filme de sobrevivência.
    Maria Sylvia J.
    Maria Sylvia J.

Enviada em 13 de agosto de 2017
    Emocionante, com fotografia magistral, p espectador fica grudado na tela o filme todo. Quem não sabe o que foi a Retirada de Dunquerque fica perdido, o filme não explica. Vale à pena ler antes de ver o filme.
    Clévio L.
    Clévio L.

Enviada em 13 de agosto de 2017
    Acho que faltou mais profundidade no enredo, não consegui me envolver com os personagens. Mas a direção do Nolan não decepcionou.
    paulo antunes
    paulo antunes

Enviada em 11 de agosto de 2017
    DUNKIRK É UM SUPER ESPETÁCULO CINEMATOGRÁFICO COMO CONTRAPONTO DA GRANDE ESTUPIDEZ DA GUERRA.

AS CENAS FILMADAS DENTRO DA CENA DRAMÁTICA E A MARAVILHOSA TRILHA SONORA SÃO PRECIOSAS.

COMO DIZ O CRÍTICO DE "Adoro Cinema", faltou pontuar o posicionamento e a contextualização da população de Dunquerque. Mas, pensando bem, este não era e não deveria mesmo ser o objetivo do filme. Afinal as tropas francesas, inglesas e belgas estavam espremidas entre Dunquerque e o mar. Do ponto de vista da pitada política que se espera de uma produção que trate da guerra, de forma sutil há um olhar crítico sobre o papel do primeiro ministro Wiston Churchel na evacuação de seus soldados do outro lado do Canal da Mancha. E, um libelo de exaltação ao papel dos cidadãos, civis, chamados a colaborar no esforço de guerra, para resgatar seus soldados pressionados pelo inimigo. O resto é um grande espetáculo e uma atenção especial para o drama da sobrevivência em meio à guerra.
    Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 11 de agosto de 2017
    Christopher Nolan é um dos cineastas mais aclamados do momento, e não é à toa. Ele é
    extremamente talentoso ao contar suas histórias, sempre com muito apelo emocional
    evitando a pieguice, estudando o comportamento humano de maneira bastante interessante.
    Sua filmografia não é unânime. Ele fez filmes excepcionais como O Grande Truque, O Cavaleiro
    das Trevas, A Origem, Amnésia... Mas ele também fez filmes ruins como Interestelar, mas
    sempre com muito estilo e apuro técnico. Aqui em Dunkirk ele imerge no mundo da guerra e
    da luta pela sobrevivência. 400.000 soldados britânicos isolados que simplesmente querem
    voltar para casa, e todo o árduo processo para que eles sejam resgatados. Muita dor, traumas,
    heroísmo e instinto de sobrevivência. Tudo isso com um incômodo clima claustrofóbico, onde
    o espectador se aflige com as cenas fechadas e o tiquetaquear de um relógio, que mais parece
    uma bomba prestes a explodir, ou o sentir dos segundos restantes de vida. Visualmente é um
    filme belíssimo, muito bem fotografado e tecnicamente perfeito. A narrativa é instigante e
    muito bem feita, onde as histórias se interligam de maneira muito bem pensada. Os atores são
    excelentes e têm atuações marcantes, com destaque para os veteranos Mark Rylance, Kenneth
    Branagh, Tom Hardy e Cillian Murphy, além dos novatos Fionn Whitehead e até mesmo o astro
    teen do One Direction, Harry Styles. Embora o filme não seja perfeito, até porque acaba caindo
    no lugar comum, com alguns clichês e frases de efeito que soam meio over, é inegável a
    reunião de talentos envolvidos, e o acachapante clima tenso apresentado pelo cineasta é, no
    mínimo, atordoante. Vi no IMAX e recomendo que vocês façam o mesmo. Bom para refletir
    sobre as mazelas da guerra e o impacto de todo o horror que ela pode causar. Pode não ser
    nada efetivamente novo, mas nunca demais para ser discutido.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 11 de agosto de 2017
    Dunkirk, filme dirigido e escrito por Christopher Nolan, se passa durante a II Guerra Mundial, quando após a invasão da França pelas tropas nazistas, em 10 de maio de 1940, os alemães conseguiram avançar no território francês rapidamente, ao ponto de deixarem sitiados mais de 300 mil soldados das forças francesas, inglesas, belgas e holandesas. Em decorrência disso, uma missão que ficou conhecida como Operação Dínamo foi deflagrada e, tendo como líder o Vice-Almirante Bertram Ramsey, o resultado foi o resgate de quase 340 mil soldados das tropas aliadas, sob intenso bombardeio das tropas alemãs.

O roteiro escrito por Christopher Nolan se divide entre o que acontece na cidade francesa de Dunquerque (a Dunkirk que dá nome ao filme), por meio do retrato da situação em que os soldados estavam, bem como por meio das especulações do alto comando sobre as verdadeiras intenções do então Primeiro-Ministro Winston Churchill (e que residia na resposta à pergunta de ouro: quantos homens seriam evacuados?) e aquilo que estava acontecendo em solo inglês, quando a Marinha britânica ordena que barcos civis e mercantes saiam em busca do resgate desses verdadeiros heróis de guerra.

É interessante notar a maneira como Nolan estrutura seu filme. A ameaça das tropas nazistas é quase velada, na medida em que os soldados em Dunquerque não tocam no nome dos inimigos e nem mesmo nós, da plateia, conseguimos vê-los. Eles estão sempre à espreita, bombardeando, atacando e esperando um momento de distração desses soldados. Ainda assim, Nolan também acerta por enfocar o seu olhar sob os soldados que estavam naquele campo de batalha. Mesmo sem conhecermos as suas histórias pregressas, iremos torcer para que eles saiam dali sãos e salvos.

É difícil tentar definir uma obra como Dunkirk. O filme é um longa de ação, que se passa num panorama histórico e que tem uma carga dramática fortíssima. Chega a ser interessante demais ver um filme que se passa na II Guerra Mundial, em que, pela primeira vez, a coragem e o heroísmo não estão do lado dos norte-americanos, e sim dos ingleses. A convergência entre os trabalhos do diretor, do elenco e da equipe técnica está muito presente – em destaque na montagem de Lee Smith, na maravilhosa trilha sonora de Hans Zimmer (e que tem um papel fundamental na trama de Dunkirk) e no trabalho da equipe de som. Para voltar um pouco à reflexão do início desse parágrafo, é como se essa convergência nos mostrasse que Dunkirk nada mais é do que um grande suspense psicológico sobre a dinâmica da guerra e sobre os efeitos que ela possui naqueles que estão envolvidos diretamente – e indiretamente, uma vez que, mesmo não estando no campo de batalha, não estamos imunes ao conflito – nela.