Viva
    • Washington Post
    • Veja

Cinepop

por Raphael Camacho

"Viva" fala de amores, preconceitos, sonhos e família. Cada um desses tópicos são abordados pelo roteiro de maneira bastante profunda. [...] "Viva" vale o ingresso.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

New York Times

por Stephen Holden

O diretor coloca tanto coração nesta trama familiar que o público se rende aos charmes e perdoa o filme por ser tão incrível e descaradamente formulaica.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

A dupla principal de atores pega seus personagens e os transforma em criaturas carismáticas, muito devido à naturalidade com que ambos atuam, como se Jesus e Angel fossem pais e filhos do lado de cá da tela.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Ivann Willig

Com diálogos afiados, secos e diretos, o filme do diretor Paddy Breathnach escapa com inteligência da armadilha da caricatura, e foca nos contornos dramáticos da relação entre pai e filho.

A crítica completa está disponível no site Preview

Télérama

por Frédéric Strauss

Este é o sucesso do filme: acreditar em emoções que pertencem a todos nós, celebrando as tristezas e alegrias que se parecem com as de todo mundo. Os atores, surpreendentes, fazem este melodrama transparecer muita verdade.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineweb

por Neusa Barbosa

A história explora com sutileza e habilidade a tensão entre pai e filho [...]. Ao mesmo tempo, não deixa de fazer justiça a uma das grandes contradições de Cuba, contrapondo uma situação de escassez material profunda à generosidade típica deste povo latino e musical.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

"Viva" é um melodrama que ousa dizer seu nome, um novelão assumido que, por isso mesmo, chama atenção para as ironias de um gênero depreciado. [...] A presença de Perugorría [...] provoca a inserção de "Viva" na linhagem dos filmes preocupados em captar as transformações históricas.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

A preocupação em frisar a importância da arte para Jesus como um meio de extravasar a dor acumulada num cotidiano repleto de dificuldades se aproxima da pieguice. Mesmo assim, as interpretações dos atores [...] sustentam o interesse.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Embora esteja carregado dos antigos clichês do cinema cubano dos anos 40 e 50, o filme é bem interpretado e apesar dos lugares comuns todo o melodrama é realizado com certa dignidade.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Caspar Llewellyn Smith

Com Héctor Medina no papel principal, o diretor Paddy Breathnach [...] encontrou o seu próprio talento. O ator traz coragem ao seu papel e, no fim, no inevitável clímax, ele já terá construído um argumento a favor de suas habilidades.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Stephen Farber

Apesar do roteiro de Mark O’Halloran apresentar certos toques de previsibildade, o diretor Paddy Breathnach revela possuir um toque sensível para o material.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Rodrigo Perez

Apesar de boas escolhas visuais, uma forte capacidade de expressar empatia e de uma produção competente, o promissor "Viva" é prejudicado pela narrativa previsível, repleta de clichês que diminuem a força do filme.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Guy Lodge

Este candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro contorna as pontas mais afiadas de sua dura trama, pegando leve com temas como a homossexualidade e o preconceito...

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Michael O'Sullivan

A trama é um pouco melodramática, mas o diretor Paddy Breathnach encontra maneiras de torná-la surpreendemente emocionante em certos momentos, ao mesmo tempo em que faz as favelas de Havana parecerem paradoxalmente belas.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

A intenção é boa, mas, convenhamos, o roteiro do drama Viva poderia ser ambientado em outras capitais do mundo. [...] Embora a miséria, a música e a realidade da capital cubana estejam presentes, o filme foge do tema central para focar o conflito, quase banal, entre pai e filho.

A crítica completa está disponível no site Veja